Ir para conteúdo

Espresso em casa: dúvida basicamente básica


LUW

Postagens recomendadas

Pequeno koi, posso então me considerar um afortunado, pois dos três lugares que servem café aqui em Pô Largo das Cavernas só uma considero "cafeteria" (o Santidade), e lá o café é padrão - nota 90 sempre e as vezes chega a 95 e 97. Em CWB obviamente que têm bem mais, mas eu frequento poucas, basicamente  a Rause (nota 95 sempre) e o Barista Bar (mesma nota). Na Lucca o café é padrão mas o serviço sucks, então não vou mais lá, e tem ainda a Brooklyn que é bem cotada mas ainda não conheço. Como são todas lá-em-CWB, não é sempre que posso ir e quando vou vou nas mesmas para garantir. Ou seja, basicamente só vou beber café bom.

 

O problema é que fora ser muito fácil se acostumar com coisa boa, uma vez acostumado vc fica chato. Por isso que quero em casa poder tirar espresso pelo menos nota 85 (no começo, mas com grande possibilidade de chegar em 90 com alguma prática).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso sempre o Guia Prático LUW de Avaliação de Café, pois me dá um excelente noção sobre se acho o café em questão bom ou ruim.

Vai de 0, pense em um Cocamar com seu cheiro de pneu novo (um Melittão seria 30 ), até 100, mas ainda não tomei um nota 100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá.. Você poderia disponibilizar este material abertamente... Tipo qual o procedimento de avaliação e tal.. Talvez possamos seguir este ilustre método!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém quiser por MP, é só pedir que mando. É bem fácil de usar, o único problema é que vc precisar zerar a escala, e para isso precisa tomar um Cocamar.

Eu só cheirei um pacote aberto, pois na época estava em atraso com a Unimed e achei melhor não arriscar, por isso não tomei. Mas se vc não tiver a larga experiência com a escala que eu tenho, é mais garantido tomar uma xícara de pelo menos 100 ml (bem grossa, pois pode furar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola. Vou dar minha opinião de novato.

Sempre gostei de café, mas minha experiência com expressos vinha das cafeterias que encontrava na minha cidade e nas viagens a Rio e São Paulo. Minha maquina de entrada foi uma de sachê, e já senti uma diferença absurda na qualidade, mesmo ciente que dai para café existia uma diferença grande.

 

Recentemente adquiri um moedor manual e uma maquina que na minha opinião, funciona, mas está longe de ser boa.

Estou distante de tirar um café que me impressione, apesar das  melhorias diárias que venho tendo.

 

Mas minhas experiências são melhores que 95% das cafeterias da minha cidade. Na verdade, só duas entrariam na competição, se fosse uma. O meu está bom ? Distante disto. Os outros que são ruins mesmo.

 

Só isto justifica a compra, e o planejamento de melhorar o set.

 

E agradeço cada tutorial, cada texto, cada discussão e debate que são postados. São um guia e um norte para qualquer iniciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, é bem essa a vantagem de ficar urubuzando o Cdc: vc sempre aprende alguma coisa. E no caso dessa minha pergunta, é tentar saber o que posso esperar gastando pouco (diria até R$ 2000,00), médio (R$ 2000 a R$ 8000,00) ou muito (chutar o balde >R$ 8000,00). Muita gente defende começar com pouco já e a médio prazo investir, e a idéia faz total sentido, mas para mim não funcionaria muito bem. Me conhecendo, sei que em três a quatro meses eu estaria descontente e já pensando em upgrade, e mais do que provavelmente não iria conseguir ter o mesmo retorno que investi de cara em possível revenda. Então acho que o negócio (de novo, para mim) é esperar, juntar os caraminguás e tentar comprar alguma coisa no que eu classifiquei como investimento médio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Luw, faça como muitos aqui, eu incluída: abra um chiqueiro em casa e comece a engordar os porquinhos. Daí você parte para algo mais definitivo e pula etapas intermediárias.

 

Enquanto isto também decide para onde vai apontar os canhões, digo, leitões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita , para variar sabia e centrada , sempre dando bons conselhos  :D

 

Luw , o CDC tem isso de bom como vc disse  , mas , por outro lado ele cria em alguns a neurose da perfeição ou a neurose do espresso perfeito , ou como minha mulher fala "a busca pela apoteose do infinito". 

 

O que vc quer , se divertir em casa com um hobby ? Ou iniciar uma busca insana pelo espresso perfeito ?

Se vc procura um hobby , compre uma maquina barata (250 ou 300 reais) e começe usando ela com filtros pressurizados e sache , veja a diferença aprenda e melhore , mas , com SUAS EXPERIENCIAS e o mais importante SUAS CONCLUSÕES , vc vai se surpreender o quão delicioso é um espresso feito por vc , na sua casa com sua familia , masmo usando uma maquina barata e filtro pressurizado.

A delicia e graça do hobby é esse , se no futuro vc sentir que quer melhorar aí sim tome uma decisão e compre uma maquina melhor ou seja invista mais dinheiro , vc já tem um tremendo handicap em relação a maioria dos que começam , tem um moedor excelente.

 

Eu comecei com esse hobby no final dos anos 80 , inicio dos 90 , e ainda não comprei minha maquina definitiva , mas , me diverti muito e fiz excelentes espressos e lattes .

Talvez no final desse ano eu execute um salto quantico e compre uma maquina definitiva , mas se eu tivesse comprado ela de cara nos anos 90 , com certeza não teria me divertido tanto.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, e quem falou que essa seria minha máquina definitiva ;)?

Não, o que quer que eu compre não vai ser a última, mas muito provavelmente vai demorar bastante para eu trocar. Sendo assim, quero poder tomar um espresso em casa bem próximo ao que eu fiz na GB/5 - sei muito bem que estou almejando beeeem alto, mas um dos meus defeitos é exagerar nas minhas próprias metas. Se eu não chegar lá, não vou ter a desculpa que o problema era a macchina ou macinazione. Tenho consciência que não é muito legal ser assim, mas é o que veio de fábrica, então aprendi a conviver.

 

Mas não se preocupe que não vou entrar na neura do espresso "perfeito" (nota 100) em casa. Não vou virar barista tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou como voce e ja vi um monte de maquinas etc vou viajar p NY e consegui por enquanto só comprar um moinho mais power... bati na trave de uma meia duzia de maquinas mas o que percebi é que ainda não superei minha twin e nem consegui mesmo ter uma ideia do que trazer que faria muita diferença e justificasse o trampo, na verdade acabei de comprar outra twin tb usada pra fazer as experiencias, PID manometro opv etc sem deixar de tirar uns espressos incriveis e outros péssimos na outra...

As opções são tantas e não adianta dizer que uma gs3 resolve pois existem outras por exemplo uma slayer umas mais automáticas outras menos a propria gs3 tem dois modelos. E no fim, o que importa de verdade é do que voce gosta mais,qual será sua praia. Então, sugiro que voce pegue seu encore uma maquininha com um pouquinho mais de recursos como uma gaggia usada mesmo e se diverte, dai eu diria que se aguentar esperar, creio que  seriam necessários pelo menos uns seis meses pra ter uma noção melhor do que voce vai precisar em termos de equipamento, e ainda assim começaria as trocas pelo moedor.

eu tenho feito isso... tá dificil segurar a peste, mas tem dado pra me divertir bastante, só não resisti ao HG enquanto espero o do Gil.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe é que cada máquina é de um jeito. Ok Ok.. O básico é tudo igual... Mas, são nas particularidades de cada máquina que você percebe o quanto sabe do assunto.

 

Acho interessante em começar de baixo. Não pelo dinheiro (também, mas não só por ele  :lol: ), mas porque faz parte do aprendizado tomar umas rasteiras de vem em quando.

 

E outra. Tirar café bom com equipamento bom é razoavelmente simples. Quero ver você chegar ao nível de conhecimento para conseguir um café perfeito com uma cafeteira meia boca e um moinho de lâminas.. Aí não é para qualquer um...

 

Alguém que nunca dirigiu, irá destruir uma Ferrari na primeira acelerada. Não é?  ;)

 

Como disse o Carlos, o que você quer? Se divertir em casa com um hobby ou iniciar uma busca infindável pela xícara perfeita? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O saco em máquinas baratas é ter um erro aleatório.

 

Faz o seguinte Luciano. Encha um pacote com números de 86 a 93. Pede para sua esposa tirar e deixar a água do bule nessa temperatura (claro que vc não pode ver). Depois faça a extração na AP normalmente.

 

Se não gostou do café, mexa na moagem e tempo, mas continue seguindo o sorteio das temperaturas de um café para outro ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca, certeza que o meu Encore vai ser o elo mais fraco na cadeia. Mas acho que ele tem como aguentar o tranco temporariamente e vai me ajudando na curva de aprendizado. É que veja, com o Encore estou tomando V60/AP/Moka/FP (talvez, meu níver está chegando) nota 85, mas não tomo espresso. Se eu queimar o cofrinho do Batman e trocar o Encore agora vou continuar tomando V60/AP/Moka/FP (talvez, meu níver está chegando) nota 85 mas mesmo assim não vou tomar espresso. Então por enquanto não faz muito sentido em trocar de cara o moinho.

