Ir para conteúdo

Bahia dominando Cup of Excelence


Postagens recomendadas

Salve

 

Atentem para o fato que o resultado postado na primeira mensagem é do concurso EARLY HARVEST

 

O resultado para o LATE HARVEST é o abaixo:

http://www.allianceforcoffeeexcellence.org/en/cup-of-excellence/country-programs/brazil-late-harvest/2014/

 

Brazil Late Harvest 2014

2014 Brazil Late Harvest Cup of Excellence® Competition

Winning Farms

The winning lots are coffees scoring 85 points and above in each cupping by both the National and International Juries. These coffees have each been cupped a minimum of five different times during the competition process.

Rank Size Farm Farmer Region Score

1 28 Nossa Senhora Aparecida Cinthia Dias Villela Carmo de Minas, MG 92.22

2 36 Fazenda Paraíso Antônio Fortes Bustamante Conceição das Pedras, MG 90.25

3 26 Sítio da Serra Márcio de Souza Franqueir Carmo de Minas, MG 90.19

4 30 Sitio São Francisco de Assis Marisa Coli Noronha Carmo de Minas, MG 89.94

5 32 Gleba Da Chacara Carolina Coli Garcia Carmo de Minas, MG 89.69

6 28 Sítio Santa Terezinha Edson Rosa Garcia Carmo de Minas, MG 89.38

7 22 Fazenda Recreio Homero Teixeira de Macedo Júnior São Sebastião da Grama, SP 89.06

8 24 Sítio São Sebastião Marlise Pereira Junqueira Cristina, MG 88.91

9 22 Sitio Dois Irmãos Guy Junqueira Villela São Lourenço, MG 88.59

10 24 Serra das Três Barras José Wagner Ribeiro Junqueira Carmo de Minas, MG 88.19

11 28 Sitio Santo Antonio Josdair Vicente Sandi Dom Viçoso, MG 86.78

12 26 Sítio Bela Vista Márcio Heleno de Carvalho Junqueira Dom Viçoso, MG 86.75

13 22 Fazenda Rainha Fazenda Sertãozinho LTDA São Sebastião da Grama, SP 86.66

14a 22 Sitio Caparaó José Carlos Pereira Araponga, MG 86.63

14b 30 Fazenda da Pedra Renata Guerra de Castro Carmo de Minas, MG 86.63

15 22 Pedra II Lilian Ribeiro Matuck Soledade de Minas, MG 86.22

16 38 Sítio Neneias Manoel Sebastião de Lima Araponga, MG 86.16

17a 26 Fazenda Sertãozinho Café Orfeu Botelhos, MG 86.06

17b 22 Faz dos Tachos Adelino R B Semboloni Varginha, MG 86.06 - à venda no Café Expresso Brasil crú ou torrado

18 36 Sitio Sao Bento dos Tachos Marvan Rabelo de Rezende Varginha, MG 85.91

19 50 Chapadao de Ferro Ruvaldo Delarisse Patrocinio, MG 85.78

20 44 Sitio Nossa S. Carmo Severino Breno Pereira Junqueira Carmo de Minas, MG 85.56

21 38 Sítio Rocinha Demétrio Flaviano de Oliveira Pedralva, MG 85.50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Burny.

Sim, a Diamantina é uma das 3 áreas do Planalto Baiano.

Esse mapa é interessante.

 

http://bsca.com.br/pdf-folder/mapafinal_estande_bsca_140425014150.pdf

 

Mapa-com-as-origens-produtoras-de-cafe-n

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse que ficou em primeiro lugar aí, no leilão é capaz de conseguir uns 10k pela saca heheheheh

Agora lhes pergunto, porque sempre a nota máxima fica em torno dos 94 pontos, nenhum café será que nunca chegou ou chegará a 100 pontos???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente difícil, o máximo que já provei foi um etíope de 96 pontos, talvez no COE africano as coisas sejam diferentes. A avaliação SCAA também muito mais severa que a do Brasil, tem cafés aqui com pontuações altas que nem seria classificados com especiais pela SCAA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu até um orgulho de ver cinco fazendas de Piatã na lista.

 

Na cafeteria trabalho com o Terroá e já trabalhei com o Rigno, e são cafés um tanto diferentes dos que já provei vindos de MG e SP.

 

Provei um de Rigno recentemente, que, não duvido eu, tenha sido de um dos lotes premiados na espaço café e foi uma das experiências mais exóticas que já tive. Nunca havia tomado um espresso com uma doçura tão pronunciada na minha vida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o queniano que comprei na Hasbeantinha uma nota 96. O café era sublime. Mesmo torrado pelas minhas humildes mãos saiu excelente. O boliviano, então, conferia agora nos arquivos da Hasbean (não têm no momento à venda) tinha a nota 98! (não é fatorial, só emoção mesmo) Não sei até que ponto influenciado pela nota, mas foram também no meu gosto pessoal os melhores cafés que já tomei.

Por outro lado, o Sumatra deles, de 88 pontos, eu achei muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em Sumatra, naquele artigo Espresso 101, de como ajustar o sabor pela moagem, o autor (Jim Schulmann) fala que a técnica não se aplica aos cafés de Sumatra. Qual o motivo? Tomei apenas 1 café indonésio da Academia do Café, mas não achei nada espetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Salve pessoal, saiu o resultado do 2015 Cup of Excellence, Late Haverst: https://www.allianceforcoffeeexcellence.org/en/cup-of-excellence/country-programs/brazil-late-harvest/2015/

 

O resultado é de 2015, mas os cafés são da safra de 2014. Os produtores tiveram até dezembro para enviar os cafés e a avaliação ocorreu semana passada. O leilão está previsto para o dia 4 de março. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a fazenda dele está na lista, repararam? É a 21º e ficou com uma pontuação honesta 85pts. Não sei qual é o café que mandaram, mas se tivesse que chutar diria que é o Icatu Amarelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Pode explicar o que mudou em seu paladar? Continuamos com o mesmo perfil de torra.

 

Deu até um orgulho de ver cinco fazendas de Piatã na lista.

 

Na cafeteria trabalho com o Terroá e já trabalhei com o Rigno, e são cafés um tanto diferentes dos que já provei vindos de MG e SP.

 

Provei um de Rigno recentemente, que, não duvido eu, tenha sido de um dos lotes premiados na espaço café e foi uma das experiências mais exóticas que já tive. Nunca havia tomado um espresso com uma doçura tão pronunciada na minha vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...