Ir para conteúdo

Regulagem moinho - Saeco Estro Profi


Postagens recomendadas

Galera Boa noite, estou com uma dúvida, quando adquiri a Saeco Estro, o moinho veio travado na regulagem 4, perguntei para a dona e a mesma me informou que quem vendia o grão comentou que o melhor seria a regulagem número 4, pesquisei aqui, e em outro lugares e percebi que de acordo com a extração, espresso, coado, french press, italiana, essa regulagem tem q ser alterada para mais fino ou a moagem mais grossa.

 

Ainda não mudei a regulagem, até porque estou tendo uma extração legal, depois de várias tentativas, e estudo do perfil da temperatura da máquina já que a mesma não possui um mostrador, estou utilizando a a regulagem 4. Gostaria de saber se alguém sabe dizer como usar essa regulagem se aumentando ele engrossa o pó e diminuindo afinaria.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não queria perder o grão, mas vc tem razão, vou precisar fazer alguns testes. Mas ainda sim, vou adqurir pelo menos um termômetro para ter certeza da temperatura. Outra questão, essas máquinas podem ser feitas aquela primeira extração sem pó, só pra sair a água quente? ou é indiferente nas semi automáticas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer isso, e sobre a questão de extrair somente água quente, é necessário nas semi automáticas, ou é indiferente, eu senti que deu uma melhorada pelo menos parece que limpa ela.

 

Se está extraindo legal não precisa mudar.

A não ser que queira moer nela pra outros métodos.

tente moer em 6 ou 7 para coado.

 

Desculpe eu não me expressei bem, ele veio já marcado nessa regulagem, consigo mexer sim.

 

Como assim travado? Você não consegue mexer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mude a vontade e seja feliz. 

A gente não pode se limitar às coisas pré-configuradas.

Experimente, tente, faça diferente. Moa superfino e faça um ristretto.

Moa mais grosso e tire um lungo. 

Cada grão tem um sabor específico numa certa moagem, esperando para ser descoberto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera, ontem adquiri 350 gr do grão com torra escura, gourmet chocolate intenso, diretamente do curto café.

Bem, minhas impressões ao moer o mesmo com a regulagem 4 foi que tentar extrair um ristretto, o tempo de extração foi muito superior ao do grão com torra clara que tinha adquirido anteriomente.

Minha dúvida é se a torra influencia na extração(pergunta de iniciante mesmo), ja que com a mesma regulagem eu extrai o outro grão com torra mais claro mais rápido, ou se por acaso não seria só retornar pra regulagem anterior eu teria que fazer algum outro tipo de procedimento no moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mantendo a dose, torras mais claras tentem a exigir moagem mais fina para se conseguir a mesma relação massa extraída / tempo de extração.

 

Franklin, perca o medo de testar, marque a regulagem atual do moinho em algum lugar (caso queira voltar no futuro e não lembre) e mude sem dó. Teste, mude de novo, veja o que acontece, experimente os resultados, tente tirar conclusões. Claro que buscar informações no fórum é excelente, mas, na minha opinião, o aprendizado que você ganha com experiências próprias costuma ser melhor do que o que absorve só com leitura. Entender teoricamente como a extração funciona é ótimo, mas ver acontecer normalmente esclarece muitas coisas que podem ser mais chatas de compreender apenas lendo.

 

Os dois links abaixo são boas referências teóricas pra começar, se eu fosse você leria os 2 e saia testando tudo em casa pra conseguir compreender, na prática, o que está descrito ali. Quando conseguir, te garanto que não esquece mais. ;)

 

Tutorial do Café Expresso

 

Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mantendo a dose, torras mais claras tentem a exigir moagem mais fina para se conseguir a mesma relação massa extraída / tempo de extração.

 

Franklin, perca o medo de testar, marque a regulagem atual do moinho em algum lugar (caso queira voltar no futuro e não lembre) e mude sem dó. Teste, mude de novo, veja o que acontece, experimente os resultados, tente tirar conclusões. Claro que buscar informações no fórum é excelente, mas, na minha opinião, o aprendizado que você ganha com experiências próprias costuma ser melhor do que o que absorve só com leitura. Entender teoricamente como a extração funciona é ótimo, mas ver acontecer normalmente esclarece muitas coisas que podem ser mais chatas de compreender apenas lendo.

 

Os dois links abaixo são boas referências teóricas pra começar, se eu fosse você leria os 2 e saia testando tudo em casa pra conseguir compreender, na prática, o que está descrito ali. Quando conseguir, te garanto que não esquece mais. ;)

 

Tutorial do Café Expresso

 

Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor

Obrigado meu camarada, irei fazer isso, sem medo ! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...