Ir para conteúdo

Quantidade de Cafe para o Expresso


Postagens recomendadas

Thiago, na verdade, o SLAP SHOT é composto por duas etapas:

 

1) bater o portafiltro (ou mesmo apenas o filtro) numa superfície, a fim de assentar/compactar o pó no filtro: https://www.youtube.com/watch?v=ro7lfjWTOdI#t=56

2) nivelar o pó com o tamper - sem necessidade de fazer força pra baixo, apenas com o peso do tamper, girando o tamper para nivelar o pó: https://www.youtube.com/watch?v=ro7lfjWTOdI#t=72

 

Não entendi porque você alterou mais de uma variável de uma vez. Você mudou o modo de compactação e aumentou a dose (10g para 12g). Provavelmente, o que provocou essa maior restrição do fluxo foi justamente o aumento da dose. O ideal, como eu falei antes, é mexer em uma variável de cada vez.

 

Você mora onde em São Paulo? Está usando espresso de qual cafeteria como base de comparação ou objetivo? O sabor não agradou por qual motivo?

 

Leitura recomendada para ajustar os parâmetros de extração baseados no sabor:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens razão meu caro, bronca bem dada...

"uma variável por vez".

Estou em São Paulo e não tenho uma base comparativa definida, particularmente eu gosto bastante dos cafés illy´s que a casa do pão de queijo tem... mas é dificil encontrar o grão deste café.

Estou caminhando mais pelo sabor que me agrada, ele não agradou porque ficou forte e amargo demais, ou fica muito fraco e acido...

 

Vou fazer novos testes e ler o link recomendado por você!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe.. Bronca é sacanagem. É só um toque pra você não ficar batendo cabeça à toa. No começo a gente se perde fácil porque é muita coisa pra controlar. Depois que chega nos parâmetros corretos, aí fica tranquilo.

 

A impressão que tenho é que seguindo as dicas do link que eu passei, você conseguirá acertar sua extração. O interessante seria você provar uns espressos em cafeterias que servem cafés especiais (temos um tópico das cafeterias de São Paulo). E sugiro comprar cafés especiais de alguma das lojas online que estão listadas no fórum (tem um tópico disso também), pois pode ser que seja o café que você tem aí que não te agrade, e não o resultado do método em si.

 

Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Thiago, que café está usando? Torra mais clara e/ou antiga gera menos crema.

 

Sobre achar forte, pode moer um pouco mais grosso e extrair maior volume em menos tempo.

 

Há 2 tutorias de espresso, leu ambos?

 

Pode também postar vídeo do seu procedimento de moagem e extração para o pessoal opinar.

Opa, isso não tinha ouvido falar ainda... estou em busca da crema ideal e como não gosto de cafés fortes vinha optando por uma torra clara, então pode estar aí o meu problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...