Ir para conteúdo

Viva Gaggia


Postagens recomendadas

Mudei o peso para 8g e fiz 2 tiragens:

1-moinho regulado no 6 com 25s peso final 25g;

2-moinho regulado no 6 com 30s peso final 26g.

 

Ainda não comprei um café bom e estou acabando com o ruim na regulagem. Dúvida: o que o carneiro quer dizer com sabor agressivo no tópico de técnicas regiulagem do moinho e sabor?

 

O que tirei estava com gosto levemente salgado com 25s e mais salgado ainda com 30s.

 

Abs e daqui a pouco compro uma café descente....

 

editado: mudando o peso mudou de ristretto para lungo....

 

Isso tá parecendo fotografia!!!!

 

Abs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Comprei uma café na cafeteria Kahlúa em BH (um mogiano com torra de sábado dia 27/07).

Extraí um espresso com os parametros que estava utilizando:

moinho regulado no 6

8g

No tempo de 25s.

Peso final da xícara 24g

 

Seguem algumas fotos da extração.

 

Achei o sabor sensacional. Bem equilibrado entre acidez e amargor (por enquanto o que posso perceber de cara)

 

Estou tentando procurar na busca quantos dias depois da torra seria o melhor momento para extrair um espresso.

 

Abs, boas xícaras e continuo na busca.....

post-3906-0-67724500-1406667153_thumb.jpg

post-3906-0-88634900-1406667193_thumb.jpg

post-3906-0-52194500-1406667207_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente isso. Os cafés da Kahlua são bons, não sei porque eles não conseguem extrair eles corretamente na LM deles. Comprei um café da Bahia lá ano passado (Chapada da Diamantina, se eu lembro direito). Também foi muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, depois de alguns deias de extração percebi dados interessantes para melhorar minha percepção na extração:

 

1-mesmo mantendo os mesmos parâmetros nas extrações observei pesos finais diferentes e aspectos do "biscoito" de café no porta filtro também diferentes. Acredito que seja características da máquina que não mantêm uma reprodutividade ( de se esperar) e a pressão na compactação;

2- para o café que estou usando a melhor moagem foi a de regulagem 6 com 10 dias de torra;

3-Moagens menores (regulagem no 4) e mantendo os mesmos parâmetros resultaram em um sabor mais salgado;

4-Estou ficando realmente viciado em café pois nunca imaginei ficar anotando tudo que estou fazendo em pedaços de papel espalhados pela casa e agora passando a limpo em formato eletrônico.

 

Boas xcs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moagens mais finas não deveriam resultar em um café mais doce?

Li por aqui que sabor salgado pode ser referente à água quente demais.

Acabei confirmando isso por experiência própria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser um sinal de sobrextração, o que pode ser causado por temperatura alta, dosagem alta, moagem fina...

O Jim Schulman diz que o amargo ou a adstringência podem eventualmente ser registrados como salgado. Pode ser ainda problema da torra ou uma característica do café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José...procurei em outros tópicos e achei essa informação que você e o Rodrigoks colocaram. Acredito que dentre os fatos colocados pode ser a sobrextração a causa desse sabor salgado. Pelo que entendi até aqui e lendo um tópico de dicionário orgânico criado pela Anita ( presença de partículas pode ser um indício da sobrextração. Perante a colocação do Rodrigoks acho que esse é o caminho a tentar entender esse sabor. Porém, a moagem mais fina também pode ser uma variável bem forte nessa situação. Características do café acredito que não pois em extrações anteriores não apresentava esse sabor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Desmontando a caldeira deparei com uma superficie branca. Pesquisando descobri a situação.http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/687-corrosao-em-caldeira-de-aluminio/page-2#entry12917. Tava gostando da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre. Mandei uma mensagem pra SAECO sobre o fato e olha a resposta:  

 

Olá, Durval! As caldeiras das máquinas de café Saeco tem seu corpo fundido com um circuito interno em um tubo de aço inox. E esse circuito é responsável pelo abastecimento de água de forma totalmente independente do bloco fundido da caldeira. Vale dizer, a água circula na caldeira por um tubo de aço inox, e sem riscos de toxidade portanto.

 

 

Questionei sobre a vida útil dessas caldeiras, etc. Continuo usando a minha mais antes passo praticamente 1 litro de água antes de usar. Por esse motivo eu acredito não ser legal comprar apesar de ser muito boa para formar um set inicial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre. Mandei uma mensagem pra SAECO sobre o fato e olha a resposta:  

 

Olá, Durval! As caldeiras das máquinas de café Saeco tem seu corpo fundido com um circuito interno em um tubo de aço inox. E esse circuito é responsável pelo abastecimento de água de forma totalmente independente do bloco fundido da caldeira. Vale dizer, a água circula na caldeira por um tubo de aço inox, e sem riscos de toxidade portanto.

 

 

Questionei sobre a vida útil dessas caldeiras, etc. Continuo usando a minha mais antes passo praticamente 1 litro de água antes de usar. Por esse motivo eu acredito não ser legal comprar apesar de ser muito boa para formar um set inicial. 

 

Durval,

como é minha primeira aventura no mundo das maquinas, acabei ficando com ela mesmo por causa do preço R$180.

Ela chega no próximo final de semana e já encomendei alguns moídos pela internet para testar.

 

Pelo que entendi do que você falou ela tem um problema de corrosão cronica e toda vez que for usar preciso limpar primeiro?

 

Também devo desmontar para ver se está com algum vazamento? Só pedi para a pessoa que foi buscar p mim fazer o teste que a Anita falou ligar, ver se esquenta e se sai agua.

 

Obrigado pela ajuda e boas xícaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, parabéns. Conversando com outros menbros cheguei na conclusão que passando cerca de 200 ml de água sempre antes de usar dá uma limpeza e já pode usar. A substância formada não é tóxica e esse procedimento vai aumentar a vida útil do equipamento. Como você tem acompanhado é importante um bom moinho. Compre bons cafes e seja feliz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, parabéns. Conversando com outros menbros cheguei na conclusão que passando cerca de 200 ml de água sempre antes de usar dá uma limpeza e já pode usar. A substância formada não é tóxica e esse procedimento vai aumentar a vida útil do equipamento. Como você tem acompanhado é importante um bom moinho. Compre bons cafes e seja feliz.

 

Obrigado Durval. O moinho já está na mira. Vou pegar um manual agora e até o final do ano vou trazer um elétrico na mala. Peguei a maquina primeiro, só por uma questão de preço e logística.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos aos expressos....

 

Durval, chegou a maquina. Pelo menos sai água...

Os filtros são iguais aos da sua.

Até que um pressurizado para fazer o primeiro não seria má ideia. Nem na meia sai tão ruim igual ao primeiro que tirei...

Você tem os manuais e diagramas ou alguns link para baixar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre. Agora sim!!!!! :)  :)  :)  :)  :)

Não adianta: sem café bom e moinho pra acertar a moagem não dá. Quando comprei e não tinha moinho....só rezando.

 

Tem link sim:

 

Manual: http://www.manualslib.com/manual/374890/Gaggia-Viva-Gaggia.html?#manual

 

 

Diagrama: http://www.gaggia-parts.co.uk/Gaggia-Coffee-Machines/Manual/Viva-Gaggia

 

Várias informações:

 

http://www.partsguru.com/GaggiaEvolution.html

 

Vamos lá....

 

Abs e bons cafés

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Depois de algum tempo posto um shot. 

 

https://www.facebook.com/video.php?v=606642266112150&set=vb.100002991461931&type=2&theater

 

Dados: 9 gramas; café torra de 15 dias; 25s tempo da extração; peso final de 21g

 

Ainda não comprei copo de shot (providenciando) por isso esse copo de beber cachaça. Achei rápido pois gosto de ristretto e essa compactação em "coloquei" pouca força. 

 

Considerações:

Gosto está bem equlibrido;

O café do Alexandre ajudouuuuuu;

A máquina é muito básica mas ralando dá pra chegar lá. 

 

Vamo que vamo....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me ferrei com a minha. Ela só dá pressão quando quer. Desmontei para ver e ela tem uma bomba italiana 100-220v sem marca. Acho que colocaram uma bomba barata para vender e como saiu agua comprei... Agora preciso comprar outra bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre....muita calma nessa hora. Pode não ser a bomba. Você limpou todo grupo? A minha estava totalmente suja que saia pouca água. Limpou a válvula de retenção? Você pode ver nos post's anteriores que minha bomba não é uma ulka.

 

Dá uma olhada aí com calma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...