Ir para conteúdo

Espresso filtrado


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Não deve ser a primeira vez que alguém já tentou, mas com as últimas conversas sobre fines combinadas com o tal espresso filtrado do WBC, tive a idéia de fazer um experimento: espresso filtrado, mas de outra maneira (pelo menos da maneira como imaginei, não sei como fizeram no WBC).

 

Cortei um filtro da aeropress e coloquei no fundo do portafiltro. Umedeci levemente e pressionei contra o fundo com um paninho, de modo que ficou bem aderido na base. Daí fiz uma extração com 16g de uma café conhecido. Tive algumas surpresas...

 

-Esperava que pudesse haver alguma canalização, mas não tive sinal.

-Não esperava tanta crema, mas fez bastante.

-Não esperava tirado, mas fez algum, ao menos no início da extração.

-A extração parece que ficou um tiquinho mais rápida. Esperava até que fosse mais lenta pelo bloqueio dos fines no filtro, mas não foi o que aconteceu.  

-O espresso ficou com um paladar interessante, mais límpido, mas com menos corpo. Não cheguei a uma conclusão nesse tópico, teria que experimentar mais. Parece que houve alguma diminuição do amargor, não sei...

 

O bolo após a extração (na verdade o papel ficou grudado no fundo do filtro, mas retirei manualmente e coloquei em cima do bolo para ilustrar)

 

14439409582_a37abe231b_z_d.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o filtro deu uma boa bloqueada nas substâncias lipo solúveis que dão o gosto amargo e ficam na crema.

Fiquei curioso, mas da a impressão de ser uma bebida menos completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que foi o Victor que mencionou: Espresso é o método e não a bebida...

 

Se extraiu com pressão.. É espresso...

 

Se colocou açúcar... Ainda é espresso...

 

Se usou para pintar quadros.. Ainda é espresso...

 

Se jogou no gato.. Ainda é espresso...

 

Se filtrou.. Por que não seria espresso?  :huh:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque foi removido algo.

 

E se tirar os solúveis ainda é espresso? E se tirar a água ainda é espresso?

 

Mas veja que a experiencia do Rodrigo fez um espresso com filtro de papel ao invés do de metal. O papel não foi usado para retirar algo após o preparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem disse que não?  :rolleyes:

 

Se a barista do WBC o fez desta forma, há um motivo.. Da mesma forma que se eu chegasse a uma cafeteria e o barista me propusesse a fazer o mesmo considerando variações do resultado mas que poderiam ser melhores que o original.. Por que não experimentaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. Para você não é espresso...

 

E para os outros clientes?

 

E para os clientes que nem ligam tanto para isto?

 

Novamente é a idéia fixa sobre as coisas...  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideia interessante Rodrigo.

 

Além da extração mais rápida que o Sérgio comentou, também não achei intuitivo a diminuição do amargor. Imagino que retendo no filtro os fines que cairiam antes na xícara, teoricamente aumentaria a superextração sobre eles, devido ao maior fluxo de água que receberiam até o final, não?

 

Que filtro usou para o experimento? Acho que filtros com maior área de passagem (furos maiores ou mais furos) devam funcionar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só jogando um pouco de pimenta... :D :D

 

A Nespresso, ao ler aqui muitos não a considera um "café espresso".

 

Mas a própria Nespresso chama seus cafés, inclusive em comerciais como "café espresso".

 

Nas máquinas tem o botão "espesso"

 

Mas ela é um "café espresso"? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou foi mal, depois que eu li a discussão em outro tópico.

 

Penso assim, para uns é outros não. Se tivesse como, poderia fazer um teste a cegas. um coado, espresso e um coado espresso.

 

Poem o cara pra beber e pede para identificar qual é o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Fiz a mesma experiencia agora.

 

Achei realmente curioso, saiu mais rápido mesmo e até formou um cone mais bonito que o normal pro mesmo café. Não ficou ruim, sei lá, teria que fazer mais experiencias mesmo. Acho que senti mais amargor no retrogosto, sei la

 

Mas é bem interessante, nunca imaginei que daria pra fazer algo do tipo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, não?

 

Esclareço que em hipótese alguma pretendo começar a tirar espressos dessa forma (a menos que obtivesse um superresultado). Pra mim, ainda que extraído sob pressão, é uma perversão do método original a utilização de filtro de papel. O que atiça a minha curiosidade não é o nome que se dá pra coisa, mas a coisa em si. E como a experiência é fácil de fazer, por que não? O título espresso filtrado foi pra chamar a atenção, e não pretender rebatizar o método.

 

Usei o filtro da aeropress porque além de tê-lo à mão, como o tamanho é próximo basta fazer um pequeno desbaste no perímetro que já se encaixa bem. Porém o teste pode ser com qualquer filtro, sem dúvida alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante vou tentar com filtro de papel comum , agora , eu não consigo entender como com uma restrição maior produzida pelo  papel aumentou a velocidade , não faz sentido. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que tanto o filtro de metal quanto o de papel praticamente não seguram a água. Só testar sem café para ver como jorra.

 

A restricão menor deve ter acontecido pela diferença na acomodação do pó lá na interface bolo/filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho a extração ficar mais rápida.

Será que não está acontecendo o pior? A água pode estar passando entre o filtro de papel e o de metal. Isso também poderia explicar o corpo menos intenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu estou testando o Nemox , aproveitei e fiz um espresso "filtrado" , como não uso AP , cortei filtro melitta um pouco maior que o fundo de modo a sobrar um pouco , molhei e  coloquei em um single LM :

 

14447716652_db033578bc.jpg

 

A extração como o Rodrigo falou produz mais espuma , mesmo usando o CEB do Alexandre , fez muita espuma , essa foto foi tirada com 1min. após a extração , como o Rodrigo disse fez um tigrado , vou fazer mais testes para saber se o papel tem algo com isso :

 

14262454609_8758b4f8c2_n.jpg  14262663427_9e84d5f44f_n.jpg

 

O papel saiu junto com a borra no instante que bati no bate borra :

 

14469269773_3a5f4a1918.jpg

 

Como o Rodrigo disse , não houve canalização , fez muita crema , produziu um tigrado (não sei se foi coincidencia) , quanto a velocidade não percebi diferença.

 

Essa foi uma extração de 8g com 16g no becker , 50% , eu prefiro espresso entre 40 no max. 45% deveria ter ficado forte para meu paladar e um pouco mais amargo.

Com certeza ficou menos amargo ou mais doce , não achei tão forte quanto deveria estar , sim , pode ter retirado um pouco do corpo , com um teste só não dá para ter certeza.

 

A unica certeza é que ficou menos amargo 

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...