sergio.m Postado 14 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Alexandre, muito obrigado, mas é melhor elogiar só na primeira extração =) Talvez seria legal cadastrar 3 tamanhos de massa e poder alterar no decorrer da extração, já que as vezes vislumbramos um expresso mas pelo analisando o fluxo inicial percebe-se que terá que ser um ristreto ou um longo. Gil, mas aí é só ignorar o preset e parar a extração quando se quer. O preset seria apenas quando vc acerta uma extração e quer fazer outra igual na sequencia. Poderia ter uma opção "repetir última". Guilherme, explicando melhor: - grupo aquecido na temperatura de extração via um pid e já com uns 100 ml de água - boiler de extração, também na mesma temperatura via outro pid. - boiler de vapor fica montado acima do de extração, regulado para 1-2 bar via pressostato. É ligado direto ao de extração. Ele serve, além de fazer vapor, para dar pressão em todo o conjunto. Durante o funcionamento, tanto o grupo quanto o boiler de extração ficam cheios de água, sem ar. A alimentação de água é por uma tampa no boiler de vapor (tipo a pavoni). Este, claro, não deve estar cheio até o topo pois tem que ter vapor. No primeiro abastecimento tem que abrir uma válvula manual no topo do grupo para o ar poder sair. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Bem interessante o funcionamento. Vai ficar show. Como pensa em instalar o sensor? Será de que tipo, k ou PT100? Se for k e for usar arduino, tem que ter algum isolante entre o fio de níquel e o grupo. Talvez teflon. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Recentemente instalei na Mini um LM35 para testar. Está indo bem e provavelmente usarei também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Sergio, a borracha de vedação do filtro e os orings do pistão você comprou onde? Tá usando quais modelos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Santiago, lugares mais ou menos perto do meu pai. A vedação foi um retalho de 3 mm que deram na Elastobor e eu recortei. O-rings e retentor foi numa loja que preciso ver o nome. Mas eles não tem de tudo, ou seja, usamos algo próximo ao que precisavamos. Baixe o catálogo da Vedabras e veja com eles onde possam vender perto de vc. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Valeu Sergio. Acho que vou retomar o meu projeto. Tô fazendo escola com o Gil. Daqui uns 2 anos termino. Hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Opa, pera ai, o meu tem 10 meses, rsrsrsrsr, mas falando sério, é que as vezes tem que surgir uma ideia e não surge, outras ela até aparece mas você não fica satisfeito, enfim, demora mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 E até vem uma idéia que vc fica satisfeito, mas só dura até vc mudar de idéia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Eu estava pensando na máquina por necessidade, já que a mypressi quebrou e eu estava sem máquina. Agora com a Mini Gaggia, a poeira baixou e a vontade de fazer a máquina diminuiu. Mas aí a gente fica vendo uns contras que a máquina tem e perde o sossego de novo. Hehe... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 Por enquanto estamos nesse caminho, sem o revestimento: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Julho 2014 Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 Casa das caldeiras. Saquei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Julho 2014 Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 é, legal. Quando tiver pronta tem que fazer um open house pra comemorar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Tubos dos boilers (inox) e as tampas (alumínio, no futuro anodizado) com os canais dos o-rings. Cada tampa será montada com uns 6 parafusos radiais. Ficaram com pouco mais de 800 ml. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Tá nascendo! Muito legal! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 É Márcia, valeu, veremos se quando começar a encaixar tudo, não começe a dar muita zica =) Minha esposa vai viajar uns 5 dias a partir de 13/8. Ficarei lá no meu pai fazendo um intensivo para conseguir a 1a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Projeto modernista: linhas simples e material à mostra. Open house. Já sabemos onde será o próximo encontrinho paulista. #festeenha #inauguração #casadascaldeiras #comboio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Sergio, o-rings criam frestas, o que somado a metais diferentes é propício à corrosão. Não que vá acontecer, mas é algo a ficar atento no período de testes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Legal! Logo sai então! É, pecinhas são lindas antes de montar... mas vai dar certo sim e o que não der você não conta! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Verdade Márcia Lucas, um anodo de sacrificio não deve resolver? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 É a bendita corrosão galvanica, tem acho que uns tratamentos também. Bem legal, isto que é rapidez, estou ficando envergonhado, rsrsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Resolve. Mas tem o incoveniente de trocar de quando em quando. Só não sei dizer quanto tempo é de quando em quando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 É, farei isso. Em cada tampa coloco uns 20 gramas de zinco. Deve durar muito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Muito bacana. A coisa ta saindo rápido mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Julho 2014 Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Sergio se a caldeira tem Aluminio o anodo deve ser de Magnesio , o Zinco seria se sua caldeira trabalhasse com agua salgada , é facil de achar , em loja de barcos peça um anodo para barco de aluminio que navega em agua doce , será uma liga de magnesio , se for para agua salgada será uma liga de aluminio-zinco , conhecida com anodo de zinco. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Julho 2014 Que coisa Carlos. Achava que bastaria o potencial ser mais baixo que o do alumínio. Ou seja, zinco funcionaria mas magnésio seria melhor. Queria usar zinco justamente porque meu pai tem lá sobrando um pedaço usado em barcos. Mas vou seguir sua recomendação, valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 22 Julho 2014 Denunciar Share Postado 22 Julho 2014 Caraco! Eu aprendo muita coisa nesse fórum! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2014 Se bem que.... Tubo inox, parafuso inox, tampa alumínio, o-ring, água lado direito: Para a corrosão galvanica é necessário um líquido condutor (eletrólito), metais diferentes no líquido, e se tocando. A tampa estará anodizada, não tendo condução elétrica. No desenho, lado direito do o-ring há eletrólito mas não há condução. Então não deve haver corrosão nas paredes da tampa. Do lado esquerdo, caso o parafuso risque o anodizado da rosca, poderia corroer o alumínio ali. Mas como o meio é bem seco (máquina quente), fica difícil. Parafusar com cola acaba com essa possibilidade. Ou seja, ainda não precisa do anodo de sacrifício. Só que como falta o resto das ligações na tampa (resistência, sensor, conexões), provável que ele seja necessário. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 22 Julho 2014 Denunciar Share Postado 22 Julho 2014 Parafuso de inox no tubo de inox você vai conseguir soltar no futuro, se precisar (lembrei da história que contou na casa da Ana)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2014 Hehe Mortari, bem observado =) É que lá tinha toda uma rosca de inox dando o atrito no parafuso. Aqui seria só a aba do parafuso e esta estaria na arruela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 22 Julho 2014 Denunciar Share Postado 22 Julho 2014 Ah, esquece, agora que entendi o desenho, achei que o parafuso estaria prensando a tampa contra o tubo (rosqueado no tubo) e não o contrário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas