Ir para conteúdo

Como regular o Hario mini?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Com dois ou três cliques fiquei mais de cinco minutos moendo! :) daí comecei a partir do principio de conseguir encher o recipiente em mais ou menos 300 voltas. Para isso cheguei no 7o. Clique! Enchi o filtro, calquei, tirei o excesso e apenas uma leve pressionada para ficar liso e plano. Foi o melhor resultado ate o momento, já consegui uma crema com "cara de expresso" com pouquissima s bolhas e bem pequenas. Continuarei testando, não estou satisfeito.

 

Bom Dia!

Primeira pergunta: A torra é recente?

Coloque no Click 5 ou 6 no máximo.

Filtro duplo com 14 gramas.

Experimenta ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô.. Eu tirei o aparato pressurizador do pf da Poemia..

 

Bom Dia!

O Rodrigo esta falando em filtro pressurizado e não pressurizado, não em porta filtro, pois o filtro é que é ou não é pressurizado. Atente para esse detalhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Bom Dia!

O Rodrigo esta falando em filtro pressurizado e não pressurizado, não em porta filtro, pois o filtro é que é ou não é pressurizado. Atente para esse detalhe

 

Morato, apenas fazendo uma observação. No caso do sistema da Poemia, que é diferente de outros sistemas, quem é pressurizado é o pf e não o filtro. Os filtros da Poemia são filtros comerciais. Quem faz a função de pressurizador é um aparato no interior do pf. Neste caso é só removê- lo. Sacou?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Miyamoto, ainda não acertou o tempo?

 

Use 12 gramas, 1o click. Deve demorar mais do que os 25 segundos.

 

Agora vá subindo um click por vez até dar menos que 25 segundos e aí não mexa mais na regulagem do moinho.

 

Vá subindo de 1 em 1 grama até dar mais que os 25 segundos.

 

Finalmente diminua 0,5 grama e o tempo deverá estar ok.

 

Sérgio, até pensei que seria mais fácil. Usando as 12g ajustei o Skerton em certo passo é mói. Extração com 56s. Pensei: vou aumentar um passo para ver como fica. Resultado? Extração em 16s. E agora? Rsrsrs Vou ter que deixar o Skerton stepless para conseguir a moagem de 25s com 12g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morato, apenas fazendo uma observação. No caso do sistema da Poemia, que é diferente de outros sistemas, quem é pressurizado é o pf e não o filtro. Os filtros da Poemia são filtros comerciais. Quem faz a função de pressurizador é um aparato no interior do pf. Neste caso é só removê- lo. Sacou?

 

Abraço

 

Cara não sabia disso, desculpa ai, achei que sua máquina seria iguais as outras, ou seja, os filtros que são ou não são pressurizados, foi mal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!

Primeira pergunta: A torra é recente?

Coloque no Click 5 ou 6 no máximo.

Filtro duplo com 14 gramas.

Experimenta ai

 

Boa tarde!

Quanto a torra, não sei! rsrs A euforia era grande pra testar que comprei o grão em uma cafeteria perto de casa e nao me ative a isso.

No click 6 eu consigo extrair +-60ml em +-30s com 15gr. O curioso é que se eu utilizar o tamper para aplainar, a extração fica só no gotejamento... (dá a entender que a moagem está muito fina não é? mas está no click 6!) Agora se eu apenas calcar e alisar com o dedo mesmo sem pressão alguma, aí sim, consigo a extração que disse.

 

Pode me recomendar algum café de qualidade com torra recente para que eu possa comprar e eliminar mais essa variante?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, tente dar 2 ou 3 cliques, nao coloca muita pressao, só assenta o cafe e da uma aplainada pra superficie ficar "lisinha"....faça o teste ai..

 

Com 2 ou 3 cliques é um sufoco danado! Leva uma eternidade e só fica no gotejamento... Será q o meu hario tá bichado? tem cliques de mais? rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BarãoBH estou com o mesmo problema na Poemia. Já tentei várias moagens, com várias quantidades de pó e ainda não consegui um bom resultado. A diferença que ao invés do seu super amargo, o meu está super ácido. Em quanto tempo está extraindo?

 

Olá!

A Luta continua! :)

No momento consegui extrair na faixa dos 30s. Mas foi no 6o click! E sem usar o tamper, pois se uso, fica só gotejando e vou conseguir extração de 30ml em 60s... rsrs Coisa de louco isso. Quanto ao amargo, até que deu uma amenizada, mas a crema logo se desfaz e ainda tá longe de um bom expresso. Vou comprar café de qualidade, de preferência recomendado pelos colegas experientes aqui do CDC.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BaraoBH,

Se esta saindo gotejando é que ainda esta muito fino.

Café de supermercado muito dificilmente vai ser bom e fresco.

Café bom e recém torrado tem bastantes, anunciados aqui nos Classificados e também podes verificar no tópico dos 100 melhores cafés.

