Gilberto Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 Carlos, eu entendo, mas o que quero concluir é que a energia que fornecemos para a caldeira conseguiria no MÁXIMO alterar a temperatura d'agua em 13º C, ou seja a histerese d'agua é de no máximo 13º C , devendo ser menor já que toda energia não vai para água e sim para o aluminio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 Que bate mais ou menos com o que você encontrou, de 86º a 100º C. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 O Gil está certo. Só precisa confirmar se são 4 segundos mesmo. É basicamente a aplicação da formula q = m c dT, apenas substituindo: q = P dt (calor = potencia x tempo) dT (max) = q / m c ( A variacao maxima da temperatura da agua é a quantidade de calor fornecida, dividida pela capacidade térmica da massa de água) Este é um limite máximo. Se considerar que parte da potência irá aquecer o alumínio e os internos da máquina, a variação de temperatura da massa de água será menor. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 O que não inviabiliza em nada o estudo do Carlos, só contribui para entendernos melhor o processo. Este ciclo de 4 s se repete de tanto em tanto, talvez começando a extração no meio do período de certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 No gráfico da Coffee parece ser 15 s. Carlos comentou nesse tópico algo como uns 30 s, mas parece que foi chute e não cronometrado. E Carlos, mesmo a resistência estando ali, não deve ir nem 5% pro ar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 O meu feeling também é que a maior parte do calor vai direto pro alumínio mesmo. Apesar de 1/3 da área da resistência estar exposta ao ar, temos que lembrar que na parte engastada o calor é extraído por condução direta para um bloco de alumínio, que tem condutividade altíssima. Já na parte exposta ao ar o calor tem que sair por convecção e radiação. Radiação deve contribuir pouco Quanto à convecção, a velocidade de extração de calor é "proporcional" à diferença de temperatura entre a superfície e o ar. Se o ar já está aquecido, a capacidade de extrair calor por convecção será baixa. Além do que o ar não é um bom condutor de calor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 Outro sim, acredito que cada um tenha que achar seu tempo, eu por exemplo que moro a 1150 de altitude, 4/5º mais frio que São Paulo, voltagem baixa, tinha que esperar fechar o ciclo, dava um flush de 0,5 s e já extraia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 É por isso que disse lá atrás que essa caldeira tem algumas características de HX. Em uma caldeira single boiler convencional, a água que entra já vai se misturando por convecçao (e inércia) com a água quente de dentro da caldeira. Em uma HX, isso não acontece, pois a água do trocador não se mistura com a água da caldeira. Adaptando um pouco, é o que talvez aconteça em parte nessa caldeira massuda da Gaggia, em que o alumínio faz as vezes da água em uma caldeira de uma HX. Nem estou falando de histerese nem nada, apenas pensando no comportamento geral da máquina. Outro fator é a temperatura do grupo, que equaliza a temperatura de extração. Pra ver a influência de forma mais precisa, precisaria montar um termofiltro caseiro e ajustar o fluxo pra uns 50ml em 25s. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 Sobre a histerese da água ser menor que a da caldeira, deve ser pouquissimo. 1- A condutividade do aluminio é 220 W/(m.K) e da água 0.6 W/(m.K) 360 vezes maior. É basicamente se a resistência estivesse dentro da água. E com essa condutividade basicamente a temperatura da parede da caldeira é a da água! 2- A capacidade térmica do aluminio é 0.9 J/(g.K) e da água 4.18 J/(g.K) Imagino que o boiler pese 600 gramas. Calculando o tempo do ciclo de resistência ligada: ((105 g * 4.18) + (600 g * .9)) * 20 C / 1450 W = 13.5 s 13.5 s bate mais ou menos com o gráfico da Coffee. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 14 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 Se você extrair 50 mls e marcar por quanto tempo a resistência ficou ligada fazemos a conta de novo. Gil eu filmei a luz indicadora hoje de manhã , eu deixei filmando varios ciclos e um expurgo , agora eu tenho que colocar o filme no editor para medir os tempos , quando o jogo da italia acabar eu vou fazer isso. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Junho 2014 Denunciar Share Postado 14 Junho 2014 Sergio, você calculou que para repor 20c leva 13,5 s, mas então, na minha lembrança são 4 s , entre fechar e abrir o termostato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Interessante que no gráfico da Gaggia Coffee aí em cima é uns 15 s. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Bem, vamos aguardar o Carlos esta medindo. Eu procurei todos os tópicos onde postei isto mas não achei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Caramba , Gil esse negocio parecia simples , mais deu trabalho , eu achava que era só filmar durante um longo tempo , colocar no software de edição e medir os tempos , nada disso , filmeu de manhã , mais tarde quando coloquei o filme no software nada a luz não aparecia de jeito nenhum , resultado tive que fazer tudo de novo , filmando na cozinha no escuro , juro que agora minha mulher tem certeza que eu fiquei maluco , ela entrava na cozinha e eu segurando a câmera em frente a maquina no escuro , ela olhava , olhava , mas , não perguntou nada. No filmete abaixo que eu editei , no inicio tem a filmagem no claro , que não dá para ver nada , a partir de 58 segundos , começa no escuro , tem ela piscando durante período ocioso e depois do expurgo. Resultado : o led pisca 1 vez por segundo , em todas as vezes , ele piscava por 11 ou 12 seg, invariavelmente , pode considerar como o tempo sendo 12 seg sempre nã importa a situação , só durante o aquecimento é que pisca mais vezes. Agora eu vou terminar de ver o jogo do japão 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 carlos LV meus acabaram. nao seria que ela pisca enquanto a resistencia esta ligada? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Exato 12 seg em todas as vezes exceto durante o pré aquecimento , 12 seg de resistencia ligada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Valeu pelo trabalhão Carlos! Pena que não vi antes, mas no vídeo desse cara + classic demora ~13 segundos. Vai do 2:52 até 3:05. Meu cálculo de 13.5 não está longe =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Carlos Eduardo avistou OVNIs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Um saco fazer essa filmagem , fiquei com preguiça de procurar o tripe da maquina , me ferrei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Kkkkkkkkkkk, morri de rir da situação, mas muito legal Carlos, não sei como a minha dava menos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Carlos, agora fiquei na dúvida, 12 s se deu depois do expurgo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 Tirando o pré aquecimento , em todas as vezes ela piscou 12 vezes ou seja 12 seg, durante ociosidade ou apos o expurgo . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 15 Junho 2014 Denunciar Share Postado 15 Junho 2014 a minha parece demorar menos entre os expurgos vou tentar medir ou filmar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 carlos, a minha twin esta com um manometro instalado temporariamente no local do braço de vapor, que nao costumo usar mesmo, mas enfim o que queria comentar é que estava seguindo o surfing recomendado (isso mudou minha vida... ) e percebi uma variaçao da pressao da caldeira durante os 6min e também durante os dois minutos de espera, a pressao que fica na caldeira e na linha nem sempre é a mesma, acho que quando se corta o flush ela "fica" presa por assim dizer em valores variaveis entre o 0 e os 9 bar da opv, mas durante o periodo de espera ela varia pelo que pude perceber algo em torno 0,3 bar imagino eu que de acordo com a temperatura da massa de metal/resistencia o que preciso ver é a duraçao dessa variaçao pois percebi isso na ultima extraçao que fiz e nao liguei a maquina depois disso. mas me pareceu que o tempo dessa variaçao é mais curto o que deve ter a ver com os efeitos das inercias termicas la e pode ser que de pra levantar de algum jeito a histerese da temp da agua que imagino nao deve mesmo ser da ordem dos 20graus como da caldeira em si. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 20 Junho 2014 Denunciar Share Postado 20 Junho 2014 Oi Carlos, Extraído usando sua técnica. Ficou muito, mais muito bom mesmo! Abçs, http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/270-fotos-fotos-fotos/?p=81125 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Julho 2014 Denunciar Share Postado 19 Julho 2014 Estava estudando pelo SolidWorks as caldeiras e grupo do meu projeto e lembrei disso aqui. Fiz no olhômetro um modelo da caldeira da Gaggia. Bloco de alumínio com o compartimento cilindrico de água de uns 110 ml. A "moedinha" na lateral é o termóstato. Os parâmetros foram, 1450 W nas resistências, termóstato ligando em 90 C e desligando em 115 C. Partindo tudo dos 30 C o gráfico é esse (verde termóstato e vermelho água) Aqui a água na temperatura mais baixa, o termóstato acaba de ligar, olhe como a resistência já esquentou: E aqui a água na temperatura mais alta: Uma conclusão é que a histerese da água é aproximadamente 40% da histerese do termóstato. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Julho 2014 Denunciar Share Postado 19 Julho 2014 Fico pasmo com essas modelagens do Sérgio. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Julho 2014 Denunciar Share Postado 19 Julho 2014 Legal Sergio, não sei usar esta parte do Solidworks, você esta estudando como ? Pelos próprios tutoriais do Solidworks ? Alias, você precisa de uma placa de vídeo melhor, rsrsrsr, para que o material escolhido apareça na imagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Julho 2014 Denunciar Share Postado 19 Julho 2014 E uma impressora 3D já para imprimir as invenções dele e do pai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Julho 2014 Denunciar Share Postado 19 Julho 2014 Que bom Rodrigo =) Legal para simular o esquema de um boiler acima do outro na minha máquina. Também para a escolha da potência miníma de resistência adequada para aquecer o grupo. Outra coisa a se notar é que nessa caldeira pequena da gaggia, ou mesmo no grupo de minha máquina, é que toda a água fica aproximadamente na mesma temperatura devido a convecção. Coisa de 1 C de diferença. Gilberto, aprendi a mexer bem na simulação de fluidos esses dias. Pelo tutorial dele, youtube, etc. Meu nb mostra o material sim, é que está está desligada a opção para renderizar mais rápido. Mas cor mostra tranquilo, é que o modelo acima é todo de alumínio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas