Ir para conteúdo

Porque fazer clean flush em máquinas Nespresso


LUW

Postagens recomendadas

Pela centésima vigésima sétima vez, tive que brigar com a minha cara metade porque ela não fez clean flush depois de usar a Nespresso :angry:. As vezes sou meio chato (mesmo!) com algumas coisas, mas nesse caso acho que estou mais do que justificado em pedir isso. Não fazer um clean flush após usar a máquina é receita certa para deixar resíduo na máquina, e acredito que a longo prazo vc terá problemas com caking. Para vcs terem idéia do que estou falando, vejam isso:

 

Nespresso_01.jpg

 

Essa é a água que sai logo depois de ter extraído um Kazaar.

 

Nespresso_02.jpg

 

Em seguida fiz mais um flush, e como podem ver a água ainda não está clara.

 

Nespresso_03.jpg

 

No terceiro flush a água finalmente vem limpa.

 

Não faço dois flushs após usar a máquina, mas um clean flush acredito que seja obrigatório. A C50 pelo menos não tem como o usuário facilmente limpa-la em casa, portanto acho que tirar uma água sem cápsula quando vc termina de usa-la não custa nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até ler este tópico, me contentava em apenas descartar o primeiro shot na minha Nespresso U, mas pelo visto o ideal é descartar também mais um após o shot com a cápsula.

 

A propósito: não localizei no Tutoriais como se faz o clean flush.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinham movido o meu tópico de como postar fotos para a seção Tutorial. Lesgal! :)

 

Interessante esse clean flush. Nas máquinas super automáticas eu já fiquei pensando nisso. Em um cliente que fui, tinha uma máquina dessas, e ao pressionar o botão para iniciar a extração, pingavam umas boas gotas de café da extração anterior. Quando eu ia tirar o meu, colocava o copo só depois desse "expurgo" inicial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão se não deixei óbvio o que é o clean flush, mas não tem mistério: é fazer um extração sem cápsula na máquina.

 

Terminou de usar, no caso da C50 que é toda automática, é só abrir e fechar a janela para cápsulas que ela vai passar uma dose de água, limpando toda a tubulação. Eu particularmente uso a mesma xícara que acabei de usar, captando essa água quente que é excelente para então lavar a xícara na pia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava fazendo um espresso normal sem cápsula antes e um lungo sem cápsula depois para limpeza... Tava ficando de bom tamanho.. A água não saia clara clara clara, mas já clareava bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tiro uma extração tamanho padrão antes para aproveitar aquecer a máquina e a xícara e assim que termino de tomar um café faço um curto sem capsula, dessa forma a mantem bem limpa :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano esta coberto de razão, e muito melhor lavar na hora do que deixar entranhar e lavar no dia seguinte.

Nos cafés populares da Itália, onde não são demasiadamente preocupados com a higiene, os clientes são muito corteses: quando há dois pedidos simultâneos fazem questão de que a outra pessoa seja atendida com o primeiro cafe e eles aguardam o próximo.

Generosidade ? nem tanto: e que o primeiro café irá limpar o grupo e o segundo shot sempre fica muito melhor :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano esta coberto de razão, e muito melhor lavar na hora do que deixar entranhar e lavar no dia seguinte.

Nos cafés populares da Itália, onde não são demasiadamente preocupados com a higiene, os clientes são muito corteses: quando há dois pedidos simultâneos fazem questão de que a outra pessoa seja atendida com o primeiro cafe e eles aguardam o próximo.

Generosidade ? nem tanto: e que o primeiro café irá limpar o grupo e o segundo shot sempre fica muito melhor :-)

 

Falando do problema, no Baden, que fazem limpeza antes de abrir a cafeteria, contaram-me que perto do final do expediente a qualidade do espresso já está um pouco degradada em função da sujeira que acaba por acumular nos portafiltros e grupos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre faço isso!

Mais não entendi muito bem o termo "No terceiro flush"

 

eu sempre extraio um expresso comum só na água apos extrair o café...esta certo isso ou tenho que extrair 3?

Daniel, no terceiro flush á água vem cristalina, mas sendo sincero, acho que se vc fizer um único flush depois de usar a máquina já está excelente.

 

Também faço um flush inicial para esquentar a máquina e a xícara, e quando não foi feito um cleaning flush no final da última operaçã da máquina, esse inicial característicamente vem menos sujo do que o flush feito após usar. Isso significa que um tanto da sujeira grudou e não saiu, portanto fazer somente um "pre-flush" não limpa a máquina tão bem quanto fazer o cleaning flush após o uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, irei resumir o que eu faço,

Antes de extrair o café eu extraio uma "Média" só com agua..

apos extrair o café eu extraio um "Lungo" só com agua pra "Limpar" o sistema,

resumindo, é isso que tenho feito desde quase sempre....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, o importante é vc extrair uma "média" como vc chama (sem cápsula!) depois de usar a máquina. Isso basta para manter os tubos* limpos.

*Da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não fazia o procedimento do flush após o uso.. E com o tempo reparei que quando ia usar a máquina no outro dia, o volume da dose era levemente afetado. Até que com o passar dos dias teve uma mudança considerável. Um normal saiu quase um ristretto certo vez.. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na C50 pelo menos o primeiro shot que vc tira quando liga a máquina, com ou sem cápsula, é menor do que o normal.

Isso porque pressupõe-se que este shot é apenas para esquentar a xícara e não para extração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na C50 pelo menos o primeiro shot que vc tira quando liga a máquina, com ou sem cápsula, é menor do que o normal.

Isso porque pressupõe-se que este shot é apenas para esquentar a xícara e não para extração.

Sim sim,

eu sempre extraio o primeiro "shot" a fim de "esquentar" tbm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...