sergio.m Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Tarcisio, para as mós conseguirem morder os grãos em moagem mais fina, motor girando devagar ajudaria. Encher o hoper de grãos também. Agora se o passo de 3 para 2 for grande demais, não teria jeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Pensei em encher o hoper, assim o peso não ia deixar o grão pular para fora. A próxima moagem vou fazer com um outro tipo de grão que acho que não é tão duro. Se eu enchesse o hoper de grãos, eu demoraria uns 3-5 dias para gastar tudo. Deixar o grão exposto assim não ajuda a envelhecer e perder as características do café? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 O meu fez isso de não moer os grãos, mas bem acima do ponto 3. Eu tenho usado ele entre 6 e 8, não sei se ele teve alguma regulagem ou se é por conta da máquina. No meu, entre 8-10, os grãos descem normalmente. Um clique abaixo de 8 e os grãos já não descem mais. Ele veio de fábrica com o parafuso de calibragem no furo do meio. Daí fiz aquela modificação do vídeo para o furo da direita. Está no padrão ou tem alguma coisa fazer para melhorar isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Deixar o grão exposto assim não ajuda a envelhecer e perder as características do café? Sim. Geralmente quando se ganha de um lado, se perde do outro =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 O meu eu fiz a re calibração e ate no 1 estou moendo. Utimente estou utilizando a calibragem no 4. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Não sei se o meu moedor veio já calibrado no fino ou no grosso. Uso a moagem 4 quando vou fazer double na chef crema (filtro comercial) e uso o 3 pra fazer single na pavoni. Provavelmente calibrado no fino? Estou imaginando eu lá em casa, enchendo o hoper, fazendo uma moagem no 2, esvaziando o hoper de volta pra dentro da embalagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Weiler. Você usa qual regulagem pra espresso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Tarcísio....é mais ou menos as minhas regulagens. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Weiler. Você usa qual regulagem pra espresso? Por causa do sintoma que descrevi, uso no 8, mas ainda não estou satisfeito com o resultado. Pouca crema. Não sei se estou errando no tamping ou na dose. Mas minha Poemia tem mods. PID, temporizador de extração e controle de pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Essa sua Poemia está turbinada. O Sérgio coloca um ponto que é a velocidade de rotação. O Tarcísio colocou um video de como regular. Agora....uma boa possibilidade é mandar pro Alexandre CEB ver o que está acontecendo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 19 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Janeiro 2015 Eu uso encore/poemia e a configuração varia de grão. mas geralmente uso 2 ao 4. E dependendo do grão realmente estando com o moedor cheio de café ajuda. E estou usando o encore com o mod para moagem mais fina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Eu acho que estava fazendo alguma coisa errada ou era algum bug do momento, mas ontem consegui moer normalmente no 2 - 4 - 6, sem pular os grãos. Simplesmente pesei 18g e moeu normal. Vai entender..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Fora do assunto atual, mas apenas uma curiosidade: Rause, Barista Coffee Bar e Santidade tem duas coisas em comum - as três cafeterias estão em CWB/região metropolitana e as três usam o Encore para moer para espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Luw, como acertam a dose? Moem direto no filtro e nivelam com os dedos? Ou pesam? Sei lá, parece que o encore não tem regulagem fina o suficiente para fazer espresso "direito" (a não ser que se altere a dose) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Como não Sergio.. Vários colegas aqui usam o Encore para espresso moendo doses de 18g... Não se esqueça que ele possui microregulagem.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Álvaro Gomides Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Me surgiu uma questão, por alguns motivos preciso de algo silencioso hehe, o Encore é? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Como não Sergio.. Vários colegas aqui usam o Encore para espresso moendo doses de 18g... Não se esqueça que ele possui microregulagem.. (pergunta retórica) Então, se de manhã o espresso estiver saindo em 25 s, de tarde passar a sair em 30 s, um passo de regulagem do encore vai corrigir? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Não saberia dizer, não possuo Encore. Não conheço os passos, mas acredito que seja menor que no Rocky.. Mas suponho que sim. E penso que da mesma forma que você nunca operou um Vario, imagino que também não o tenha feito com um Encore. Sendo assim, imagino que você esteja certo de um resultado sem ao menos ter testado anteriormente. Correto? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Aquela tabela que compara os moinhos da Baratza mostra que o passo dele é 23.7 um. Já do Vario, 4 um (esse é plano então para comparação consideremos uns 8 um de passo). No meu moinho, apesar de stepless, considero o passo setavel e mínimo adequado para espresso ser de 16 um. Por isso perguntei pro Luw como dosam. Vai ver corrigem esse passo mais grosseiro na dose... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Para ser sincero não sei se um passo iria resolver, eu costumo usar ele para fazer espresso em máquinas manuais. Eu corrigiria o problema diminuindo a pressão, talvez iria produzir um pouco menos de crema, mas conseguiria corrigir o sabor do shot. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Como não Sergio.. Vários colegas aqui usam o Encore para espresso moendo doses de 18g... Não se esqueça que ele possui microregulagem.. Se diminuir o passo, a rotação do motor e a calibragem deve resolver o problema de todo mundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Salve Duas notas. O Encore não possui micro regulagem O Encore é capaz de moer pó fino para espressos sem qualquer dificuldade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Alexandre, só esclarecendo que sabemos que ele mói fino o suficente para espresso. Agora se a regulagem tem fineza adequada para acerto de fluxo sem mexer na dose é o discutido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 No Vario muitas vezes tenho que fazer ajustes de um ou dois steps micro para acertar o espresso. Se os steps do Encore são 8 vezes maiores, acho só mexer com a dose resolve. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Alex.. A micro regulagem a qual me referi é o ajuste feito com a chavinha para manter a faixa de moagens mais finas.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Alguém chegou a diminuir a rotação do motor? Pelos manuais do encore ele pode ter esse problema de o grão não descer com torra escura ou grãos muito duros. A recomendação é diminuir a rotação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Pela minha experiencia com poemia/encore tem grão que só resolve bem mesmo aumentando a dose. Vale tentar com 18g 19g 20g e ver as diferenças. O que acontece as vezes tb é que como não tem micro regulagem se vc diminui um ponto começa a soltar bolotas em vez de grãos. Ai tem que dar uma dissolvida nessas bolotas e geralmente quando dá muitas bolotas pouca força no tamper é necessaria senão choka. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Salve Sérgio, mormente para quem não possui conhecimento para avaliar corretamente o problema. Certamente, com a granulometria adequada e correta ação de compactação, para uma mesma massa do pó, corrige-se qualquer erro de preparo. Guilherme, não há o "ajuste da chavinha" no Encore. Há, internamente, um micro parafuso que dependendo do ponto de fixação, alterará sutilmente a granulometria. Mas é necessário retirar a capa do moinho para realizar tal modificação. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Eu precisava criar coragem e abrir o meu para olhar. Tentei abrir uma vez mas não consegui destravar a tampa dele com a chave de fenda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 20 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 20 Janeiro 2015 Usei o Encore por vinte dias e gostei muito para uso doméstico, especialmente para coados e FP, deu conta direitinho. Também funcionou sem maiores problemas no espresso. No entanto os moedores cónicos grandes destacam e separam bem mais os sabores, distribuem diretamente no filtro e são sensivelmente mais eficientes, consistentes e rápidos além de muito mais sólidos ... A utilização do Encore para Espresso em ambiente comercial só se justificaria para um volume baixíssimo ou eventual de extrações diárias (para algum grão alternativo de pouca saída, experimentar se a torra ficou bem para espresso) ou de extrema economia (e bota extrema ...). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas