Ir para conteúdo

Sobre a Pré infusão na La Marzocco GS/3

Victor D.

Postagens recomendadas

Faz algum tempo que quero escrever sobre minha experiências com a PI da GS/3 mas quem tem tempo?

Como alguns de vocês sabem, eu instalei minha GS/3 MP na rede hidráulica e, com isso, tenho um pré infusão gradual que se estabiliza em 2,7 bars.

Essa rampa varia dependendo do filtro e quantidade de café indo de 6 à 10 segundos. Descobri que ela pode ser bastante encurtada se eu ligar a água quente da máquina durante a PI, a água quente utiliza a bomba que acaba aumentando a pressão de todo os sistema, diminuindo o tempo da rampa para 3 à 6 segundos.

Minha primeira impressão com a utilização da PI é que a moagem é sempre bem mais fina do que para a rampa padrão da máquina, se usar a moagem que uso na PI e ligar a máquina eu quase travo a máquina, vai demorar uns 15 segundos para sair umas gotinha mirradas do portafiltro.

Isso tem duas consequências imediatas, pela moagem mais fina o café tem mais corpo mas, por outro lado, os sabores saem mais misturados, com menor clareza do que a rampa normal. O inverso, claro, também se aplica, na rampa normal, usando-se uma moagem mais grossa, o café sai com os sabores mais definidos e menos corpo.

Uma vantagem que vi na pi é uma maior tolerância da máquina a pequenos erros no ponto de moagem. Na rampa normal, se moer um pouquinho mais ou um pouquinho menos, a diferença no tempo de extração muda bastante, já com PI e mudança é bem menos brusca e isso é interessante pois menos cafés vão para a pia.

A parte complicada é que é difícil ficar alternando entre uma e outra. Digamos que fez a pi mas gostaria de sabores mais definidos, dificilmente acertará de primeira a extração normal e aí, vai um café para a pia. Isso tornou também muito difícil, ou melhor, trabalhosa a comparação, eram vários cafés atá acertar a extração com PI e sem e quando se acertava a segunda, a primeira já estava fria, tornando impossível a comparação direta.

Quanto à função mais conhecida da PI, que é diminuir as canalizações, não posso falar muito a respeito, não tenho o portafiltro sem fundo da LM (caro demais) e, também, não tenho tido muito problema com isso em nenhum dos métodos. Nem tanto por habilidade minha mas, acredito eu, por eficiência na distribuição da água.

Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aqui.

Um grande abraço a todos.

Victor

• Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma experiência com a maquina que modifiquei e usamos no trabalho. Pior é que dá para escolher a pressão, e fica difícil dar a dica para os outros bebedores de quanto de pressão e quanto tempo.

A rampa suave tambem da pré para a pressão total é bem bom.

Também estou de Portafiltro com fundilhos...

Link para o comentário

Ao invés de usar po mais fino com a pré infusão não pode diminuir a pressão da extração um pouco na GS/3? 

Link para o comentário

Também tenho vontade de ligar a minha na rede hidráulica para testar a PI e avaliar se há vantagem ou não.

Se perder  clareza e definição dos sabores já acho que não vale a pena, fez algum teste moendo um pouco mais grosso utilizando a PI para ver se não ameniza nesse sentido? 

Seria legal ter um PF naked, não acha algum genérico e bem feito com um preço mais em conta?

Link para o comentário

Roger, você pode usar menos tempo de pré-infusão se não quiser afinar tanto o pó. No seu caso, o grupo já tem a câmara de pré-infusão, que deve dar uns 4-7 segundos de pressão menor. Se usar a rede, vai ser mais longo esse tempo de encher a câmara, mas é interessante também.

Márcio.

Link para o comentário

.... Quanto à função mais conhecida da PI, que é diminuir as canalizações, não posso falar muito a respeito, não tenho o portafiltro sem fundo da LM (caro demais) e, também, não tenho tido muito problema com isso em nenhum dos métodos. Nem tanto por habilidade minha mas, acredito eu, por eficiência na distribuição da água......

Victor

Victor,

Ótimo tópico.. 

Comprei um porta filtro naked em uma loja virtual na Alemanha, http://cafe-kultur.de/collections/portafilter-1/Portafilter+Bottomless, indicada por alguns colegas aqui do fórum, eles tem o LM original + filtro por um preço até bom, e sobre o preço anunciado ainda tem desconto de ~20% de VAT. Talvez vale a pena você dar uma olhada. 

Link para o comentário

Falando do outro lado da moeda, a Elektra, que não tem pré-infusão (apesar de ter uma rampa de pressão até gentil diante dos restritores que o Márcio instalou) nem OPV, pode se revelar um pouco rebelde em extrações de fluxo mais alto com certos cafés. Com extrações lentas não acontece, e quando fiz alguns testes de PI com o PWM, as impressões são parecidas com as de vocês.

Interessante é que com os testes que fiz com filtro de papel no espresso também precisei afinar um pouco a moagem (mas não tanto) e também consegui shots com menos corpo e mais separação de sabores.

Link para o comentário