Ir para conteúdo

Espresso filtrado


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Vc tem um diamante, trocentos e doze quilates. Aí vc pega esse mesmo diamante e gruda ele em um anel.

Deixou de ser um diamante depois que foi colocado no anel?

Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver ser realmente ficou menos amargo por causa do filtro ou por qualquer outro motivo. Por exemplo, se aumentou o fluxo e parou no mesmo volume é um efeito similar a moer ligeiramente mais grosso. Se bem que o Carlos não percebeu aumento no fluxo como o Rodrigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cutuca... Não cutuca...  :rolleyes:

 

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Corre Rodrigo, corre e patenteia sob o nome Expresso KS !!!   Será legal : Garçon: - Vai um KS  pra companhar o Croissant Madame?

:P  :P  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, o problema de fazer café é isso. São algumas variáveis e o pessoal costuma falar que fica melhor de um jeito do que de outro, mas na comparação não fixa a extração.

 

Definindo novamente, extração é o percentual do pó que foi para xícara. 20% é um valor legal.

 

Exemplo: "Esse café, na AP, fica melhor extraído com água mais fria".

 

O cara faz tudo igual, só muda a temperatura 4 C e afirma isso. Não está certo.

 

Ele deve pegar um café com extração 20% feito a 88 C e outro também a 20% mas feito a 92 C. (isso é possível variando o tempo, maior para a mais fria). Daí sim julgar.

 

E essa novela é porque não existe um refratômetro barato e com resposta instantânea, com funcionamento tipo uma balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz outro hoje de manhã , dessa vez usei o Vario para ter maior consistencia e precisão , 2 extraçoes de single com 2 minutos de intervalo , a primeira normal com 8g e 45% com 28/30seg. , a segunda com o filtro 8g e 42% com os mesmos 28/30 seg. , Dessa vez a cor da crema ficou mais bonita , mas , sem tigrado , realmente mais doce e com menos corpo. O bolo saiu facil no bate borra.

 

14267127847_c9913f9030_n.jpg  14453572435_ddf3785d8e_n.jpg

 

É diferente ? É , muito diferente a ponto de justificar ficar cortando esses papeis? Não , não acho , mas é interessante.

 

Abs

C. Eduardo

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que teve um tópico desse no HB. Uma motivação é que há pesquisas indicando alguns componentes que podem influenciar em hipertensão e no metabolismo dos tipos de colesterol. Filtrar no papel reduz drasticamente esse problema.

 

Mas, no fim das contas, também vejo com bons olhos como alternativa, se o resultado é diferente. De repente salvar Torras mais escuras... Vou tentar num café que tá amargo pro meu gosto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que tanto o filtro de metal quanto o de papel praticamente não seguram a água. Só testar sem café para ver como jorra.

 

A restricão menor deve ter acontecido pela diferença na acomodação do pó lá na interface bolo/filtro.

 

Voltei...

 

Tenho a intuição que a resposta passa mesmo pela interação entre a base do bolo e o filtro. Interessante que o experimento mostra, ao menos pra mim, até em maior grau do que eu imaginava, a importância do que acontece na base do bolo para o fluxo de extração. Na medida que o filtro de papel é permeável e impede o ˜encaixe"das partículas de café nos furos do filtro, a dinâmica da extração se altera. Acho que um dos motivos que WDT reduz o fluxo passa por esse mecanismo.

 

Como o Márcio sugeriu, penso que é uma forma engenhosa de manipular algumas extrações mais complicadas. Eu tive a impressão que o fluxo aumenta ligeiramente, mas preciso de mais testes pra poder afirmar. Fiz uma rápida viagem e fiquei uns dias sem café decente. Agora estou pilhado pra fazer mais testes. Se conseguir, gostaria de filmar duas extrações nas mesmas condições - uma com o filtro de papel e outra sem - pra demonstrar o que acontece, ao menos visualmente.

 

Se de fato aumentar o fluxo (como disse, não tenho certeza), é uma forma de alterar o perfil de extração sem ter de engrossar a moagem ou diminuir a dose (em determinado intervalo de tempo), o que pode ser útil com alguns cafés mais cabulosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Engraçado que lembrei de algo agora: estes dias Cíntia e eu fomos ao Octávio e eu estava explicando a ela as diferenças entre o pf com e sem pressurizador. Para demonstrar pedi ao barista o pf da LM (eles já haviam encerrado mesmo), ele trouxe e explicou que eles usam filtro de outro modelo (não sei o nome): duplo, com furos maiores e um filtro permanente (parece o fine da AP) que recobre os furos e dá uma filtrada no expresso.

 

Imagino que por ser metálico ele não filtre da mesma forma que o papel (a dúvida de sempre no tópico da AP e agora com outros tipos de filtros permanentes de outros métodos), mas ainda assim a extração é filtrada.

 

Povo da LM podia explicar que filtro é esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando bem, não deveria mudar muito o TDS, já que é medição de solúveis.

 

Fiz mais um teste hoje, cortando o Melita e usando 2 folhas mesmo, sem as separar. Afinei o pó bastante, deu uns 25 de pré-infusão até começar a pingar e mais uns 30 de extração. Certamente sem o papel seria uma extração muito ruim e amarga, e mais lenta ainda. Mas ficou bem concentrado, boa crema mas de visual um pouco diferente, e apesar de muito doce, ficou com corpo menor ou diferente. Fica mais aveludado e menos pesado, menos agressivo. Só consigo explicar pela diminuição de sólidos suspensos.

 

Lembrou bastante o Illy de cápsula ou mesmo sache. O que faz sentido, já que acho que mesmo na cápsula, se não há filtro de papel, há restrição que deve evitar a passagem de tanto sólido como nos filtros metálicos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...