Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Depois de um longo, longo tempo sem torrar resolvi torrar hoje 4 lotes de 200 grs, meu controle é totalmente tupiniquim mas ensinado por um grande professor, já foram 2 torras, as 2 com exatos 14,4 % de perda, não faço controle de tempo, levo a temperatura a 190º c, espero atingir a cor desejada, e coloco a 230º c, ai só espero o inicio do crack e só ai marco o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podicrê. No F1 não dá pra ver a cor, só ouvir o estalo. Mas a técnica que tenho usado é parecida: temperatura constante por um tempo, subida linear até uma temperatura final desejada (entre 210 e 230) e aí esperar o 1C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Final geral:

 

03 torras com exatos 14,4% de perda e uma última que parti com o forno já a 100º C deu 15,6% de perda.

Sem dúvida nenhuma a mais bonita foi a última, mas de experiências anteriores não será a melhor, bem não vai ser mesmo pois misturei as quatro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada fiz 4 lotes no gene, 2 de 230g cada de um grão da Ethiopia Kaffa (Michiti Coop) uma ficou com 13,6% de perda e a outra com 14,4%, experimentei somente no coado, acho que ficará bem bacana no espresso pois é bem doce, frutado, acidez mediana. As outras duas torras foram com o FAF 322 um com 15,5% e a outra com 15,6% de perda, dessa vez tive um pouco de dificuldade em fazer uma torra um pouco mais clara nesse café, tendo a impressão que se deixasse menos iria acentuar o gosto de cereal, mas essas duas fiz com dois perfis de temperaturas diferentes, uma com um controle mais tradicional e a outra com a temperatura da fase de desenvolvimento (pós desidratação) bem mais elevada, ainda não provei, vamos ver qual perfil ficará melhor, na foto o café torrado abaixo no lado esquerdo é o da Etiópia e o da direita da FAF.

 

10703686_713485148705343_348424594483281

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já faz uns dez dias que torrei. Mas, como ficou excepcionalmente boa, vou postar aqui:

 

FAF 322, Bach 250g.

 

1o crack em 8 min! Impressionante. Acho isso não vou conseguir com o F1. Mas entendi o principio. Esse ficou com qual perda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podicrê.

As minhas torras estão dando expressos muito bons, mas ainda estou com dificuldade para coado.

Tentei hoje fazer uma torra do FAF 322 com 200 por 4 minutos e depois levar a 240 (a 15 º / minuto). A coisa desandou. Quando chegou a uns 215, mesmo com 100% de potência, a temperatura começou a cair!?

O 1C, que tinha ocorrido acima de 220 em uma torra anterior do mesmo café, pelo menos aconteceu. Deixei 1:30, abaixando a potência e vamos ver no que dá.

Eu dei uma lida na página do coffeeshrub sobre o quest e eles dizem que o tamanho ideal é 120g. Talvez eu deva tentar isso. A torra que eu fiz do queniano, de 83g, ficou ótima pra coado. Acho que não vou conseguir o resultado que quero com 175g.

A massa como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que me impressiona nas torras com soprador e panificadora é a homogeneidade.

Torras de 250 a 500 gramas vão se realizar em mais ou menos 12 minutos e

dependendo do café, com 2 a três minutos de desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 batches de 200g hoje. Bob-O-Link, Tarcisio, Sta Rita/Valmor, FAF 322. Perda entre 14.2%(Tarcisio) e 15.4%(Bob). O FAF ficou com 14.8%. Tentei imitar o perfil que o Guilherme postou acima, mas comecei com o forno um pouco mais frio. O 1o crack foi bem violento e tirei o grão logo.

 

cqmWOqrl.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber. Vamos ver se ele ficou bom. Alguem me contou que o Bob fica bom com uma torra média, mas que o FAF322 precisa de uma torra um pouco mais clara. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente preferi o faf com torra mais clara.

Em torno dos 14% de perda de massa.

Nessa última de 500 gramas fiz uma torra mais prolongada e errei feio.

Devia ter torrado como os meninos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torrei 83,1g de um queniano, que ficou com 12,4% de perda e 120g do Unique Orgânico, que terminou com 15,4% de perda. Tentei fazer com um lote menor pra ver se consigo variar mais o resultado. O que me impressionou é que mesmo com 120g na potência máxima, não cheguei a 15º/minuto. Vamos ver como ficou o resultado mais tarde. O queniano ficou bom, apesar da perda baixíssima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 batches do Mundo Novo natural Sta. Rita/Valmor. 15.3 e 13.5 % de perda. Aqui a de 15.3, que tem cheiro muito bom:

 

vE4WUfZl.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer uma torra (que acho que ficou muito boa) do café cereja descascada do Santa Rita (Valmor). É um bourbon amarelo já conhecido por aqui (avelã, amanteigado etc).

 

Cada dia que passa vou dominando mais um pouquinho o torrador e já estou começando a interferir por meio de antecipação nos momentos corretos.

 

Nessa torra, introduzi com 220 graus (ET) e mantive a potência a 100%, bem como o fluxo em 60% na primeira parte da torra. Quando estava chegando em 200 graus (BT), diminui a potência para 33% (poderia ser trinta ou trinta e cinco) e deixei rolar o crack nessa potência até o final do desenvolvimento, o que resultou em uma ror de 2 a 3 graus por minuto nos dois primeiros minutos e próxima a 1 no minuto final (quando aumentei o fluxo de ar para 100%).

 

Seguem log gráfico e foto do café torrado:

 

15366559309_ecb4e0233e_b.jpg

 

 

 

 

15553188645_d5af2558fd_b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha gostado do bourbon da safra passada. Esse, assim como constatei com o natural que o Valmor processou, parece estar em outro patamar em relação ao anterior. O Valmor está de parabéns pela evolução em apenas uma safra.

O natural é prova obrigatória para os homeroasters.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cafés do Valmor são realmente muito bons. Gostei dos dois. E facil para torrar. Até a torra do Mundo Novo de 13.5% ficou boa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato,

O Café do Valmor está muito bom.

Provei HJ no coador e ficou a delícia. Fiquei surpreso que a torra perdeu pouca massa, apenas 13,5% de perda. Não sei se vai ficar tão bom no espresso como ficou no coador. A acidez apareceu (de forma muito agradável) e tbem, além das notas de avelã, algo de caramelo e de damasco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa torra de 13.5 do Mundo Novo natural que fiz ficou muito clara, frutada e doce, mas com baixo corpo. Lembra muito do frutado da Terroa. A de 15.3 já ficou ideal, bom corpo, frutado, sem amargor ... Um espresso maravilhoso. Os cafés do Valmor são para mim o achado do ano.

 

Acho temos que parar elogiar os cafés do Valmor ou vai dificultar a negociação de um bom preço para a compra coletiva ... rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábado 18/10 um calor infernal resolvi fazer umas torras, pois acho que tenho pouca coisa guardada no congelador.

Todas fiz com perfil de torra agressiva, jogando bastante calor depois da desidratação, na fase de desenvolvimento até o inicio do 1º C.

Fiz 4 torras todas com 230g cada.

O Caconde obteve 15,3% de perda

Um do Zardo que é de uma fazenda chamada Gaia, natural,  ficou com 14,9%

Outro do Zardo aquele mais comum que vende para o pessoal, o que ele chama de Exótico CD ficou em 13,2%

E fiz pela primeira vez um blend de crus e joguei no Gene, que tinha grãos do Pardinho e o Exótico do Zardo e ficou em 14,5%.

Hoje experimento algum deles no almoço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa torra de 13.5 do Mundo Novo natural que fiz ficou muito clara, frutada e doce, mas com baixo corpo. Lembra muito do frutado da Terroa. A de 15.3 já ficou ideal, bom corpo, frutado, sem amargor ... Um espresso maravilhoso. Os cafés do Valmor são para mim o achado do ano.

 

Acho temos que parar elogiar os cafés do Valmor ou vai dificultar a negociação de um bom preço para a compra coletiva ... rsrs

Mas vai rolar essa compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábado 18/10 um calor infernal resolvi fazer umas torras, pois acho que tenho pouca coisa guardada no congelador.

Todas fiz com perfil de torra agressiva, jogando bastante calor depois da desidratação, na fase de desenvolvimento até o inicio do 1º C.

Fiz 4 torras todas com 230g cada.

O Caconde obteve 15,3% de perda

Um do Zardo que é de uma fazenda chamada Gaia, natural,  ficou com 14,9%

Outro do Zardo aquele mais comum que vende para o pessoal, o que ele chama de Exótico CD ficou em 13,2%

E fiz pela primeira vez um blend de crus e joguei no Gene, que tinha grãos do Pardinho e o Exótico do Zardo e ficou em 14,5%.

Hoje experimento algum deles no almoço.

comum exótico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Alexandre, em 22 Out 2014 - 11:02 AM, disse:

Mas vai rolar essa compra?

 

Vai sim ! ficamos felizes pela oportunidade !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...