Santiago Luz Postado 28 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2014 Thiago, na verdade, o SLAP SHOT é composto por duas etapas: 1) bater o portafiltro (ou mesmo apenas o filtro) numa superfície, a fim de assentar/compactar o pó no filtro: https://www.youtube.com/watch?v=ro7lfjWTOdI#t=56 2) nivelar o pó com o tamper - sem necessidade de fazer força pra baixo, apenas com o peso do tamper, girando o tamper para nivelar o pó: https://www.youtube.com/watch?v=ro7lfjWTOdI#t=72 Não entendi porque você alterou mais de uma variável de uma vez. Você mudou o modo de compactação e aumentou a dose (10g para 12g). Provavelmente, o que provocou essa maior restrição do fluxo foi justamente o aumento da dose. O ideal, como eu falei antes, é mexer em uma variável de cada vez. Você mora onde em São Paulo? Está usando espresso de qual cafeteria como base de comparação ou objetivo? O sabor não agradou por qual motivo? Leitura recomendada para ajustar os parâmetros de extração baseados no sabor: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Silverio Postado 29 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 29 Agosto 2014 Tens razão meu caro, bronca bem dada... "uma variável por vez". Estou em São Paulo e não tenho uma base comparativa definida, particularmente eu gosto bastante dos cafés illy´s que a casa do pão de queijo tem... mas é dificil encontrar o grão deste café. Estou caminhando mais pelo sabor que me agrada, ele não agradou porque ficou forte e amargo demais, ou fica muito fraco e acido... Vou fazer novos testes e ler o link recomendado por você! Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 29 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2014 Hehehe.. Bronca é sacanagem. É só um toque pra você não ficar batendo cabeça à toa. No começo a gente se perde fácil porque é muita coisa pra controlar. Depois que chega nos parâmetros corretos, aí fica tranquilo. A impressão que tenho é que seguindo as dicas do link que eu passei, você conseguirá acertar sua extração. O interessante seria você provar uns espressos em cafeterias que servem cafés especiais (temos um tópico das cafeterias de São Paulo). E sugiro comprar cafés especiais de alguma das lojas online que estão listadas no fórum (tem um tópico disso também), pois pode ser que seja o café que você tem aí que não te agrade, e não o resultado do método em si. Boa sorte aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Bandeira Postado 3 Setembro 2016 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2016 Thiago, que café está usando? Torra mais clara e/ou antiga gera menos crema. Sobre achar forte, pode moer um pouco mais grosso e extrair maior volume em menos tempo. Há 2 tutorias de espresso, leu ambos? Pode também postar vídeo do seu procedimento de moagem e extração para o pessoal opinar. Opa, isso não tinha ouvido falar ainda... estou em busca da crema ideal e como não gosto de cafés fortes vinha optando por uma torra clara, então pode estar aí o meu problema... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas