rafaelroxalot Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Olá pessoal, chegou minha Emc10 e comprei 2 Cafés do ateliê do café: Sweet collection e Bruzzi. Pedi para moerem para filtro e coado. Vejo que dizem existir varios aromas em cada um deles e varias outras características... Mas... Como consigo perceber isso no café sendo um iniciante? e não sabendo se estou fazendo corretamente o expresso ou coado com esses cafés? Kkkk Abri o tópico pois não achei nada específico nessa área. Obrigado a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Vá na sessão de tutoriais e leia atentamente sobre extração em expressos... Depois siga, todos os passos todos os dias... Dentro de uns 3 ou 4 anos, talvez você já consiga sentir alguns aromas do café... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 3 a 4 anos? Kkkk demora tudo isso para perceber ou fingir que esta percebendo sem perceber de verdade? Kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Estou brincando.. Cada um tem um paladar.. Alguns mais apurados e outros menos... Eu por exemplo dificilmente consigo perceber notas.. No máximo coisas muito evidentes.. Mas muito pouco.. Às vezes você se sai melhor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 O mais difícil é saber se vc não está percebendo o sabor ou está fazendo errado, eu não entendo esse esquema de frutado, ácido etc kkk O cheiro desses cafés já dei para perceber bem a diferença dos comuns... Agora o resto to na luta aqui! Vou na casa de um de vocês para ver como faz e experimentar cafés bem feitos para comparar com o meu kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Você já tomou esses do ateliê? Já que vc disse que tem dificuldade, o que notou nesses cafés? caso tenha provado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Do Ateliê nunca provei... Mas é fácil saber se seu café está bom ou não... Quando estiver na rua, pare em uma cafeteria e peça um café.. Se o café que você faz em casa estiver igual ao da cafeteria, provavelmente seu café é ruim... kkkkkkkkkkkkkkkk 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Há cafés que são muito expressivos em uma dessas características? que vocês possam recomendar para familiarizar com essas características que serão mais tênues em outros? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 10 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Qual seria um café marcante que vc compra Miyamoto? Que vc sente bastante alguma dessas características? Kk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Tá empolgado, hein? Hehe... Vai com calma. Esse aprendizado na base da experimentação e por leitura na internet leva tempo, mas é bem legal. Se quiser um gás no aprendizado e experiência, melhor fazer um curso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Claro que um bom curso também precisa de gás $! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Mas aí o curso já é de Degustação.. E não barista.. Que fique claro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Por enquanto, é melhor se limitar a bom e ruim. Pro início basta, já que ruim deverá ser bem mais frequente se você tiver autocrítica. Com o tempo, melhora. A autocrítica vai embora... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 E também ácido e amargo... O resto é com o tempo mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Ácido e amargo muita gente confunde. Vai por mim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Sério???????? Poxa.. Mas aí corta a língua fora e bebe o que vier... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Vai em alguma cafeteria que venda seus gãos, como a Santo grão por exemplo. Peça um expresso deles com esse grão e leve um pouco para casa, tente fazer seu expresso ficar igual ou melhor ao deles, Como aprender? 1 - Tentativa 2 - erro 3 - análise do erro, nisso o fórum é bem útil 4 - correção do erro, idem 5 - descoberta de outro erro 6 - Repita desde o 3 Com o tempo você acaba melhorando o seu café, assim percebe facilmente quando algo deu errado. Acho que a degustação melhora muito com o tempo, conforme você for conhecendo os sabores você irá avaliar melhor, não tem como você saber se algo é cítrico se nunca provou alguma coisa cítrica e se ninguém te disser isso. Acho que também é bem válido que você faça um café comum e um desses especiais, alternando assim para poder aprender a degustar. Eu recomendo fortemente o Ouro de Kaffa do carrefour (Membros com maiores experiências, não me crucifiquem =P). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Estou distinguindo alguns sabores graças às cápsulas de nespresso.Ler antes quais sabores distinguir te deixa atento, e a variedade das cápsulas nos permite treinar.Por exemplo, no rosabaya eu já consigo perceber a finalização de vinho.No roma, notas de madeira. As outras, como frutas vermelhas, cacau etc eu ainda não consigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Tenso kkk Vou tentar comprar outros cafés para ir experimentando ver se consigo entender a diferença kkk, o negócio é complexo kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 A propósito, acabei de receber da academia. http://www.academiadocafe.com.br/imgCampanha/campanha_42.jpg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Eu já estive lá em dia de curso de degustação... Dei uma sapiada de longe.. Muito bacana... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Alguém tem idéia de preços? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 No site da Academia tem os valores de todos os cursos.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rafaelroxalot Postado 11 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Fiz novamente um expresso bruzi e outro do sweet collection, parece que estou começando a sentir diferença entre os dois, a questão do frutado no sweet e a diferença do sabor no bruzzi kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Fui ver os preços e estão no "padrão". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Não sei qual o padrão... Mas o de torra achei bem caro... Mas claro que os cursos não são voltados para o barista doméstico... Talvez só o de Coados em Casa, claro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 O de torra é o único que eu não tinha visto preço antes, mas o de barista e coado é o 3º lugar com preços bem equivalentes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Aliás, adoraria fazer aquele na fazenda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas