Ir para conteúdo

Alergia a película


Mortari

Postagens recomendadas

Está acontecendo uma coisa esquisita comigo desde que comecei a torrar café com a pipoqueira no apartamento: toda vez que eu torro me dá uma reação alérgica na pele em todas as partes que ficam expostas às películas. A reação é parecida à que me dá quando eu como muito camarão: manchas vermelhas, algumas levemente elevadas (parecido com picada de pernilongo) e coceira local.

 

Não sei bem se a reação é à película em si ou a alguma outra substância (fumaça?) liberada durante a torra, mas ela sempre ocorre na pele que fica exposta, normalmente no rosto, braços, pernas e, quando torro sem camiseta, no torso também. Também não consegui identificar que ocorresse apenas com determinado grãos, acho que ocorre com todos. Ontem torrei 3 batches: FAF 322, Faz. Monte Verde e Cacone e fiquei com o rosto todo vermelho (dessa vez não chegou a dar nos braços e pernas, talvez porque com o termômetro novo eu consegui ficar mais distante da pipoqueira).

 

Pesquisei um pouco e não consegui encontrar muita informação sobre isso. Encontrei sim referências de alergia aos grãos verdes de café e aos sacos de juta usados pra armazenar/transportar os grãos, mas nada sobre as películas. Aos sacos de juta não sei pois não tenho contato, mas aos grãos verdes nunca percebi que eu tenha qualquer reação, apesar de normalmente não ficar manuseando muito eles com as mãos.

 

Engraçado é que quando eu torrava café na chácara que eu morava em Itatiba, ou na casa que morei em Jundiaí, nunca tive esse tipo de reação. Talvez porque o ambiente fosse mais aberto e eu não ficava tão exposto às películas (ou sei lá o que) e agora, no apartamento, fico numa sacada de 1,5 x 2,5m quase toda fechada (fecho a porta que dá para o apartamento para não fazer sujeira ou entrar película e fecho metade da janela de vidro que dá pra fora pra não voar película pros vizinhos).

 

A alergia em si não me preocupa muito pois basta um banho logo após a torra que ela passa, mas é uma coisa meio chata e incômoda.

 

Tentei aproveitar a oportunidade e falei pra minha esposa que, por questões de saúde, teria que fazer um investimento num torrador novo que tivesse um bom coletor de películas. Ela me mandou comprar um vidro de Polaramine.  <_<

 

Alguém já teve isso ou algo parecido (a alergia, não a esposa :P)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, Mortari! Que tróço doido! Eu sou bem alérgico, mas essa aí é novidade. Para tirar a dúvida, depois pega um punhado de café verde e esfrega de leve no braço para ver a reação. E faz o mesmo teste com a película. :P

 

Eu acho essa chuva de película da pipoqueira bem chata, tanto que tenho usado a cúpula transparente e a colher medidora para direcionar o ar e as películas na "saída de pipoca" dela. Mas isso só funciona para os lotes de 80g que tenho feito. Ainda acho que vou fazer um esquema para coletar as películas durante a torra. Lembro de ter comentado sobre isso e vocês teres dito que perderia a visibilidade dos grãos durante a torra. Só que a maior parte das películas saem voando antes do 1C, então eu deixaria o coletor até esse momento. Já iria diminuir bastante a bagunça.

 

Legal saber que usou o termômetro novo. Espero que tenha funcionado bem. Depois comenta a respeito no tópico da pipoqueira, por favor.

 

Por questões de saúde financeira, sua esposa foi bem esperta, hein... Hehehe :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk.

Cada dia que passa, me convenço um pouco mais que minha patroa é uma santa. Imagine o tanto de equipamento que tenho no meu apê para confeccionar os torradores, inclusive um esmeril. Só faltou a soldadora tig/mig que acabei postergando a compra mais para frente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huahuahua boa Gil! Vou falar que pode ser perigoso pras crianças. :P

 

Boa ideia Santiago, vou fazer essa "esfoliação" com café verde e com película pra ver o que acontece. O problema é que a película só terei depois da torra, aí já estou todo pipocado. Vou tentar guardar um pouco num pote pra testar em outro dia.

 

O que mais será que sai da torra além de café torrado e película? As torrefações sempre têm um bom sistema de exaustão e não sei se é só para a fumaça ou se a torra libera algum gás tóxico ou algo do tipo. Será que algo assim poderia causar essa alergia?

 

O que me deixa um pouco intrigado com esse negócio é que não sou uma pessoa muito alérgica (nunca fiz o teste lá, mas que eu saiba tenho alergia só a camarão e, mesmo assim, só quando como demais) e também não encontrei quase nenhum relato de alergia a torra doméstica de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu me lembre Santiago. :P

 

Na praia também já deu Gil. Mas não é que faz mal, fico me sentindo bem, só com o rosto cheio de manchas vermelhas inchadas.  :D

 

Só que não é sempre, passei minha lua-de-mel em uma pousada na montanha em Parati, um dia o tempo amanheceu nublado e resolvemos ficar curtindo a pousada, a beleza natural do lugar, massagens, ofurô com banho de ervas etc. Nisso, acabamos comendo umas 3 ou 4 porções de camarão no decorrer do dia, daqueles camarões grandões que só de olhar você já começa a salivar. Tudo uma delícia, mas na hora do jantar percebi que um pernilongo picou meu rosto, depois mais um, outro e, quando meu beiço começou a ficar inchado, percebi que não tinha pernilongo nenhum no restaurante. Nem preciso dizer que assisti bastante TV nessa noite, né?  <_<

 

Em compensação, uma vez comi uma tonelada de camarão empanado em Florianópolis e não tive nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk.

Cada dia que passa, me convenço um pouco mais que minha patroa é uma santa. Imagine o tanto de equipamento que tenho no meu apê para confeccionar os torradores, inclusive um esmeril. Só faltou a soldadora tig/mig que acabei postergando a compra mais para frente.

 

Uma Tig Mig dentro de um apê , caramba sua mulher vai ser canonizada  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OT

 

Lembrei do caso, não de esposa, mas de mãe. Tadinha de minha avó (e vizinhos)

 

Quando meu pai e meu tio tinham vinte poucos anos, tinham uma oficina para mexer em motocicleta antiga em um quarto de apto. :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma Tig Mig dentro de um apê , caramba sua mulher vai ser canonizada  :)

 

A nossa senhora do GTCR.

 

Tenho alergia de nada relacionado a café. Talvez alergia de café ruim.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema maior com camarão acho que são os conservantes, ou na praia, fresquinho também faz mal ?

A torra depois de um certo estagio acho que é toxica, o Gene acho que tem um filtro, tipo de carvão eu acho.

Tem não Gilberto, mas o recipiente é bem grande e tem um filtro de inox ...

O plástico do recipiente que é meio diferente, não é uma baquelita, mas me faz lembrar aos plásticos antigos, pouco flexíveis; e bem resistente ao calor, mas não saberia dizer se tem alguma propriedade química ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dermatite de contato. .. Possivelmente alérgica, já que você não tinha antes e de repente começou.

Ao ser exposto repetidamente a um antígeno pode ficar sensível.

Comigo foi assim com a cola de esparadrapo. Um vez usei salompas adesivo por vários dias. Até que minha perna quase caiu e agora quando dôo sangue tenho que tirar logo o esparadrapo porque começa ficar vermelho.

 

Faz um teste. Torra com camisa e luva e vê se só o rosto mesmo fica vermelho ou mais partes, só para descartar que seja por inalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser Marcia, mas nem torro tanto assim, normalmente 1 vez por mês, as vezes 2. Tá certo que quando torro são logo 3 a 5 batches seguidos, o que dá 1 a 2 horas de exposição, mas não é algo que eu faça com tanta frequência.

 

Julguei ser por contato da película porque sempre me dá reação nas partes que ficam mais expostas mesmo. Antes eu torrava sentado no chão, em frente à pipoqueira, e caia muita película nas pernas, braços etc. e depois dava a reação alérgica exatamente nesses locais. Já torrei sem camiseta e fiquei com os ombros, peito e barriga todos manchados depois também, com camiseta isso não acontece.

 

Não torro mais sentado no chão, agora coloco a pipoqueira sobre uma lata pra ficar um pouco mais alta e sento em uma poltrona em frente a ela, mas não tão próximo quanto antes e, assim, quase não cai película nos braços e pernas. Me parece que isso tem melhorado nessa questão da alergia, na última torra só deu reação no rosto (tanto que acabei nem tomando banho depois, só lavei bem o rosto na pia e melhorou).

 

Vou fazer o teste que sugeriu e, depois, colocar alguma proteção no rosto também pra ver se cessa totalmente a reação. Mas vai ser só como teste mesmo, meu apartamento fica no 1º andar e quase de frente à portaria, imagina os vizinhos entrando e vendo um cara fazendo "experiências" na sacada com roupa toda fechada, luvas, máscara de soldador ou uma balaclava e óculos de proteção. Vou ficar com fama de maluco no condomínio. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk além de ser "contagioso" e perigoso às crianças, ainda vai ser expulsos do prédio! =)

 

As vezes não precisa ser exposto mil vezes ou muito frequentemente não. .. às vezes na segunda vez já fica sensível, às vezes na milésima, frequentemente nunca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...