Ir para conteúdo

Projetos interessantes no KICKSTARTER - Cafflano


Postagens recomendadas

Eu usei sem alterar a regulagem, uma regulagem mais grossa, apesar de irregular, não demorou mais de 2 minutos pra extrair e o sabor ficou bastante doce, usei 20g de café pra cerca de 230 de água (a tampa cheia, até quase vazar pelo bico).

Não tive essa experiência negativa relatada por alguns, gostei bastante do produto, pra levar pro plantão é excelente, não preciso mais carregar uma mala cheia de traquitanas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei o e-mail, vamos aguardar.

E como suspeitava, tem algo de errado com o projeto mesmo. No site da Cafflano já tem um vídeo explicando como fazer para evitar finas: usar um filtro pequeno da Hario dobrado rollingeyes.gif.

Dinheiro mal gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A montagem do eixo deve ter um procedimento para montagem.

 

Deve-se colocar a mó interna na posição zero com a mó externa, segurando nesta posição coloca-se o eixo, regula-se a porca superior para que a posição da mó interna não altere, dai coloca a porca inferior e aperta, distancie ela um pouquinho do zero e finaliza o aperto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar isso.

Mas talvez seja o caso de trocar uma ou duas das arruelas de plástico por uma ou duas de aço, para evitar que possa ocorrer compressão excêntrica e o eixo fique fora de centro. Só que ainda não achei arruelas adequadas :(.

 

Acabei de experimentar fazer usando o papel filtro da Hario, e melhorou MUITO a qualidade, mas ainda preciso acertar o nível de moagem. Mas mesmo assim, continuo achando dinheiro mal gasto. Se for para usar filtro da Hario, era mais negócio comprar um moedor portátil qualquer e extrair usando o V60. Uma pena, pois a idéia prometia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diriam os estadunidenses, no dice rollingeyes.gif. Apertei bem a mó dinâmica contra a mó estática antes de montar mas não adianta, o eixo está fora de centro, e tanto com a regulagem superior solta ou apertada dá para ver a mó dinâmica bamboleando. Talvez arruelas de aço resolvam, mas sinceramente duvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o Justin Ahn pediu para postar uma mensagem:

 

------------------

Could you do me a favour to leave the message in the forum that anyone is disappointed with the grinder part due to its alignment issue send an email to justin.ahn@cafflano.com?   

Then I will be sending all replacements for them.

 

With Best Regards,

Justin Ahn

------------------

 

Ele me contou que a nova versão do moinho é bem melhor e resolve os problemas, mas pediu que entendemos que tem a qualidade de moinhos de entrada de cerâmica japoneses e que não podemos esperar a qualidade de um moedor de mós de aço de 200 $.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, como eu falei, não esperava nada espetacular. Sabia de antemão que haveria limitação nos extremos, ou para moagem fina ou para moagem muito grossa, ou até mesmo nos dois extremos. Não pretendia moer nem para espresso nem para FP, mas atualmente não funciona nem para moagem média (para filtrado). Claro que como está dá para ir usando com o filtro da Hario (melhorou MUITO o café), mas se tiver que fazer gambiarra com um filtro extra significa que tem algo de errado no projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil.. Eu já havia feito este procedimento que você falou mas há muitas folgas pelo caminho que impedem uma perfeita centralização.. O furo da mó é muito maior que o eixo, arruelas entram folgadas também.. Na hora do aperto, um pouquinho que o eixo tomba pro lado e já era. Mas além disto, tenho a leve impressão que a base da mó dinâmica, não é perfeitamente circular. Aí não tem jeito, não há milagre que resolva..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, qual moagem usou acompanhada do filtro?

No chutômetro se bem me lembro deixei quase 01 mm de espaço entre a borda das mós, e ficou muito grosso - mas filtrou rápido, acho que em menos de 2 minutos (fiz na carreira, sem muita preocupação em resultados, apenas para ver se mudava alguma coisa). Já apertei um pouco e agora de tarde vai moer um pouco mais fino. Mas me dá desespero olhar para aquele filtro cheio de pó, poeira e pedregulhos de café :wacko:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, como eu falei, não esperava nada espetacular. Sabia de antemão que haveria limitação nos extremos, ou para moagem fina ou para moagem muito grossa, ou até mesmo nos dois extremos. Não pretendia moer nem para espresso nem para FP, mas atualmente não funciona nem para moagem média (para filtrado). Claro que como está dá para ir usando com o filtro da Hario (melhorou MUITO o café), mas se tiver que fazer gambiarra com um filtro extra significa que tem algo de errado no projeto.

 

Oi Luciano, eu gosto muito do filtro do Cafflano, incl. testei com café moido no Vario (moagem para coado mesmo) e ficou muito bom. Acho que o moinho é realmemte a parte fraca do Cafflano, mas se o Justin agora vai mandar novos moinhos que resolvem o problema vai ser o equipamento que eu esperei. Também notei que o meu Cafflano da resultados bem melhores com torras claras (Sol Amarelho eu testei) do que com torras médias ... devem ser os fines do moinho que ficam pouco agradáveis com torras mais escuras.

 

Abçs

 

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny.. Fiz o teste moendo no Vario também. O resultado é melhor mesmo, mas também não coa tão rápido. Começo a desconfiar da eficácia do filtro. [emoji14]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho confundi algumas coisas. Aqui mais uma mensagem do Justin Ahn:

 

=============

There was another misunderstanding in the forum that someone believed we
shipped our backers proto-type, but it's not true.  They were all from our
first production with production tools.

As some ceramic burrs were slightly higher tolerance, we started to screen
the ceramic burr 100% so the tolerance is now settled down.

We will continue to think of our backers all over the world as our big
supporters, we wouldn't make all of them disappointed on our products by our
intention.  

=============

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, com o pó do Vario fiz um coado com o filtro do Cafflano em menos do que 2 min. Acho menos nem quero, não gosto de chafé  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, ele vai mandar os novos moedores como peça de reposição com nota fiscal de 2 $ para evitar impostos.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim.. Estava pensando nisto.. Imagina chegar aqui e tributar em trocentos reais.. Quem pagou tributação ia ficar doidim..

 

À propósito, você comentou com ele que éramos todos do mesmo forum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentei que conversamos aqui sobre o Cafflano e que ele pode postar o ponto de vista dele. Mas não sei se todos os backers brasileiros são do CdC. Deve ter mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia de declarar U$ 2 parece boa, mas depende do fiscal.

 

Os fiscais devem somar o valor do frete ao produto pra cumprir a "lei", e como é produto de operação comercial, haveria imposto de qualquer maneira, independentemente do valor. Se o fiscal achar que tá sub-faturado, ele revisa pra quanto achar que vale (consulta Ebay, Amazon e depois chuta) e, a menos que tenha um site vendendo essa peça com preço explícito de U$ 2.00, nem pedido de revisão vai "colar", se a aduana resolver cobrar imposto sobre qualquer valor "inventado". Para pacotes pequenos, a média do valor inventado tem sido entre 20 e 35 doletas em Curitiba :angry:

 

Como disse, depende do fiscal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas fotos cola Cabral , é uma peça simples , e constando que é reposição , passa , quando eu comprei meu filtro ims na Alemanha , o vendedor mandou como carta , passou e eu paguei só o frete de 6 euros .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe... Depende do fiscal...

 

Quando era em Sampa, passavam quase todas amostras e peças de reposição sem problemas, salvo quando pegava fiscal de "matrícula nova".

 

Desde que a operação trasladou para Curitiba, eles começaram uma operação "criativa" imensa quando veem declarações de retorno de RMA, peças de reposição e amostras. Já tive de pedir revisão da revisão... :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje acho que acertei a regulagem. Fiz um Santa Luzia do Moca Clube (aliás, até hoje o único café deles que não gostei :() e ficou honesto. Percebi que o negócio é dobrar o filtro de papel de maneira que revista o máximo possível do agora "porta-filtro" do Cafflano. Mas filtrou bem, sem produzir amargor. Estou com ele na minha frente aqui, já encamisado com o filtro (pequeno) da Hario, mas só vou fazer de tarde. Com Santa Luzia de novo :wacko:.

 

Também acho que o calcanhar de Aquilles do Cafflano atualmente é o moedor. PORÉM, a malha do filtro de aço é bem fina, e é fácil de entupir. Se o novo moinho que o Justin enviar (também recebi o e-mail) ainda produzir muitas finas, vai entupir e empoçar, facilitando vc ter café amargo. Em teoria, se não tiver mais finas e vc moer mais grosso aí acho que o filtro vai bem.

 

Veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, e quanto ao imposto: se ele mandar por EMS, vai ser taxado. Tirem a égua da chuva que ela só vai passar raiva.

A normativa atual é taxar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não fui taxado.. Lero lero.. [emoji13]

 

Bom.. Já tinha comentado sobre o filtro.. Também tive esta impressão, tela fina demais, proporcionando entupimento pelos fines..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...