Victor D. Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Sim, o fluxo aumenta até os 8,5/9 bars, depois vai diminuindo. Ele diz até para fazer um teste na máquina e extrair vários cafés em cada pressão e regular a máquina para aquela que tiver o maior fluxo no mesmo tempo de extração. Aqui deu 8,5. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Acho que vou comprar esse livro. Tá 25 reais o ebook na Amazon. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Ele é mais avançado, sobre perfis variáveis de pressão, tds etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Legal a dica do livro. Isso da pressão ótima é interessante. Bernardo ou Victor, no livro ele fala se essa pressão ótima varia com a moagem? Por exemplo na moagem para normale seria uns 9 bar mas na moagem para ristretto, mais fina, seria outra? De qualquer forma devo compra-lo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Fala sim Sergio, segundo ele a pressão ótima seria a que permitiria a moagem mais fina. E aí que, para mim, entra outra variável a considerar: o sabor do shot. Onde seria o grão que definiria a moagem ideal - que evidentemente tem que se adaptar ao grão e a torra, a mais fina nem sempre seria a melhor opção ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Victor, você comprou o refratômetro antes ou depois de ler esse livro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 No livro do Illy tem um gráfico que mostra diferença entre 3, 5 e 7 bar. Não sei de qual artigo científico é essa parte. No Home Barista alguém fez uns teste aumentando a pressão até mais de 12 bar, lembro que o fluxo diminuía em pressões mais altas. Tudo isso muda se tiver possibilidade de fazer pré infusão longa com pressão baixa, claro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Li o livro. Não há base experimental descrita, geralmente somente os fatos, que vou acreditar. Mas daí seria um artigo científico e não livro. Se bem que é curtinho e nem parece livro Gostei, aprendi umas coisas. Legal a parte do uso de um perfil de pressão para maximizar a extração. Ele podia ser um pouco mais claro quando diz que é difícil de se conseguir %ext alto. Devia ter frizado que é em determinada massa na xícara. Conseguir %ext alta é fácil, basta deixar correr água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Junho 2014 Denunciar Share Postado 7 Junho 2014 Pretendo comprar o livro do Rao também. Boa pedida. Porém pra mim, a explicação do fenômeno é simples: com muita pressão, as partículas pequenas se aderem com força contra os furos estancando a pressão. É como em uma banheira cheia, deixando a tampa do ralo solta. Ela acaba pressionada com força contra o ralo, estancando o vazamento. Com pouca água, a pressão é menor e a tampa do ralo não fica tão afixada. É um raciocínio bastante simplório, mas que acho que se aplica razoavelmente ao que acontece no café. A pressão aumenta o fluxo até o ponto em que passa a pressionar as partículas pequenas com força o suficiente (pela migração dentro do bolo) para obstruir os buracos. A partir desse ponto, quanto mais pressão, mais obstrução. Faz tempo que penso que é isso que acontece, e a constatação do Rao me faz acreditar que é por aí. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Li o livr(et)o. Legal, tem conceitos interessantes. Muita coisa já foi falada aqui. Só fiquei #xatiado de ter pago 25 num panfleto dos refratômetros da VST! Hehehe... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Santiago Acho que esse livro tem pra baixar na net. Veja se é o mesmo. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&sqi=2&ved=0CDEQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.scottrao.com%2FRao-Barista.pdf&ei=EgOZU6HEC-mp7Aa-yoGwCw&usg=AFQjCNHXy4bnii3f8Y3PaqJp1udbK6VNfA&bvm=bv.68911936,bs.1,d.cWc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 O livro de barista do Rao é bem mais completo que esse pdf aí. O livro que eles estão falando é outro, é um livro pequeno de técnicas avançadas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Rodrigues isso são 11 páginas de amostra de outro livro dele que tem umas 100 páginas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Só pra constar, o livro que estamos falando vale sim os R$25. Só brinquei com o "merchandise" do refratômetro que ele faz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas