Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Fora a portinhola, cujo orçamento ainda não recebi da fábrica. Ficou tudo pronto. Instalei o ciclone (tive um pouco de trabalho na escolha do melhor motor (mais $$$)) e está tudo funcionando bem.

Seguem fotos (um pouco sujo):

58399dd3d379a46921e87e5164177156.jpg

 

1c5c4ac0179935477bda8132b3e68d1a.jpg

 

067ef4ef13f7cfa9a4f80ce521ab73f3.jpg

 

59d934a079f74655a4e61504c7bfc3f3.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GUI! Parabéns. Tb tô na fila do torrador.. Se o meu orçamento permitir.. Tem uma quantidade mínima de café para a torra ficar legal ou da pra fazer legal com batch de 100-150g?

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz minha primeira torra pós conclusão do projeto. Ficou exatamente como desejava e estimava sobre o comportamento do torrador. Uma estabilidade excelente. Vejam no log, como baixei a potência e o torrador continuou acrescentando calor ao café, resultado do ciclone, porque, naquele momento, o ar estava devidamente aquecido. Ainda tenho que fazer muitos testes para entender bem o comportamento do torrador, como me antecipar e definir o perfil que quero chegar.

Como o torrador é a tambor, tem um comportamento bem similar a outros a tambor que já vi. Uma inércia bem característica que você tem que antecipar o movimento para colher o resultado.

 

47844c38ac34729deac2bce1f0921bd5.jpg

 

3a93c179ea7c0eb37e3aa6e3f3b33458.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana Guilherme!

 

Pelas imagens não consegui entender como funciona o sistema do ciclone. Imagino que uma das funções dele seja coletar as películas, certo? 

Ele também gera fluxo de ar ativo dentro do tambor, re-circulando o ar da RC, ou é só uma exaustão?

Pensou em algum sistema (mecânico) pra alterar entre re-circulação/exaustão? Talvez algo desse tipo pudesse melhorar ainda mais o controle da torra, permitindo re-circular o ar interno no início da torra pra ganhar ROR e abrir a exaustão no final pra segurar a ROR (e evitar que a temperatura continue subindo como relatou) e ainda expelir a fumaça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, ele tem como maior função a recirculação do ar. Bolei um sistema mecânico que é abrir a portinhola de entrada dos grãos. Mais ativo ainda é só retirar o amostrador. O ciclone puxa o ar por meio de um cano que se comunica com o tambor e retorna nas resistências. Como todos os canos dão no mesmo lugar (região central do tambor), abrindo ali, entra ar misturado. Não é suficiente para baixar rápido a temperatura, mas para oxigenar sim.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruben, fiz o teste que me solicitou. Torra 150g numa boa, com homogeneidade adequada.

 

O café foi o Unique decaf. 150g resultaram 128g, 14,6% de perda. Tive que maneirar no calor direto. Restritor fechado durante toda a torra.

 

ae35d55e6011283b7ee0f48719b4ab57.jpg

 

c4ea24cf9188d010d023fdb2347ec6c6.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de torrar levas de 200g, pela possibilidade de torrar cafés diferentes e tê-los sempre frescos para tomar em casa e no Trampo.

O torrador, no entanto, é bem capaz de torrar levas de até 400g (acredito que até mesmo um pouco mais). Acho que o melhor dele ocorre com levas de 290 a 300g. Todo torrador tem uma capacidade ideal. Acredito que a do STC4 seja essa.

 

Torrei hoje minha última leva do Rubi. Tinha 281,5g, então, mandei tudo para dentro do tambor. Ficou aparentemente uma boa leva torrada.

f21432c3121d9b4cfef849b8fd6eae74.jpg

 

5d93ebd6ec5ab7e1d3c232dbcbd96fde.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linha vermelha. Reta potência. No load estava em 50%, depois foi para 100%. Depois baixei para 50, 0, 30 e 0. Linha azul reta é o ciclone. Este sempre em 100%

A linha rosa é a ROR do BT. No ponto mais baixo no final estava em cinco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A violeta ou rosa é a razão de subida da temperatura; marca em graus por minuto e leva em conta sempre os últimos sessenta segundos

A vermelha mais acima é a BT e a azul a DT (temperatura na parte mais elevada interna do tambor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Primeiramente, parabéns pela conclusão do projeto.

 

Dei uma rápida lida das últimas páginas e fiquei com algumas dúvidas:

 

- quais as dimensões exatas e o peso?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciclone é no topo. Foi por economia e estética. Embaixo, nesse projeto, remeteria a cano externo aparente aumentando a profundidade. O módulo da frente é para esconder os vários canos que vão para o ciclone, funil de carregamento de grãos e amostrador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tive o prazer de receber o Igor aqui no meu prédio. Fizemos 7 torras na sequência (uma em seguida à outra), testando, com isso, exaustivamente, a capacidade de torras sucessivas do torrador. Foi bem legal. No final o filtro do ciclone ficou bem cheio de películas. No entanto, isso não chegou a atrapalhar o fluxo de ar, que se manteve adequado em todas as torras.

Valeu Igor!

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele me mandou umas imagens Guilherme,muito legal, belas torras. Agora estamos aguardando o lançamento. Só pra concluir essa vai ser a versão definitiva?O torrador está pronto, da maneira que será vendido pros clientes?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...