Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Eu testei agora em 2 computadores diferentes (Win7 e Mac) e sempre tem pulos. São poucos as vezes, mas presentes. Acho é realmente uma das conexões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu caso, só se for a porta usb do computador novo. Testei os dois um logo depois do outro, sem mexer em nada (são dois laptops).

Enfim, como o novo só funciona se eu reiniciar (não reconhece o cabo), uso sempre o velho mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei agora Unique Orgânico e Fazenda Santana.

No UO resolvi arriscar e deixar a temperatura máxima ambiente em 225 (estava usando 230 da última vez). Aparentemente funcionou. Só vou saber direito quando tomar.

Já no Fazenda Santana, me baseei na última torra, que ficou muito boa depois de 5 dias. A diferença é que resolvi tentar automatizar toda a torra, já que seria o mesmo grão e mesma massa. Funcionou bem. O 1C foi 4s antes da última vez, mas simplesmente terminei a torra os mesmos 4s antes. A perda foi de 14,9% (acho que da última tinha sido 14,7%), mas talvez tenha a ver com eu ter feito uma rampa de 150 a 160 no início em vez de manter constante em 150.

Enfim, é isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Eu gostei do preço e quase comprei da última vez, mas o Guilherme disse que achou difícil de torrar e terminei comprando só 2kg do orgânico mesmo.

Eu ainda não me acertei com ele no F1. Só uma torra que fiz ficou boa. O Fazenda Santana ficou bem mais fácil. Tomei agora uma prensa francesa com o orgânico. Ficou meio sem graça. Noto quase sempre um óleo no céu da boca quando a torra não fica boa. Também tende a um leve amargor. Mesmo com perdas moderadas, em torno de 15% ou menos, até. Alguém já notou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, porque não tenta instalar um escudo na frente da resistência que aquece mais? Isso ajudaria a domesticar o bicho. Fiz isso no do Burny e no do Igor e acho que ficou melhor. 

É fácil e você pode fazê-lo recortando uma lata de leite ninho. A instalação não é difícil. Há uma grade em frente as resistências. Ela é presa ao torrador por apenas 2 parafusos (que ficam na parte de cima). Desaparafusados eles, você desliza ela para cima e ela sai por completo.

A partir daí, você, recortando uma tira de lata do mesmo tamanho da grade (de em torno de 3 cm de largura), faz apenas uns cortes laterais (para criar abas) e, com essas abas, você prende essa tira na grade em frente ao lugar que fica a resistência superior.

Recoloca a grade e pronto.

 

Com isso, você corta um pouco a transferência de calor por condução (o que, provavelmente, está deixando esse resíduo no café), sem prejudicar a transferência de calor por convecção.

 

Se quiser mandar para mim, além de colocar o escudo, aproveito e instalo o sensor extra, a preço de custo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu gostei bastante do Unique blend, já provou?


Você comprou ele crú ou torrado?
Acho que eles torram os cafés separadamente e depois fazem o blend.

 

Não é um café fácil de acertar a torra.

 


Igor, se puder, tira uma foto e posta aqui para mostrar.
Não tenho nenhuma airfryer no momento que me permita fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui um transformador aqui, mas ainda não torrei no forno novo... imagina a ansiedade.

 

Estou com 1,5kg de café torrado, estou tentando consumir um pouco desse café antes de torrar novos grãos. Além disso, alguns cafés verdes bacanudos estão vindo do Reino Unido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te entendo. Reduzi a periodicidade de torras em face de possuir em torno de 750g do Fazenda Santana no congelador.

Victor, 250 já foram (e olha que intercaladas com 250g do unique orgânico) hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você comprou ele crú ou torrado?

Acho que eles torram os cafés separadamente e depois fazem o blend.

 

Não é um café fácil de acertar a torra.

comprei cru.

A torra foi até meio estranha que os grãos do frutado torram primeiro que os do cítrico.

Mas gostei do resultado.

Redondíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme o café que torramos do Cerrado Mineiro ficou um pouco adstringente, com uma sensação que lembra de leve uma banana verde, ou um caqui verde... Isso é do café ou da torra??? Se for na torra o que sugerem para corrigir no próximo batch?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu senti uma sensação meio áspera em um café e deixei ele de lado. Quando fui tomar com 15 dias de torra era outro café e estava bom demais. Mas foi no expresso isso, acho que não era pra acontecer em FP e AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, muito provavelmente do café, uma vez que usamos o mesmo perfil no bob o link e ele, segundo sua opinião, ficou bom.

Já enfrentei o mesmo problema com um café que ganhei de um amigo. Ele sempre amargava muito. Provavelmente, há grãos verdes (não crús, mas verdes mesmo) no meio dos demais. Basta um na extração para estragá-la.

 

Sugiro que você leve a torra dele até o limiar do 2º Crack (muito cuidado para não macho pretear). Vai ter um café com gosto de torra, amargo, mas com esse defeito um pouco atenuado (ou não hehe).

 

É uma tentativa a se fazer. Mas, aí, só rola para dar para amigos que não apreciam um bom café ou usar em capuchinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, amanhã farei minha primeira torra sozinho e vou colocar isso como objetivo... prolongar um pouco mais até perto do 2ºC.

 

Eu tenho uns café torrados aqui que estão com uma torra bem prolongada, e o pessoal daqui de casa gostou mais que do Bob, acho que é costume com os cafés de supermercado... então perder não vai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

Leva a torra até o BT chegar aos 235ºC. Acho que será o suficiente para desencadear o 2º crack. Não deixa passar disso nessa primeira torra. Se machopretear, vai fazer muita fumaça (que ficará um tempo aderida ao torrador). A limpeza é árdua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme ,

 

Para uma amostra de prova de café , qual quantidade mínima de grãos posso usar ?

 

O perfil de torra varia dependendo deste quantidade ( em gramas ) de grãos usadas ?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentando ser mais claro.

Se vc alterar a quantidade, isso vai influenciar no tempo de torra, mesmo que o perfil seja o mesmo.

Para se repetir um perfil, tem que usar o mesmo café, a mesma programação e a mesma quantidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter o sensor BT ajuda bastante encontrar o perfil adequado. Mas sem o sensor ET (que é o que deve servir de parâmetro para o controle) e sem um método que possibilite aferir a relação potência/aumento de temperatura, não há como se ter repetibilidade. Isso é o que é legal no F1, que, embora não tenha amostrador, tem os demais recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso que pretendo comparar e analisar diferentes grãos :

200 g grão / mesmo perfil / mesma programação

Repetir o mesmo processo para cada grão .

dai então faço as provas de xícara .

 

E isto ?

 

Obrigado. E abs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...