Ir para conteúdo

Degustação de Cafés especiais (como fazer?)


Postagens recomendadas

Olá pessoal, chegou minha Emc10 e comprei 2 Cafés do ateliê do café: Sweet collection e Bruzzi. Pedi para moerem para filtro e coado.

Vejo que dizem existir varios aromas em cada um deles e varias outras características... Mas... Como consigo perceber isso no café sendo um iniciante? e não sabendo se estou fazendo corretamente o expresso ou coado com esses cafés? Kkkk

Abri o tópico pois não achei nada específico nessa área.

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá na sessão de tutoriais e leia atentamente sobre extração em expressos...

 

Depois siga, todos os passos todos os dias...

 

Dentro de uns 3 ou 4 anos, talvez você já consiga sentir alguns aromas do café... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou brincando.. Cada um tem um paladar.. Alguns mais apurados e outros menos...

 

Eu por exemplo dificilmente consigo perceber notas.. No máximo coisas muito evidentes.. Mas muito pouco..

 

Às vezes você se sai melhor... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais difícil é saber se vc não está percebendo o sabor ou está fazendo errado, eu não entendo esse esquema de frutado, ácido etc kkk

O cheiro desses cafés já dei para perceber bem a diferença dos comuns... Agora o resto to na luta aqui! Vou na casa de um de vocês para ver como faz e experimentar cafés bem feitos para comparar com o meu kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do Ateliê nunca provei...

 

Mas é fácil saber se seu café está bom ou não...

 

Quando estiver na rua, pare em uma cafeteria e peça um café.. Se o café que você faz em casa estiver igual ao da cafeteria, provavelmente seu café é ruim...

 

kkkkkkkkkkkkkkkk :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto, é melhor se limitar a bom e ruim. Pro início basta, já que ruim deverá ser bem mais frequente se você tiver autocrítica.

 

Com o tempo, melhora. A autocrítica vai embora...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai em alguma cafeteria que venda seus gãos, como a Santo grão por exemplo.

Peça um expresso deles com esse grão e leve um pouco para casa, tente fazer seu expresso ficar igual ou melhor ao deles,

Como aprender?

1 - Tentativa

2 - erro

3 - análise do erro, nisso o fórum é bem útil

4 - correção do erro, idem

5 - descoberta de outro erro

6 - Repita desde o 3

 

Com o tempo você acaba melhorando o seu café, assim percebe facilmente quando algo deu errado.

Acho que a degustação melhora muito com o tempo, conforme você for conhecendo os sabores você irá avaliar melhor, não tem como você saber se algo é cítrico se nunca provou alguma coisa cítrica e se ninguém te disser isso.

 

Acho que também é bem válido que você faça um café comum e um desses especiais, alternando assim para poder aprender a degustar.

Eu recomendo fortemente o Ouro de Kaffa do carrefour (Membros com maiores experiências, não me crucifiquem =P).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou distinguindo alguns sabores graças às cápsulas de nespresso.
Ler antes quais sabores distinguir te deixa atento, e a variedade das cápsulas nos permite treinar.
Por exemplo, no rosabaya eu já consigo perceber a finalização de vinho.
No roma, notas de madeira. As outras, como frutas vermelhas, cacau etc eu ainda não consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei qual o padrão... Mas o de torra achei bem caro... :P

 

Mas claro que os cursos não são voltados para o barista doméstico... Talvez só o de Coados em Casa, claro :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de torra é o único que eu não tinha visto preço antes, mas o de barista e coado é o 3º lugar com preços bem equivalentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...