Compras pela internet, o que acaba custando mais caro é o frete ...

Boas cafeterías e alguns comércios gourmet, especialmente os que torram, costumam ter cafés bons por volta do R$50 - 70 o Kg.

E aconselhável comprar pouca quantidade, 250 - 350gr por vez, mais ou menos o consumo de uma semana.

Da uma olhada no tópico de cafeterías de tua cidade.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Quanto a torra, não sei! rsrs A euforia era grande pra testar que comprei o grão em uma cafeteria perto de casa e nao me ative a isso.

No click 6 eu consigo extrair +-60ml em +-30s com 15gr. O curioso é que se eu utilizar o tamper para aplainar, a extração fica só no gotejamento... (dá a entender que a moagem está muito fina não é? mas está no click 6!) Agora se eu apenas calcar e alisar com o dedo mesmo sem pressão alguma, aí sim, consigo a extração que disse.

 

Pode me recomendar algum café de qualidade com torra recente para que eu possa comprar e eliminar mais essa variante?

 

Abraço!

Vc esta em BH? Caso positivo vá até ao Supermercado Verde Mar e compre café torrado, la as torras acontecem todos os dias, peça para te fornecerem um café torrado com uns 07 / 10 dias no máximo, vc conseguira bons expressos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morato, como é a torra do Verde Mar? Qual grão?

Cara, lá eles torram todos os dias, desta forma torra sempre novas... Torra média para expresso .... Grão do sul de minas e mogiana... eles tem um blend deles também... e tem um la que gosto muito " mineirinho" o café lá é bem bacana, principalmente no que diz respeito a torra que é sempre nova , preço por 250 gramas não chega a R$ 10,00 , o preço também é muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Vc esta em BH? Caso positivo vá até ao Supermercado Verde Mar e compre café torrado, la as torras acontecem todos os dias, peça para te fornecerem um café torrado com uns 07 / 10 dias no máximo, vc conseguira bons expressos

 

Muito obrigado pela dica! Essa semana irei ao Diamond Mall. Lá tem verdemar!

Se eles moerem na hora, vou pedir pequena quantidade para me auxiliar na minha moagem. Um comparativo.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela dica! Essa semana irei ao Diamond Mall. Lá tem verdemar!

Se eles moerem na hora, vou pedir pequena quantidade para me auxiliar na minha moagem. Um comparativo.

 

Abraço!

Vá no da Av. Nossa Senhora do Carmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, finalmente estou entendo um pouco das técnicas de extração. Após as suas dicas comecei a regular melhor o moinho para conseguir a extração com 12g em 25s. Mas só consegui fazer este ajuste após deixar o Skerton stepless. Apesar de ter feito uma extração de 45s com 15g pelo menos agora sei como resolver. Volto a agradecer de novo suas dicas. Eu estava ficando desanimado com as extrações já. Hoje devo ter feito uns 6 cafezinhos. Vou dar uma descansada e amanhã retomo os testes. Pelo menos consegui baixar a acidez e quase acertei um café bebível Kkkkk

 

Aproveito para deixar uma pergunta. O Hario Mini consegue fazer moagem para espresso sem nenhum mod? Os passos de ajuste (clicks) são curtos o suficiente para conseguir a moagem necessária? No Skerton isto não é possível. Cada passo é imenso e passa do ponto ideal. Só deixando stepless mesmo.

 

Aproveitando que tô puxando o saco, Alexandre Velloso muito obrigado pela dica. Eu acho que neste ponto o Skerton deva ser melhor que o Hario sim. Vou ficar com este é vender o Mini assim que chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito para deixar uma pergunta. O Hario Mini consegue fazer moagem para espresso sem nenhum mod? Os passos de ajuste (clicks) são curtos o suficiente para conseguir a moagem necessária?

 

Sim. Não há muito intervalo para ajuste, a faixa útil acabe se resumindo a um intervalo de 2 a 3 cliques, mas sim, funciona a contento sem nenhum mod. Mas ajustes finos tem que ser feitos na dosagem. O legal é que fazer um mod adicionando uma porca extra é muito fácil. Já fiz um post sobre isso certa vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho novamente pedir ajuda...comprei um Hario mini há +/- um mês, café da fazenda pessegueiro com data de torra 19/8/13. Tentei extrair alguns cafés com meu filtro pressurizado da Gaggia Dose, porém não dava certo. Então pedia ajuda e me indicaram aumentar os cliques no Hario, fiz isso, mas continuou dando errado. Na hora de extrair era tanta pressão que até o porta filtro se soltava do encaixe da máquina, parecia que a água não conseguia passar pelo bolo, daí diminuí a pressão no tamper, somente dava uma "plainada" no café, o que ocorria, tinha que ficar segurando o PF na máquina para não se soltar, mas acabava saindo água por todos os lados do PF!!! Desisti... Então comprei o filtro comercial duplo da Rancilo do Alexandre. Troquei somente o filtro não o porta filtro. Moí o café no 5 click do Hario, precionei com tamper, e fui extrair, resultado paredes e bancada da cozinha para limpar, o porta filtro se soltou da máquina, perdi o café e meu tempo limpando...mas não desiti, tentei novamente com o mesmo click de moagem, porém com menos pressão no tamper, resultado: fiquei segurando o PF na máquina, e saiu água/café por todos os lados do PF. Por favor peço ajuda, comprei o moedor manual para começar a extrair bons cafés, tb comprei o filtro se o problema era o pressurizado, não sei mais o que fazer...só falta trocar o PF por um sem fundo!!! Por favor me ajude....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho novamente pedir ajuda...comprei um Hario mini há +/- um mês, café da fazenda pessegueiro com data de torra 19/8/13. Tentei extrair alguns cafés com meu filtro pressurizado da Gaggia Dose, porém não dava certo. Então pedia ajuda e me indicaram aumentar os cliques no Hario, fiz isso, mas continuou dando errado. Na hora de extrair era tanta pressão que até o porta filtro se soltava do encaixe da máquina, parecia que a água não conseguia passar pelo bolo, daí diminuí a pressão no tamper, somente dava uma "plainada" no café, o que ocorria, tinha que ficar segurando o PF na máquina para não se soltar, mas acabava saindo água por todos os lados do PF!!! Desisti... Então comprei o filtro comercial duplo da Rancilo do Alexandre. Troquei somente o filtro não o porta filtro. Moí o café no 5 click do Hario, precionei com tamper, e fui extrair, resultado paredes e bancada da cozinha para limpar, o porta filtro se soltou da máquina, perdi o café e meu tempo limpando...mas não desiti, tentei novamente com o mesmo click de moagem, porém com menos pressão no tamper, resultado: fiquei segurando o PF na máquina, e saiu água/café por todos os lados do PF. Por favor peço ajuda, comprei o moedor manual para começar a extrair bons cafés, tb comprei o filtro se o problema era o pressurizado, não sei mais o que fazer...só falta trocar o PF por um sem fundo!!! Por favor me ajude....

 

Olá, Bom Dia!

Verifique se o porta filtro esta corretamente encaixado, pois estar se soltando assim a todo momento não é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então Morato, concerteza esta bem encaixado. A impressão que tenho é que tamanha pressão da água sobre o pó faz com que o PF vá se soltando do conjunto. Porque quando fico segurando o PF no conjunto ele não se solta, mas tb sai água e um pouco de pó por todos os lados do PF. Me representa que água não consegue passar pelo "bolo" não sei talves esteja moendo fino demais, mas já está no click 5 do hario, o que não é tão fino assim!!! Agora que estou com filtro não pressurizado e moedor, não consigo tirar um bom e belo expresso com crema. Preciso de ajuda!!!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pabi, sugiro um teste com café de mercado, já moído. Este teste funciona melhor com o filtro pressurizador, mas mesmo no despressurizador no máximo vai sair rápido demais. O que NÃO pode é esta lambança de vazar pra todo lado. O meu PF vazava no começo, porém era erro meu, eu não girava o suficiente para travar o PF.

 

Se mesmo com café de mercado (moído mais grosso) vazar, pode ser que o anel de borracha onde p PF encaixa esteja com problema. Se não vazar, aí voltamos a nos concentrar no moinho.

 

Boa sorte!

 

Um abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então Morato, concerteza esta bem encaixado. A impressão que tenho é que tamanha pressão da água sobre o pó faz com que o PF vá se soltando do conjunto. Porque quando fico segurando o PF no conjunto ele não se solta, mas tb sai água e um pouco de pó por todos os lados do PF. Me representa que água não consegue passar pelo "bolo" não sei talves esteja moendo fino demais, mas já está no click 5 do hario, o que não é tão fino assim!!! Agora que estou com filtro não pressurizado e moedor, não consigo tirar um bom e belo expresso com crema. Preciso de ajuda!!!?

 

 

Pabi, é como vc mesmo relata, o Hario no click 5 devrria estar moendo exemplarmente para se extrair um expresso, acreidto ainda que o problema esteja no porta filtro, borracha de vedação, algo que não esteja relacionado ao moer do café, é como a Anita também esta enxergando as coisas, faça o que a Anita sugere.

Mude o ajuste do Hario, vá para o click 06, 14 grs. de pó ao máximo, campactação média e veja o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, primeiro obrigado por me responder.

Já fiz este teste, comprei um café moido para expresso aqui em Porto Alegre/RS no Banden Cafés especiais, para testar no filtro duplo da Rancilio que comprei, compactei com o tamper, e a extração saiu certinho, o pf não saltou do grupo e também não precisei ficar segurando-o. No primeiro teste, compactei precionando bem o tamper no filtro, e extraiu sem problemas com o pf, demorou um pouquinho a mais do que no segundo teste, mas não vazou nada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...