 

Pequeno koi, a chance de eu fazer cagada com uma máquina na faixa dos 5 contos é a mesma de eu fazer cagada com máquina de quinhetão ou com uma de 15 paus. Não vejo muito problema nesse departamento, pois máquina de espresso não pega fogo como alguns Porsches costumam fazer. Curva de aprendizado é muito legal desde que vc não chegue rápido demais em um platô, pois aí acabou a farra. Estou mais do que plenamente consciente que sei apenas um pouquinho mais do que niente quando o assunto é café. Mas se vc me der uma máquina muito básica vou perder o interesse em café (espresso, na verdade) justamente porque cheguei muito rápido no limite da máquina. Para piorar mais ainda e eu não saporto fazer qualquer coisa mezza-boca (fico fora de si), então ou almejo fazer o catso do espresso bem feito ou então fico na Moka mesmo. Preciso de uma máquina que me permita resultados bons e de forma consistente, pois estou com intenções bem sérias de fazer bom espresso em casa.

 

Sérgio, tenho um pouquinho (ou bastante, de acordo com a versão da minha esposa) de TOC, não consigo aceitar resultados (bons ou ruins) de forma aleatória. Se saiu errado, quero saber porque. Aliás, se está saindo errado mas eu sei porque, até não ligo muito, mas errar do nada me incomoda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já as máquinas dão mais trabalho se requerem surfar etc. Mas ainda assim, pode conseguir, veja que o grupo da Silvia é tão bom quanto os comerciais da Rancilio, e o da Gaggia é muito bom. Um controle de temperatura pode dar a repetibilidade na boa extração.

 

 

mas é isso mesmo, fica com o encore e compra uma espresso, se tiver sorte de achar uma gaggia usada por bom preço, como eu tive, ela ja permite uma qualidade bem razoável, segundo o carneiro inclusive que é dos nossos maiores experts tem boa estabilidade e um bom grupo onde voce pode ir experimentando filtros e coisas.

dai mais pra frente começa aquele desespero... troca isso aquilo etc... 

mas da pra estar mais a par, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, não desanima o cara...

 

De vez em quando o preciosismo científico não soma, entendo bem que em algo onde já não temos muito controle mesmo controlando bastante variáveis o resultado pode não ser bom, mas tenho tido surpresas muito agradáveis e com boa frequência com minha gaggia e o vario. e toda minha inexperiência... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Eu o Sergio e vc  LUW ,estamos falando de coisas completamente diferentes , vcs estão falando em "Bom , Ruim , Certo e Errado" , não existe isso , não é "Processo Industrial" , é arte , qualquer um que use um pouco sua maquina vai instintivamente "surfar" ate achar o ponto certo , de novo estamos considerando essencial o que é acessorio .

 

Antes de 2003 eu não lembro de maquinas com PID , na verdade controlar temperatura de espresso com PLC é algo com menos de 15 anos , e antes de 2003 (ou seja lá quando apareceu o primeiro) todos os espressos eram ruins ?

Não é essencial é muito util , muito pratico , tambem , mas com uma maquina qualquer e o uso continuado vc chega lá .

A graça do espresso é a simplicidade vc precisa de uma maquina , um bom moedor , café bom , um copinho medidor e um relogio , o resto é acessorio.

 

Luw , vc já tem a maquina que não erra a extração é a sua C50 , é divertido usar ela ? eu não acho , minha esposa tem uma C60 , ela usa a Nespresso porque ela não quer um hobby ela quer beber café de forma pratica.

 

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Carlos Eduardo falou e disse! 

 

Luw, tem mais OUTRO detalhe que você não está considerando: você agora é um homem de múltiplos processos de extração, até hariando já está.  :rolleyes:

 

Em um dado momento, você vai perceber que ficar mudando o  perfil de moagem do expresso para outro processo e depois voltar para expresso etc. dependendo do seu moinho é uma chatice. Então você vai começar a pensar em um moinho dedicado para os coados & afins e outro para o expresso. Daí você vai começar a achar que um bom moinho para manter para os coados seria... o Encore!!  :ph34r:

 

Resumindo: duvido que você troque de moinho. Sua tendência será agregar um segundo, um pouco superior para o expresso. Mas tô duvidando que este Encore vá embora.  :lol:

 

Uma boa duplinha para você se divertir: Gaggia (uma twin, se encontrares por algum milagre de estagiário prestes a ser demitido, ou uma Classic) + um Vario (que vai sair mais caro que a cafeteira).

 

E deixe o Encore quieto aí. Ele inclusive vai te dar muita conta do expresso até que o Vario chegue. Mas vai ser o trampo acima: muda para coado... volta para expresso... vai pra AP agora... volta pro expresso. No Vario isto é fácil de fazer e como ele retém pouco, você consegue moer por dose. Não sei qual o percentual de retenção do Encore.

 

Mesmo com o Vario, eu enfiei um Krups na bancada e deixo ele para os coadinhos. É MUITO legal não precisar ficar mudando o moinho do expresso toda hora.  ^_^

 

Sorte aí e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Anita (meus likes acabaram :( ) , eu tenho 4 moedores um de laminas que eu guardo para lembrar o quanto eu já fui mané. (ou continuo sendo , sei lá  :huh: )

Um Isomac parecido com o nemox para Prensa e um Krups para coados.

O Vario é só para espressos , vc esta certa , os viciados acabam agregando. :lol:  :lol:

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo: duvido que você troque de moinho. Sua tendência será agregar um segundo, um pouco superior para o expresso. Mas tô duvidando que este Encore vá embora.  :lol:

 

Shhhhhhhhhhhhhhhh! Minha esposa pode ler isso! Quer que eu vá dormir com o cão?!?

Mas ninguém falou em vender o Encore.

 

Carlos, concordo que não existe, ou melhor, não deve existir certo ou errado. O que existe é melhor ou pior. A idéia é chegar no melhor espresso possível, mas sem estresse, neuras ou quebrar a família.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, nas máquinas baratas, surfando dá para conseguir shots com razoável repetibilidade. Tem que instalar um termômetro na caldeira e fazer a extração no momento certo. Citei isso no tópico que criei hoje.

 

O que não dá é fazer a extração cegamente!

 

É uma solução barata, fiz durante 5 meses na Pavoni. Mas acho um saco, tanto é que desde o natal só uso a Mini, que é ligar e esquecer.

 

Nas Gaggias baratinhas tem como fazer. Imagino que já tenha visto esse post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, perdi de ver esse post. Bem interessante - modificação simples em uma máquina básica com melhora de desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Shhhhhhhhhhhhhhhh! Minha esposa pode ler isso! Quer que eu vá dormir com o cão?!?

Mas ninguém falou em vender o Encore.

 

Luw: você não tem cão.

 

Então tá decidido seu set: um segundo moinho (se bem que eu falei no Encore ir embora, não falei em vender - sei lá, ele pode ser doado para um membro necessitado - que não é o Miyamoto -, dado como parte de pagamento do financiamento, lance da carta de crédito da cafeteira, vai saber), talvez Vario e uma cafeteira da Gaggia com termômetro, PID ou pranchão long board para você ser um bom surfista. Não vai ser mesmo seu set definitivo.  :rolleyes:

 

Enquanto isto alimentas os porcos para a CC1.

 

Aguardemos agora nosso sabujo caçador de trufas neras e ofertas espetaculares cafeinadas. Ele está encarregado de encontrar uma Gaggia para o Diego e outra para você.

 

Bons cafés no Hario enquanto isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim não tem nada de arte no café, só técnica. Quanto mais se domina tudo que influencia o resultado, mais se pode manipulá-lo na direção que deseja.

 

Pra alguns, o prazer vem só da bebida. Nesse caso, o melhor é escolher um equipamento sem muitas firulas, mas minimamente confiável.

 

Para aqueles que pensam que o processo é tão prazeroso quanto o resultado, há um leque maior de opções disponíveia. Nunca pensei que fosse chegar nesse estado, mas hoje penso em termos de máquinaS e moedoreS. Dizem que o que diferencia uma excentricidade de um transtorno mental é se a mania lhe causa algum prejuízo de monta na vida. Fora o financeiro, acho estou absolvido (por enquanto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:  :lol:  :lol:

 

"Técnica (do grego, τέχνη (téchne) 'arte, técnica, ofício', a palavra se origina do grego techné cuja tradução é arte, portanto, a técnica confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade."

 

Sempre estarão interligadas , um projeto de engenharia bem feito é ARTE , quando Porsche e Rowenda projetaram o fusca eles fizeram uma obra de arte , o sistema de regulagem do Vario é arte .

Um espresso bem tirado é arte , tirar um espresso em 30 seg é técnica , já cortar ele no momento certo  e surfar na temperatura , exige , sensibilidade , reflexão e treinamento repetitivo , começa aí a arte , e se vc usar criatividade para melhorar o shot , vira arte.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...