Ir para conteúdo

Limpar resíduos minerais em máquinas espresso


CelsoTF

Postagens recomendadas

Pessoal deem uma lida nesses dois topicos :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1517-descalcificar-de-quanto-em-quanto-tempo/?hl=%2Bdureza+%2Bagua#entry36587

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/238-como-fazer-a-limpeza-de-máquina-doméstica/page-1?hl=descalcificação

 

Sem ler esses tópicos vai ficar complicado explicar , mas , de cara , vinagre vai deixar gosto de ...............vinagre no café por algum tempo e descalcificar após 80 espressos , só se vc usou agua do mar para fazer eles.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha antiga Delongui mandava fazer descalcificação a cada 2/3 meses , eu usei 9 anos com agua mineral sem nunca descalcificar , antes de dar ela para meu irmão eu abri a caldeira e estava limpa.

No Rio e SP a agua é "muito mole" , usando agua pelo menos filtrada eu acho dificil ter problema , mas se vc quiser faça uma descalcificaçãoa a cada 80 espressos e diga para nós o que acontece , vc seria o primeiro a ter essa experiencia.

 

Um hobbista como eu , faz uns 3 espressos por dia , isso vai dar uma descalcificação por mes.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, é minha primeira postagem aqui.

 

Não vi os links (meio corrido), mas já li muita coisa a respeito da descalcificação. É difícil encontrar o produto específico para isso, além de ser caro. Em suma, a recomendação é o uso de produtos ácidos, como o vinagre (não sei  se deixa cheiro) e ácido cítrico. O mais foi recomendado que encontrei foi o uso do ácido cítrico. Este produto é encontrado em pó em lojas de doces. É utilizado no preparo de alimentos como sorvetes e não é um ácido forte (o nome ácido pode assustar algumas pessoas, como eu, na primeira vez que li sobre isso - rssss). Minha máquina possui orientação passo a passo para o processo. A única coisa que substituí foi, ao invés de introduzir o produto específico (já é líquido) no compartimento de água, coloquei o pó (30 gramas) em um copo de água, misturei bem, esperei ficar bem diluído e introduzi no reservatório de água antes de iniciar o ciclo de descalcificação.

 

Segue um link com orientações também

http://espacocafe.blogspot.com.br/2009/08/descalcificacao-de-maquinas-domesticas.html

 

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De dois em dois meses é exagero, deve ter traduzido do manual sem adaptar para o Brasil.

Algumas regiões tem água calcária, e requerem mais cuidado, porém no resto a calcificação, quando existe, e bem leve e a descalcificação e feita muito mais espaçadamente e em caráter mais preventivo do que por real necessidade.

Ainda, o produto a ser utilizado depende do material da caldeira, se for cobre, inox, alumínio, latão, zinco, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...

Boa tarde,

Sou novo no mundo das cafeteiras. Comprei uma Oster Pimalatte faz uns 3 meses.

 

Faço em média uns 6 cafés dia.

 

De acordo com o manual, é necessário fazer a limpeza com o vinagre a cada 40 ou 80 doses, de acordo com o tipo de água, mole ou dura.

 

Em resumo, nesses 4 meses que estou com a máquina, já fiz o procedimento com o vinagre umas 3 vezes.

 

O problema é que a minha cafeteira está como se fosse entupida.

 

Para conseguir fazer um café com leite preciso ficar ligando e desligando várias vezes o botão ao gosto. O ladrão de água que ela tem está enchendo muito rápido. 

 

É como se ela tivesse empurrando a água e não conseguisse passar o café no filtro.

 

Já desmontei o filtro e fiz uma limpeza minuciosa, mas não melhorou nada.

 

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 24/10/2019 at 14:29, JucelinoCavalvanti disse:

Boa tarde,

Sou novo no mundo das cafeteiras. Comprei uma Oster Pimalatte faz uns 3 meses.

 

Faço em média uns 6 cafés dia.

 

De acordo com o manual, é necessário fazer a limpeza com o vinagre a cada 40 ou 80 doses, de acordo com o tipo de água, mole ou dura.

 

Em resumo, nesses 4 meses que estou com a máquina, já fiz o procedimento com o vinagre umas 3 vezes.

 

O problema é que a minha cafeteira está como se fosse entupida.

 

Para conseguir fazer um café com leite preciso ficar ligando e desligando várias vezes o botão ao gosto. O ladrão de água que ela tem está enchendo muito rápido. 

 

É como se ela tivesse empurrando a água e não conseguisse passar o café no filtro.

 

Já desmontei o filtro e fiz uma limpeza minuciosa, mas não melhorou nada.

 

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Nossa, colega, resolveu seu problema? Eu uso essa cafeteira desde outubro de 2019 todos os dias, ao menos umas 3 vezes por dia e fiz a limpeza somente hoje e apenas por prevenção. Comprei um pó no mercado livre. Espero que você tenha resolvido seu problema. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...