Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Kit da Melitta em porcelana. Vem com uma jarra neste material e o portafiltro também. Tradicionalmente o portafiltro da Melitta é em plástico, mas existe este de cerâmica, que supostamente segura mais a temperatura (mesma discussão de sempre), aqui no kit com a jarra. Usa filtro nº 4. Só não sei se a furação é aquele mesmo único furinho central, o que causa uma vazão bastante lenta. http://www.veniacoffee.com/shop/melitta-6-cup-porcelain-pour-over-brewer-with-carafe.html#full-description Custa 40 dólares e aceita também filtro permanente no lugar dos descartáveis. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Salve Ana Já a tive em minhas mãos e se bem me lembro, são 3 furos. Mas note que a granulometria do pó interfere mais na velocidade do fluxo que a área de saída. Proponho dois testes simples para se conhecer a vazão máxima possível do suporte para filtros Melitta e que, obviamente, servirá para qualquer outro modelo. 1 - Tampe com a ponta do dedo o orifício de saída do suporte. Sem filtro de papel encha-o completamente de água. Por fim, libere a saída d'água e observe a vazão que será máxima e constante até próximo ao esgotamento do líquido. 2 - Repita o procedimento acima, porém dessa vez use um filtro adequado ao tamanho do suporte sem pó. A vazão observada será a máxima possível em situação de uso. Assim, é possível inferir que, durante a extração, a diminuição do fluxo em relação ao resultado do 2º teste será sempre consequência da granulometria do pó utilizado. E é comum no Brasil o entendimento que o pó para coados deva ser fino quando, na verdade, com pó moído médio é possível obter bebidas mais vivas e vibrantes, sem qualquer traço de aspereza e saturação. Fica bem mais fácil perceber as características inatas do grão torrado usado. Bom indício é a granulometria usada em mesas de provas profissionais. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Alex, eu acho que é uma combinação (puro palpite meu). Tamanho do furo x granulometria. Se não fosse isso, a Melitta mesmo não faria este portafiltro com 3 furos. Ou o Hario não teria um furo maior. É um jogo, onde o tamanho do furo exige que você mexa no moinho para chegar no tempo (e sabor principalmente) que deseja. Meu Melitta hoje em dia tem o furo aumentado (alarguei com o ferro de solda). E tenho um portafiltro genérico, de cerâmica e antigaço, que justamente tem 3 furos. Tem várias rachaduras já. Algum dia a base vai separar do corpo, as trincas maiores estão ali. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Salve Ana. Os testes que propus servirão para demonstrar que a vazão possível é muito maior que a considerada lenta durante a extração. Assim, a modificação da granulometria será necessária para se obter a vazão desejada, até o limite máximo observado no 2º teste. A Melitta, sra. Metilla na verdade, foi que inventou o processo de coar com papel, Usou mata-borrão à época. A empresa é das maiores no ramo de café e a líder mundial de vendas, em especial, no segmento de suporte para filtro e filtros de papel. Possui em seus quadros engenheiros capazes que estudam e analisam os resultados dos aparatos que fabricam. Estou certo que o tamanho e a quantidade de furos é resultado de muitas pesquisas aplicadas. Não creio que haja qualquer problema aí. São as características do processo. Um único furo de diâmetro de 5 mm ou o furão de 20 mm do V60-2 não são por si a razão de um aparato ser melhor ou pior que o outro. Até porque a permeabilidade dos papéis empregados nos filtros de cada marca influencia a velocidade da vazão. Cada conjunto de suporte e filtro é concebido como um sistema e demandará adequação da granulometria. Independentemente do fabricante. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 No final, é questão de gosto: cada um usa o método que gostar mais. E nos tempos e com a granulometria que ofereça um resultado que agrade mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Para ilustrar, acabei de fazer com o Melitta 100, furo original, água quente. Sem filtro, 19 s Com filtro, 25 s No preparo de um café esses tempos não parecem ser importantes. O gargalo sempre será o pó. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 A maior diferença que vejo do Hario em relação ao Melitta é na segunda metade da extração. No Melitta, o fluxo cai bastante nessa fase, enquanto no Hario o efeito é bem mais sutil. É importante levar isso em conta na técnica de despejo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 No meu Melitta 100 eu fiz mais dois furos além do original. O tempo de extração ficou semelhante ao doo v60 1. Embora, em matéria de coados, o que tem me agrado mais é o bodum permanente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Olha a versão Bonavita: http://www.ebay.com/itm/Bonavita-V-Style-Dripper-4-size-BV4000V4-Porcelain-Manual-Pour-Over-Dripper-NIB-/281344732853?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item418173eeb5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Esse filtro tem um furo só. Eu tinha a versão de porcelana tamanho 100. Fiz até um review com fotos na época aqui no clube. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Esse filtro tem um furo só. Eu tinha a versão de porcelana tamanho 100. Fiz até um review com fotos na época aqui no clube. Salve Rafa. O suporte para filtros Melitta feitos em porcenala tamanho 101 contém apenas 1 furo, porém o tamanho 102 contém 3 furos. O tamanho 101: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 30 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Setembro 2014 Legal Alex, mas o engraçado é que o meu tamanho 100 parece diferente desse aí. Não sei se foi o jeito que bateu a foto, mas o meu é mais baixo que esse. Menos fundo...Esses da foto parecem bem mais fundos que os meus... Mas 3 furos ajuda bastante né... Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fcc Postado 4 Junho 2016 Denunciar Share Postado 4 Junho 2016 Pessoal, tem alguma loja aqui no Brasil que venda esse Melitta em porcelana ?? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Junho 2016 Denunciar Share Postado 17 Junho 2016 Palpito que não. Perguntei à Melitta do Brasil quando chegaria aqui e eles nem tinham previsão. Mas esta informação foi no começo do ano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fcc Postado 17 Junho 2016 Denunciar Share Postado 17 Junho 2016 @Anita, obrigado. Quando perguntei, resolvi pesquisar também e descobri que nem sombra por aqui em terras brasilis. Grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 24 Junho 2016 Denunciar Share Postado 24 Junho 2016 Tinha para vender no Jamboree de Brasilia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 24 Junho 2016 Denunciar Share Postado 24 Junho 2016 Foi sorteado Bernardo, não era destinado a venda não Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 6 Junho 2017 Denunciar Share Postado 6 Junho 2017 Para não bagunçar o tópico do jamboree vou postar no tópico certo sobre o kit melitta , o kit do jamboree é diferente desse vendido nos EUA , o americano tem um bico de bule normal , esse do jamboree não deixa o café pingar , a gota que sobra retorna por uma "vagininha" no bico. Não tenho duvida que um coado feito em um bule com vagina será maravilhoso , e se usar o cafe Panamenho tipo Boquete , aí então será o melhor coado do mundo. 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 [emoji2] [emoji2] [emoji2] Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TAMORIM Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MReis Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 Vix, agora tenho uma ideia porque a sua esposa quer saber nada do seu café e bebe Nespresso, CaÊ. Rsrs 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas