Rodrigoks Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Não deve ser a primeira vez que alguém já tentou, mas com as últimas conversas sobre fines combinadas com o tal espresso filtrado do WBC, tive a idéia de fazer um experimento: espresso filtrado, mas de outra maneira (pelo menos da maneira como imaginei, não sei como fizeram no WBC). Cortei um filtro da aeropress e coloquei no fundo do portafiltro. Umedeci levemente e pressionei contra o fundo com um paninho, de modo que ficou bem aderido na base. Daí fiz uma extração com 16g de uma café conhecido. Tive algumas surpresas... -Esperava que pudesse haver alguma canalização, mas não tive sinal. -Não esperava tanta crema, mas fez bastante. -Não esperava tirado, mas fez algum, ao menos no início da extração. -A extração parece que ficou um tiquinho mais rápida. Esperava até que fosse mais lenta pelo bloqueio dos fines no filtro, mas não foi o que aconteceu. -O espresso ficou com um paladar interessante, mais límpido, mas com menos corpo. Não cheguei a uma conclusão nesse tópico, teria que experimentar mais. Parece que houve alguma diminuição do amargor, não sei... O bolo após a extração (na verdade o papel ficou grudado no fundo do filtro, mas retirei manualmente e coloquei em cima do bolo para ilustrar) 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Essa de ter ficado mais rápida realmente não é intuitiva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Com certeza o filtro deu uma boa bloqueada nas substâncias lipo solúveis que dão o gosto amargo e ficam na crema. Fiquei curioso, mas da a impressão de ser uma bebida menos completa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Também fiquei curioso. Uma bebida mais limpa com certeza me agrada. Pena que não tenho filtros de aeropress aqui para tentar repetir o experimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Mas segundo alguns aí deixa de ser espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Acho que foi o Victor que mencionou: Espresso é o método e não a bebida... Se extraiu com pressão.. É espresso... Se colocou açúcar... Ainda é espresso... Se usou para pintar quadros.. Ainda é espresso... Se jogou no gato.. Ainda é espresso... Se filtrou.. Por que não seria espresso? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Porque foi removido algo. E se tirar os solúveis ainda é espresso? E se tirar a água ainda é espresso? Mas veja que a experiencia do Rodrigo fez um espresso com filtro de papel ao invés do de metal. O papel não foi usado para retirar algo após o preparo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Ué.. Se tirar os solúveis ou a água DEPOIS do espresso pronto, é escolha sua! O espresso é seu e você faz o que quiser com ele... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 O problema seria vender em cafeteria. Vc aceitaria? Não, pq não é espresso... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Quem disse que não? Se a barista do WBC o fez desta forma, há um motivo.. Da mesma forma que se eu chegasse a uma cafeteria e o barista me propusesse a fazer o mesmo considerando variações do resultado mas que poderiam ser melhores que o original.. Por que não experimentaria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Para mim não seria um espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Ok.. Para você não é espresso... E para os outros clientes? E para os clientes que nem ligam tanto para isto? Novamente é a idéia fixa sobre as coisas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 tão elevando meu expresso coado às alturas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Ideia interessante Rodrigo. Além da extração mais rápida que o Sérgio comentou, também não achei intuitivo a diminuição do amargor. Imagino que retendo no filtro os fines que cairiam antes na xícara, teoricamente aumentaria a superextração sobre eles, devido ao maior fluxo de água que receberiam até o final, não? Que filtro usou para o experimento? Acho que filtros com maior área de passagem (furos maiores ou mais furos) devam funcionar melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francano Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Só jogando um pouco de pimenta... :D A Nespresso, ao ler aqui muitos não a considera um "café espresso". Mas a própria Nespresso chama seus cafés, inclusive em comerciais como "café espresso". Nas máquinas tem o botão "espesso" Mas ela é um "café espresso"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Não cutuca... Não cutuca... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francano Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Ou foi mal, depois que eu li a discussão em outro tópico. Penso assim, para uns é outros não. Se tivesse como, poderia fazer um teste a cegas. um coado, espresso e um coado espresso. Poem o cara pra beber e pede para identificar qual é o espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Putz! Aí até eu sou que mais bobo sei definir... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Rodrigo, Fiz a mesma experiencia agora. Achei realmente curioso, saiu mais rápido mesmo e até formou um cone mais bonito que o normal pro mesmo café. Não ficou ruim, sei lá, teria que fazer mais experiencias mesmo. Acho que senti mais amargor no retrogosto, sei la Mas é bem interessante, nunca imaginei que daria pra fazer algo do tipo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Legal, não? Esclareço que em hipótese alguma pretendo começar a tirar espressos dessa forma (a menos que obtivesse um superresultado). Pra mim, ainda que extraído sob pressão, é uma perversão do método original a utilização de filtro de papel. O que atiça a minha curiosidade não é o nome que se dá pra coisa, mas a coisa em si. E como a experiência é fácil de fazer, por que não? O título espresso filtrado foi pra chamar a atenção, e não pretender rebatizar o método. Usei o filtro da aeropress porque além de tê-lo à mão, como o tamanho é próximo basta fazer um pequeno desbaste no perímetro que já se encaixa bem. Porém o teste pode ser com qualquer filtro, sem dúvida alguma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Achei interessante vou tentar com filtro de papel comum , agora , eu não consigo entender como com uma restrição maior produzida pelo papel aumentou a velocidade , não faz sentido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 É que tanto o filtro de metal quanto o de papel praticamente não seguram a água. Só testar sem café para ver como jorra. A restricão menor deve ter acontecido pela diferença na acomodação do pó lá na interface bolo/filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Eu acho que o fluxo maior foi por conta do efeito de capilaridade do filtro de papel. hhihihihi Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 estranho a extração ficar mais rápida. Será que não está acontecendo o pior? A água pode estar passando entre o filtro de papel e o de metal. Isso também poderia explicar o corpo menos intenso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Como eu estou testando o Nemox , aproveitei e fiz um espresso "filtrado" , como não uso AP , cortei filtro melitta um pouco maior que o fundo de modo a sobrar um pouco , molhei e coloquei em um single LM : A extração como o Rodrigo falou produz mais espuma , mesmo usando o CEB do Alexandre , fez muita espuma , essa foto foi tirada com 1min. após a extração , como o Rodrigo disse fez um tigrado , vou fazer mais testes para saber se o papel tem algo com isso : O papel saiu junto com a borra no instante que bati no bate borra : Como o Rodrigo disse , não houve canalização , fez muita crema , produziu um tigrado (não sei se foi coincidencia) , quanto a velocidade não percebi diferença. Essa foi uma extração de 8g com 16g no becker , 50% , eu prefiro espresso entre 40 no max. 45% deveria ter ficado forte para meu paladar e um pouco mais amargo. Com certeza ficou menos amargo ou mais doce , não achei tão forte quanto deveria estar , sim , pode ter retirado um pouco do corpo , com um teste só não dá para ter certeza. A unica certeza é que ficou menos amargo Abs C. Eduardo 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Mas Carlos, ficou melhor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 O espresso anterior feito de forma normal estava bom , esse feito com o filtro de papel logo em seguida me pareceu melhor , por ser menos amargo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Vale a pena sacrificar o corpo para reduzir o amargor? Eis a questão! Eu acho que vale... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Se vc acha que melhorou o sabor, então eu diria que é algo para seriamente se considerar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Luciano.. Concordo... Alguns dizem não ser espresso... Mas e daí? O que importa é que ficou bom! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas