Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Perguntas: como funciona o despejo dos grãos torrados? Tem que tirar o tambor ou vai haver algo como uma portinhola para saída de grãos? No segundo caso, vai ter bandeja própria ou será a escolhida pelo usuário?

 

Sugestão: vi que vc está usando uns parafusos cônicos e eles têm ficado ressaltados. Na minha opinião "estética", isso deixa o visual grosseiro, com aparência de inacabado. No desenho acima, me pareceu que você planejou ou rebaixos para usar os parafusos, assim permitindo o assentamento completo. É isso mesmo? Se não, já pensou em usar parafusos de cabeça redonda (tipo "panela")?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Weiler, isso não são parafusos, mas rebites roscados. Os parafusos vem depois e com as devidas arruelas para dar acabamento.

 

Sim, o despejo é direto do torrador para a peneira. Venderei um kit com resfriamento integrado à parte. Mas o comprador pode qualquer peneira baixa.

 

Tanto a introdução como o despejo vão direto no tambor e do tambor. Vai um funil naquele corte redondo superior na parte traseira do torrador para ingresso dos grãos.

Os parafusos vão ser parecidos com os que estão no STC 4 versão 1.0

 

299bf51a9b82fcc6f376021a682d71fc.jpg

Exceto esses sextavados frontais porque essa peça frontal desapareceu na atualização

Ele vai ficar na altura do primeiro corte de chapas. Essa peça superior foi absorvida e realocada atrás do torrador. Daí o funil de entrada ter ido para lá, pois é ele que controla o tanto de ar frio que entra no torrador, a comando do operador, para se misturar com o ar quente circulado pelo ciclone.

Tem varias outras otimizações que vou explicando aqui.

Quanto aos parafusos, ainda em dúvida que tipo vou utilizar, se com cabeça chata ou cônica. O problema é que a cônica é muito mais caro. Vai depender do número final de parafusos de cada tipo (há furos M6, M8 e M4), sendo que todos são inox.

Observe que tem parafusos de dois tipos no STC 4 v1.0. Justamente para testar e ver qual vai ficar na versão a ser comercializada.

O visual montado vai ficar parecido com isso

 

604edaf4abab59da0e02e76af0e031cd.jpg

Mas com encaixe alen ao invés de Philips

Entrada

 

7310381f0698d81aaccb6bfd32ebb5b5.jpg

 

Só que, como disse, na parte superior traseira, ao invés de, como na foto, superior frontal.

 

Saída

 

84a0c8e12aee0fc5ac45b4779690791b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

Estou quase concluindo o projeto, para calcular o peso aproximado. Mas, certamente vai ficar razoavelmente mais leve que o STC 4 V 1.0, que conta com aproximadamente 10kg. Estimo emagrecer o torrador uns 3 a 4kg. Tem medidas aproximadas de 44cm de comprimento (do fundo até a frente), 40cm de altura por 15 cm de profundidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, você tá pensando em usar parafusos desse tipo aqui (só que adicionando arruela)?

produtos-allen-cabeca-abaulada.jpg

 

Se for o caso, tá uma olhada nesse tipo aqui, que tende a ficar mais bonito e dispensa arruela:

motores-partes-en-acessorios-motos-69940

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral.

Conheço os dois tipos. O problema é que o rebote roscado exige furo para a aba que faz a "solda" com a chapa rebitada de dimensão bem grande, normalmente maior do que a cabeça do parafuso que serve no rebite. Daí a necessidade do uso de arruela. Por exemplo, um rebite m6 exige furo de 11,8mm na peça que vai ser parafusada na chapa rebitada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uns parafusos M4x20 de cabeça allen 4mm em que a cabeça tem 15mm de diâmetro. Achei numa casa de parafusos perto de casa.

 

Parecido com o parafuso na última coluna da direita, na quarta posição de baixo pra cima:

Parafusos2.jpg

 

Esse não daria conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

Até achei um flat head lá no Reino Unido que daria para usar (m6). O problema é o preço escatológico. Coisa de mais de 100 euros 100 unidades, e, isso sem impostos.

 

Achei na China esse aqui. Como não tinha as medidas no anúncio, comprei 12 unidades (17 pratas) para averiguar aqui.

 

c66018a59546bffe7935da1ae6fb3cf2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse modelo, hein? Bem bacana.

 

Se é M6, pelas fotos, a cabeça parece ter mais uns 5 ou 6 mm de raio extra além da rosca... deve dar entre 15 e 18mm de diâmetro na parte mais larga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

Grande parte deles comprei aqui. O problema é que o preço é mais ou menos o dobro. Para vc ter uma ideia, outro dia desses comprei 20 parafusos ao preço de 100 parafusos trazidos da China. Detalhe: são exatamente iguais.

Aqui em BSB então, só tem uma loja que vende parafusos inox. Então, ela dita o preço que quer cobrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, aqui na minha região temos muitos fabricantes de máquinas e por sorte temos umas fábricas de parafusos bem próximas também, então o mercado aqui de parafusos é bem abastecido e com preço legal.

 

Entra em contato com esta empresa aqui, eles atendem pequenas quantidades:

 

PHE indústria de ferragens (conhecida tb como BRAÇO FERRAGENS)

(47) 3544-0649 (falar com Flávio)

flavio@phe.ind.br

 

Só como referência, pago em torno de 0,26 centavos num allen inox M3x10 e 0,85 centavos num allen inox M6x50, ambos em inox.

 

Eles tem toda variedade de cabeça abaulada, cabeça escareada, etc. Pode tb enviar uma foto do que você precisa e ele tenta conseguir se for algo diferente.

 

Só tem que avaliar a quantidade que você vai comprar para viabilizar o frete. Mas acredito que gaste uns 30 a 40 reais num PAC para comprar alguns quilos de parafusos, que te serviria para montar uma dezena de torradores.

 

Eles entregam gratuitamente aqui na nossa empresa (independente de quantidade/valor), aí posso fazer a postagem para você por correio se você precisar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas... :lol: Esses 5%, se for em meses, e se contar desde o STC Uno, de uns 20 meses atrás, implica em pelo menos mais 1 mês... :o

 

;)  Anunciei meu interesse lá atrás, depois de Rodrigo, Burny e Igor (e talvez mais alguém, não lembro), então devo conseguir um torrador do Guilherme antes de pegar o Bravo Debut... :D

 

 

 

E só agora me toquei, relendo algumas coisas já postadas (estava procurando aquele vídeo com edição hollywoodiana que o Mestre Torres postou anos atrás) e reli a explicação do nome: não havia me tocado que a Baratza tinha se apoderado do nome do Guilherme pra batizar o moedor novo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu na Revista Espresso: Mini Torrador Ikawa, pré-lançado na SCAA 2016.

http://www.ikawacoffee.com/

 

Torra em casa é possível?

Para o novo torrador Ikawa, sim.

Chamou atenção ao andar pelos estandes da SCAA o aroma de café recém-torrado que vinha dessa inovação. Em vias de ser produzido em larga escala, após uma campanha de sucesso no Kickstarter, o projeto tinha como meta arrecadar US$ 80 mil e já bateu mais de US$ 120 mil.

O equipamento é compacto e torra 60 gramas de café verde pelo tempo de três a dez minutos. Por um aplicativo é possível controlar os perfis de torra. O conceito foi criado pelo inglês Andrew Stordy, quando estudava na Royal College of Art de Londres, e recebeu suporte de James Dyson e depois de Rombout Frieling. O minitorrador é bem simpático e dá vontade de tê-lo em casa para fazer alguns testes.

post-5707-0-49155200-1463202364_thumb.gif

post-5707-0-96645800-1463202382_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Lisboa, esse torrador já foi bastante discutido na época do Kickstarter, e teve até tópico próprio, e na época foi citado também nesse mesmo tópico, algumas páginas pra trás... ;)

 

Muito, muito caro. U$500 na época do KS e previsão de U$ 750 no mercado... Pra trazer legalmente chega aqui por uns 6K reais e torra 60g de cada vez. :rolleyes:

 

Pelo menos é "bunitin qui dói"... bem elegante. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, desculpe a nossa falha, mas logo depois que postei achei que já tinha visto pela fotinha no site deles (óbvio) em algum lugar por aqui no CdC. Mas é que agora tem ares de produção oficial e definitiva em grande escala, além da aparente boa receptividade na SCAA 2016. Vou ler os tópicos sugeridos, pois daqui uns 2 anos pretendo entrar neste mundo da torra (mas de repente pode ser no mês que vem rsrsrs), depois que meu paladar estiver minimamente apurado e eu estiver dominando melhor extração (e não vice-versa). Vamos dominar uma coisa de cada vez, e eu já tenho dois grandes desafios em curso. Torrar - e muito bem - é uma verdadeira arte, para a qual ainda não tenho energias (nem grana) para nela despender.

 

Grande abraço,
Lisboa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

O processo é demorado mesmo. Mas isso é necessário para não rolar mico em um lançamento apressado.

 

Agora, no entanto, estamos mesmo no final dos 95%. E esses 5% vão ser bem mais rápido. Mais um ou dois anos e sai (RSSs). Brincadeira. Acredito que em um mês esteja sendo comercializado. Vai ser uma produção aos poucos (um torrador por mês). Ao menos até que eu sinta firmeza em importar grandes quantidades das peças.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

98% concluído. Faltam, agora, apenas a portinhola, o tubo amostrador, o funil e os pés.

 

Breve vislumbre 3D do torrador

 

http://www.youtube.com/watch?v=TDbOB2SG2_w

 

 

Guilherme

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, tem sim. Outros torradores que não são usam chama externa e a gás.

 

Poderia fazer de vidro, mas, aí, não daria para retirar amostras. Esse torrador é de prova. Vc vai tirando amostras a partir de um dado momento para definir qual é o melhor perfil do café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...