Fernando Lopes Postado 29 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 29 Agosto 2014 Acho que o fato de a extração ter sido mais rápida na Fiamma se deve a (1) ela não ter OPV e (2) você ter mexido na OPV da Silver baixando a pressão máxima de extração. Provavelmente a relação moagem/dosagem que você usou criou restrição suficiente nesse filtro pra levar a pressão acima do limite da OPV da Silver e parte do fluxo começou a ser desviado. Como a Fiamma não tem OPV, ela continuou empurrando toda a água pélo bolo e, por isso, a extração chegou no mesmo volume mais rápido. Não tem problema nenhum nisso, é só uma questão de acertar melhor a relação dosagem/moagem na Fiamma, que provavelmente será diferente da usada na Silver, apesar do filtro ser o mesmo. Chegou a abrir a Fiamma já? Quando abrir, dê uma olhada se a bomba é da linha E4 ou E5, por curiosidade. O comportamento delas é bem diferente. Na minha cabeça já estava passando este pensamento... Sem dúvida estamos comparando duas máquinas diferentes em termos de pressão ! Neste momento, estou focado em conseguir uma repetibilidade entre as extrações, pois sempre quis conseguir esta façanha. Hoje cheguei a conclusão que ainda não dominei a Fiamma, mas chegarei lá Ainda não abri a máquina por falta de tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 29 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 29 Agosto 2014 Basicamente, a pressão e/ou o perfil de pressão são diferentes entre as duas máquinas, aí tem que ajustar moagem e dose de acordo, é isso, né? Isto mesmo ! Não tem jeito, cada máquina possui características diferentes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 29 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 29 Agosto 2014 Uma foto para ter uma ideia da extração na Fiamma ( Obatã Amarelo - Torrado na máquina de pão 14/08/2014 - Torra média) 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Coutinho Postado 30 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2014 Show de bola!! E o vapor dela já testou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 1 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Igor, O vapor é parecido com da Rancilio Silvia ! Ele é forte (para uso residencial), mas possui um tempo de fôlego...Funciona da seguinte forma: No painel frontal existe um botão com o símbolo de vapor, o qual deve ser pressionado até a luz de aquecimento apagar. Neste ponto, dou uma leve purgada e já inicio a vaporização em si. Em breve irei testar com leite(testei apenas com água e detergente). Queria trocar a ponteira original por outra. Estou em dúvida, talvez por aquela com um único furo, mas não sei se serve Detalhe da ponteira ligeiramente solta Sem a ponteira Estava vendo também outras opções como este de quatro furos no link abaixo http://www.espressoparts.com/F_134_LM Alguém indica a mais recomendada pro meu caso ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 1 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Dois furos no mesmo nível. Acho que que quando experimentar com leite vai ficar satisfeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Fernando, vou reparar na minha, acho que é quTro furos, se não me falha a memória é R$ 15,00 na Fiamma. Eu vaporizava na Gaggia com 1 furo e ficava bom, quando peguei a Vfa com 4 furos foi um bom tempo para me adaptar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leandro Marco Postado 1 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Parabéns Fernando pela máquina! Tenho certeza, que se continuar investindo tempo em conhecê-la, vai tirar cafés excelentes! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 6 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Tudo pronto para o teste de pressão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 6 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Estou usando um manômetro em Kgf/cm² Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 É quase a mesma coisa , considerando que vc obteve 12,5 kgf/cm2 em bar seria 12,25 bar. Se o manometro estiver calibrado , a pressão esta muito alta, tenta reduzir para 9,2 kgf/cm2 ou se preferir mais forte 11,2 kgf/cm2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 6 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Carlos, É isto mesmo ! O próximo passo é reduzir esta pressão, se é que vai dar, pois desconfio que ela não possui OPV. Vou ver se amanhã abro ela Estou tendo problemas em extrair cafés com torras mais claras, pois para equilibrar a acidez tenho que moer muito fino, a extração fica muito lenta e o café enquadra a acidez, mas fica muito concentrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 7 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 Abrindo a máquina Vista do topo Seta azul: Saída de vapor Seta vermelha: Termostato Seta verde: Termostato Seta preta: Termostato Bomba Ulka sem OPV na descarga Vista traseira Seta verde: Módulo de alarme de nível do tanque ( Nível baixo e muito baixo) Quando atinge o nível muito baixo, ele bloqueia a partida da bomba. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 Tampouco tem manômetro ? ... facilita bem para regular a pressão com o café. Para baixar a pressão e necessário moer mais grosso e/ou abaixar a dose ... Assim que faço com a Graef, e Rodrigo com a Electra Semi, não é difícil. Márcio poderia dizer se da para colocar um potenciometro na Ulka , para regular pressão ... Sei que ele tinha uma bomba que dava, mas não sei se com a Ulka funcionaria. Com menos corrente deveria trabalhar mais devagar , bombeando menos água e produzindo menos pressão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 E não poderia comprar uma Opv e colocar ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 Extrair a 12 Bar é que não dá, fica dificil conseguir extrair. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 7 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 http://www.espressoparts.com/R_1406?&search_id=2494231 Estou caçando uma OPV que trabalhe corretamente. Encontrei na espresso parts a da Rancilio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 7 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 E não poderia comprar uma Opv e colocar ? Gil, A OPV da Italian Coffee seria viável ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 Talvez, eu nunca procurei ela na maquina, vou ver amanhã e ligo perguntando o valor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Fernando, teve um cara que colocou uma OPV genérica na Graef, ele tirou a saída de água e colocou a OPV no lugar da torneira, a água excedente pingava diretamente na bandeja. Acredito que qualquer OPV para ULKA deva funcionar (talvez a da Gaggia seja uma opção) e a Fiamma parece ter bastante espaço interno. Colocando após a bomba, e colocando uma mangueira que deságüe na bandeja .. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 8 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Bernardo, Possui espaço sim ! O retorno da OPV penso em enviar para o reservatório de água (na Chef Crema Silver funciona assim). Vou procurar a da Gaggia para ver como é ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 8 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Talvez, eu nunca procurei ela na maquina, vou ver amanhã e ligo perguntando o valor. Dependendo pode até ser a da Fiamma Latina Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 É que o controle de pressão na Fiamma fica na bomba rotativa, não dá para usar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Ninguém simplesmente ligou um resistor em série com a bomba para deixá-la mais fraca? Não é tão ideal quanto uma opv que deixa a pressão limitada, mas pelo menos deixaria a pressão máxima mais baixa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 http://www.espressoparts.com/R_1406?&search_id=2494231 Estou caçando uma OPV que trabalhe corretamente. Encontrei na espresso parts a da Rancilio Fernando se vc vai importar uma OPV , compra logo uma de qualidade como da ECM , que permite uma regulagem facil (basta uma moeda) e vc pode afixar ela em uma face da maquina e regular a pressão sem precisar abrir : http://www.1st-line.com/store/pc/ECM-Germany-Complete-Expansion-Valve-230p4596.htm E como vc vai mexer compra tambem um manometro para facilitar sua vida : http://www.1st-line.com/store/pc/ECM-Germany-Pump-Pressure-Gauge-230p3813.htm Não precisa ser ECM , pode ser de outra marca tão boa quanto. Bernardo, Possui espaço sim ! O retorno da OPV penso em enviar para o reservatório de água (na Chef Crema Silver funciona assim). Vou procurar a da Gaggia para ver como é ... Não precisa fazer isso , basta comprar um T de plastico e colocar o retorno da OPV na aspiração da bomba , fun ciona assim na twin. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Nao esquece de levar essa bomba Ulka para o alistamento militar , ela já tem idade de servir ao Exército, Marinha ou Aeronautica. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 CaÊ: é arrimo de família.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Mas vai precisar do certificado de qualquer maneira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Mas não vai servir. Só vai lá buscar o papel. #quantabobagem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 8 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Ninguém simplesmente ligou um resistor em série com a bomba para deixá-la mais fraca? Não é tão ideal quanto uma opv que deixa a pressão limitada, mas pelo menos deixaria a pressão máxima mais baixa. Sérgio, Se eu for alterar a rotação da bomba, o correto seria alterar a tensão e a frequência. Neste caso usaria um circuito dedicado para o controle de potencia. De qualquer forma sua ideia de controlar a rotação é bem vinda, mas a OPV creio ser mais consistente. Seguindo a dica da OPV da ECM, dependendo posso deixar a parte da regulagem acessível, facilitando a regulagem, mas neste caso quero colocar um manômetro para saber a pressão da descarga da bomba durante a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas