Tarcisio Pereira Postado 19 Maio 2017 Denunciar Share Postado 19 Maio 2017 Olá senhores, Minha primeira torra usando o torrador do Beto: Fiz ontem de noite e ainda não experimentei. 150g de Catuaí vermelho, perda de 20%, levou uns 12', primeiro crack com 10'30''. O que acharam? Eu queria fazer uma torra clara, mas pra primeira vez acho que foi ok. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 19 Maio 2017 Denunciar Share Postado 19 Maio 2017 Olá senhores, Minha primeira torra usando o torrador do Beto: Fiz ontem de noite e ainda não experimentei. 150g de Catuaí vermelho, perda de 20%, levou uns 12', primeiro crack com 11'30''. O que acharam? Eu queria fazer uma torra clara, mas pra primeira vez acho que foi ok. Olá tarcisio, tudo bem? Bem, não sou parâmetro para torra clara, mas pra mim está um pouco estranho: 1C de somente 30 segundos (o tempo total está Ok) - e uma perda alta, 20%. Você pode quebrar alguns grãos com o polegar e cheirar - não podem ter aroma de pão e/ou amendoim. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodolfo M Postado 19 Maio 2017 Denunciar Share Postado 19 Maio 2017 Tarcisio, sou da opinião do Juba. Pra ter torra com perda de 20% no geral a cor estaria muito mais escura. No geral maior perda esta relacionada aos sitemas com leito fluido, mas mesmo assim a cor estaria mais escura. Tente verificar se não houve perda de grãos (retidos no tambor, etc). Eventualmente poderia ser levantada a questão de ter "assado" o grão, mas nesse forno teria levado mais tempo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 19 Maio 2017 Denunciar Share Postado 19 Maio 2017 Rodolfo e Juba, Esqueci de dizer que depois de torrado eu fiz uma seleção entre os grãos, tirando os defeituosos, imagino que eu deveria ter feito isso antes de torrar né? Pergunta, há alguma maneira fácil de separar as palhas dos grãos? Pensei que desse pra separar usando peneira e vento, tipo separar arroz da palha. Moro em apartamento e usar o vento para separar é meio complicado, muita sujeira. Errei lá em cima, o 1ºC foi em 10'30'' Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 19 Maio 2017 Denunciar Share Postado 19 Maio 2017 Rodolfo e Juba, Esqueci de dizer que depois de torrado eu fiz uma seleção entre os grãos, tirando os defeituosos, imagino que eu deveria ter feito isso antes de torrar né? Pergunta, há alguma maneira fácil de separar as palhas dos grãos? Pensei que desse pra separar usando peneira e vento, tipo separar arroz da palha. Moro em apartamento e usar o vento para separar é meio complicado, muita sujeira. Errei lá em cima, o 1ºC foi em 10'30'' Ah... Você pode catar antes e/ou depois de torrar. Mas sempre meça a perda com a massa de grão que foi pra torra, antes e depois, sem catar pós torra, assim vc tem o valor mais correto. Bem, com o 1C em 10:30 os parâmetros já ficam mais adequadas. Quanto à sujar o apartamento... eu ainda não tenho mecanismo bom não, suja tudo ! kkkk Minha esposa quase me mata toda semana que torro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 21 Maio 2017 Denunciar Share Postado 21 Maio 2017 torrei mais 83,5g do toraja peaberry (Indonesia) da Hasbean. Da primeira vez eu achei bom. Vamos ver dessa. Ficou com perda de 15%, contra 14,7 da outra. O estalo é praticamente inaudível. Só ouvi dois estalos ao longo de toda torra. Olha a foto aí: 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
m3nd3s Postado 21 Maio 2017 Denunciar Share Postado 21 Maio 2017 Ficou bonita a torra! Você usa que equipamento pra torra José Cal? Sent from my iPhone using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 22 Maio 2017 Denunciar Share Postado 22 Maio 2017 Olá senhores, Salada de frutas - Grão fermentado 110g 15% de perda Secagem de 5'30'' em +- 160ºC 1C em 11' Tempo total de torra 12' Temperatura máxima: 210 ºC Nunca tinha visto grão fermantado, eu queria fazer uma torra clara, mas não consigo acertar. Alguma dica? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 22 Maio 2017 Denunciar Share Postado 22 Maio 2017 Tarcisio, vc pré aquece o forno? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 22 Maio 2017 Denunciar Share Postado 22 Maio 2017 Sim, pré aqueço o forno até 210ºC. Mas ao abrir para colocar os grãos a temperatura vai pra uns 140ºC. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Boa noite. Catuaí vermelho, secagem em 130C, 1C em 10'30'', temperatura máxima 195C. Tempo total: 13'50''. Minha ideia era fazer uma torra city. Mas pelo que andei vendo na internet eu devo ter feito uma cinnamon. Daqui uns 5 dias eu fico sabendo se ficou bom. Palpites para melhoras? Tarcisio Pereira. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 se as cores da foto são fidedignas, essa torra acabou antes do tempo. O café corre o risco de ficar com gosto de amendoim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Imaginei, fiquei com medo de demorar de mais porque já estava batendo 14'. Talvez eu devesse ter chegado nos 15' ou feito a secagem em uma temperatura mais alta? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Acho que nessa foto as cores estão mais fidedignas: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edison Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Agora conta para nós como ficou este café na xícara: Agradou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Torrei ontem de noite, daqui a poucos dias eu experimento ele e conto. Tomara que tenha ficado bom, se não lá se vai 200g de catuaí vermelho pro lixo... Enviado de meu Moto MAXX usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Tarcísio, essa torra deve estar subdesenvolvida. Muito provavelmente sentirá gosto de grama, cereal e amendoim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 O que poderia ser feito pra ela ser uma torra clara? Secar em temperatura mais? Ou deixar mais tempo até bater uns 210 graus? Tarcisio Pereira 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Olá senhores, Nunca tinha visto grão fermantado, eu queria fazer uma torra clara, mas não consigo acertar. Alguma dica? Grãos fermentados normalmente geram torras heterogêneas na aparência. Mas se tiver acertado o ponto não chega a prejudicar. Esse café torrado tem um cheiro que lembra aceto balsâmico. Moído aparecem frutas vermelhas. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Guilherme, Essa torra eu tomei hoje pela manhã. Ficou muito boa. As características são exatamente as que você disse. Meu problema tem sido torras claras. Tarcisio Pereira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 O que poderia ser feito pra ela ser uma torra clara? Secar em temperatura mais? Ou deixar mais tempo até bater uns 210 graus? Tarcisio Pereira Difícil uma resposta direta. Que torrador está usando? Se deixar secar demais pode resultar num café baked e sem graça. Talvez uma boa abordagem é acelerar a seca (até o grão amarelar), prolongar essa fase do amarelo até marrom para que o crack ocorra com oito a nove minutos. Já depois do crack, não precisa se alongar tanto se quiser uma torra clara. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Estou usando o torrador do Beto. A Air fryer. Anotei sua sugestão no caderninho. Vou testar na próxima vez. Tarcisio Pereira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Tarcisio, como eu estava fazendo quando torrei as poucas vezes na pipoqueira: Pego um ventilador usb, bateria externa (daquelas de ) e saio de casa, faço o serviço, os pergaminhos viram adubo da grama. Alternativamente, com o cooler também dá para fazer de 120 -140 Gr por vez naquelas peneiras metálicas grandes sobre minha pia da cozinha, que é bem grande, molha a pia, tudo que cair prega o que não cai lá é irrisório ... The end. Rodolfo e Juba, Pensei que desse pra separar usando peneira e vento, tipo separar arroz da palha. Moro em apartamento e usar o vento para separar é meio complicado, muita sujeira. Errei lá em cima, o 1ºC foi em 10'30'' Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Tarcísio, constrói um Burny's Coffee Cooler. [emoji2] Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Usei a ideia do Edilson. Peneira pra coar suco, de aço. Um vaso plástico e o aspirador ligado no vaso. Show de bola. Esfria rápido e puxa as películas pro fundo da peneira. Tarcisio Pereira 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
algsavi Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Tarcisio, posta foto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edison Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Tarcisio, posta foto? Enviado do meu iPad usando Tapatalk Balde de lixo pequeno e aspirador de pó.Bem eficiente! Enviado do meu iPad usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 O meu é exatamente isso, em escala menor. Tarcisio Pereira 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 26 Maio 2017 Denunciar Share Postado 26 Maio 2017 Eu fiz uma gambiarra de 2 coolers de pc invertidos pra ver se funcionava como resfriador... não deu muito certo rsrsrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 27 Maio 2017 Denunciar Share Postado 27 Maio 2017 Hoje torrei o gesha boliviano. O café verde era bem estranho. Vários grãos pareciam ser de robusta, com a cor mais escura e o formato de canoa típico: Com o chapéu colombiano E os grãos torrados: 12 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas