Ir para conteúdo

Dúvida - Moedor para french press


Postagens recomendadas

Na minha experiência com moagens grossas, não acho que haja algum moinho nesta faixa de preço que entregue um pó adequado para FP...

 

Mas claro que estou falando de pó sem particulados, que por sinal é difícil conseguir até mesmo com moinhos melhores..

 

Mas se você não for tão exigente, um Hario Mini consegue moer algo que atenda... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim, Burny. Por particulado o que se entende é um pó bastante fino, bem mais fino que a moda. Pra coados e prensa, como se sabe, é um inconveniente.

 

Viu, Miyamoto? Também lhe defendo quando você está certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o resto do pó que não é particulado é que? Liquido? Solido em bloco? Gasoso?

 

Sei que ele queria dizer fines, mas particulado não faz sentido. É como no livro do Scott Rao. Ele fala sobre total dissolved solids. Mas sólidos nunca são dissolvidos, são em suspensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho feito bastante moagem pra prensa com o Nemox.

Mas tanto ele quanto o Lido 2 deixam mais partículas finas do que eu gostaria.

Talvez o Miyamoto possa  dizer como seu Rocky de mós planas se comporta.

Por cerca de 200 reais vá de Hario.

claro que uma boa dose de partículas finas vai ser companhia constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais pratico no meu caso usar o moedor manual (menos de 90 seg pra moer pra moka) do que desrregular o rocky, moer , recular novamente pra espreesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais prático que mudar a regulagem no Rocky? Seu Rocky está com alguma adaptação stepless?

Com o Rocky original, pra mudar de qualquer ponto pra qualquer outro ponto, seja engrossando ou afinando, não leva mais do que 2 segundos.

 

Pra não ficar off-topic, estou com a mesmo dilema do Vinícius: preciso um moedor manual pra trazer pro trabalho e usar junto com a prensa francesa. Como a grana por aqui está curta, não vou poder investir demais nisso agora também.

 

Pensei no Hario e no Porlex, mas fiquei com a seguinte dúvida: levando em consideração que o uso será exclusivo para prensa francesa e que, conforme relatos, a moagem grossa deles deixa bem a desejar, será que eles levam tanta vantagem assim pra esses manuais genéricos que custam menos da metade do preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cê é fera demais Rodox...  :lol:

 

ZA.. O Rocky produz particulado também.. Mas a diferença dele para um Hario por exemplo, é que a moagem é regular. No caso do Hario, quanto mais grossa a moagem, maior o desalinhamento das mós.. Aí é pó de tudo quanto é tamanho..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gentilmente discordo, Burny.

 

Definição de particulado pelo dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

 

par·tí·cu·la 
(latim particula-aepequena parteparcela)

substantivo feminino

1. Parte muito diminuta.


"partícula", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/part%C3%ADcula [consultado em 11-11-2014].
 
Logo, particulado equivale a fine. Partícula diminuta, inferior a moda. Muito mais adequado que traduzir meramente para fino. As definições são sempre relacionais, não podemos isolá-las do contexto.
 
Bem diferente da imprecisão que é falar em sólidos dissolvidos.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Já mencionei antes, mas repito: uso cafeteira de êmbolo já há mais de 30 anos e nunca consegui fazer café sem que no fundo restassem partículas. Estou convencido que é próprio do método.

E olhe que usei uns 15 moinhos diferentes entre elétricos e manuais, sendo alguns especialmente bem renomados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FP, uso ocasionalmente, mais para viagem.

Estou lembrando um detalhe: estes dias andei moendo com o Lido1 um Mogiana torra FC (minha), e produziu um pouco mais de particulado, nada exagerado, mas se percebia a prescença.

Porém, há uns três meses atrás em SP moi com o Lido1 diariamente dois graõs do Coffee Lab; diria que estavam entre C e C+, e o particulado era mínimo, praticamente nem aparecia no sabor da bebida ...

Pareceria que, além do moedor, o grão também influencia no resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais prático que mudar a regulagem no Rocky? Seu Rocky está com alguma adaptação stepless?

Com o Rocky original, pra mudar de qualquer ponto pra qualquer outro ponto, seja engrossando ou afinando, não leva mais do que 2 segundos.

 

Pra não ficar off-topic, estou com a mesmo dilema do Vinícius: preciso um moedor manual pra trazer pro trabalho e usar junto com a prensa francesa. Como a grana por aqui está curta, não vou poder investir demais nisso agora também.

 

Pensei no Hario e no Porlex, mas fiquei com a seguinte dúvida: levando em consideração que o uso será exclusivo para prensa francesa e que, conforme relatos, a moagem grossa deles deixa bem a desejar, será que eles levam tanta vantagem assim pra esses manuais genéricos que custam menos da metade do preço?

 

Não não, não é isso.

 

 

É que peso na saída entao o reservatorio de grãos está sempre cheio.

 

Sendo assim, qdo vou mudar a granulometria do moinho sempre tenho desperdício de café até achar o ponto ideal.

 

Por isso prefiro usar dois moinhos diferentes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é realmente tudo tão problemático. Com o Vario achei a moagem bem homogênea para FP. Ainda usando uma FP com tela mais fina (como a Windax) acho resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai estudar!! :lol:

Para com isso. Sou como vc, gosto de dar palpite sem ler antes o post ou entender do assunto ... Eu falando sobre Português deve ser como vc falando sobre café, Miyamoto .... Kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui resistir e medí  :)

 

Com o Lido1, moí 60gr para FP (31/4 voltas) e peneirei, com a peneira da foto, bem simples e que deixa passar partículas bem mais grossa do que somente os fines porem atende suficientemente meus propósitos. 

Rendeu: aproximadamente 0,6gr de fines (1%)

 

Para ter uma visualização melhor do quadro, moí (com o HG-One) para espresso e peneirei, com a mesma peneira e coloquei as duas frações ao lado.

Aproximadamente metade das partículas foram de tamanho de espresso para cima e metade foram menores.

 

Desta forma, da para estimar que o Lido1 produziria, como máximo, 05% de fines quando moendo para FP.

 

Se é muito pouco não saberia dizer ... 

Alguém tem algum dado de literatura para poder avaliar ?

 

1. Acima a peneira utilizada

2. À esquerda, os fines resultantes de peneirar o batch moído para FP 

3. Ao centro, os fines peneirados da moenda para espresso

4. À direita, Moenda para espresso, sem os fines.

 

20104963tf.jpg

 
 
1. Acima, os fines resultantes de peneirar a batch moído para FP.
2. Abaixo, o Pó normal para espresso, moído com o HG-One (a granulometria parece bastante similar ...)
 
20104962kt.jpg
 
 
1. Acima, a fração mais fina do pó moído para espresso (seriam os fines e tambem um fração um pouco maior que a peneira não consegue reter). 
2. Abaixo a fração mais grossa do pó moído para espresso (sem fines)
 
20104964dj.jpg
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Já mencionei antes, mas repito: uso cafeteira de êmbolo já há mais de 30 anos e nunca consegui fazer café sem que no fundo restassem partículas. Estou convencido que é próprio do método.

E olhe que usei uns 15 moinhos diferentes entre elétricos e manuais, sendo alguns especialmente bem renomados.

 

Concordo.

 

Mas um bom moedor pra prensa causa menos resíduos no fundo da xícara (pra uma mesma prensa). O Hario Mini, por exemplo, causa um lamaçal.

 

 

Bernardo, acho que pra tirar alguma conclusão melhor você precisaria de um sistema de peneiras. O problema é que peneiras boas e precisas são muito caras. Legal seria levar as amostras pra um laboratório de algum conhecido pra separar por tamanho.

 

Lembrando também que peneiras selecionam em apenas um plano, e não necessariamente representam bem o potencial de extração, que depende da área da superfície da partícula (o que é, dentre outras coisas, dependente do sistema de mós, o que faz cada moedor único). Velha discussão...

 

De qualquer forma, experimentos sempre devem ser incentivados. É importante ter dúvidas, e sempre questionar, pesquisar, estudar, duvidar... é o que produz conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...