Rodrigoks Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 http://revistaespresso.com.br/2014/11/18/noruegues-campeao-de-aeropress-e-o-novo-mestre-de-torra-da-feito-grao/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 Cara de gringo mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 Entrei no site do Feito a Grão... eles vendem dois cafés da compra coletiva:o Rubi e o Catuaí do Clayton! Estranho, não? Acho que andaram lendo o fórum aqui e se inspirando! O legal vai ser experimentar a torra do norueguês em dois cafés conhecidos! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 Bem estranho. O do Clayton é popular, mas o Rubi??? Se o noruegues faz as torras como o pessoal gosta la, tipo 3a onda ao quadrado (ou como um amigo meu chama isso: café sushi - feito com grão cru), não sei se vai ter muita aceitação aqui no Brasil não. Torras claras (como p.ex. o Victor faz as vezes) são uma coisa, mas as torras escandinavicas de verdade são outra. Eu não gosto de jeito nenhum. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 Fico muito feliz que as cafeterias estão se preocupando em vender cafés especiais bem preparados aos seus consumidores. É sofrível procurar cafeterias em que se tome um espresso razoável... 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 O que me chama a atenção e que cafes, bons porém sem nenhuma qualificação especial (prêmio, classificação, recomendação, etc.) sejam vendidos por mais R$100 o kg ... Equivaleria a R$6000 a saca ... e a (aproximadamente) um litro de whisky importado ... Eita cafezinho caro ! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 Pensei a mesmo coisa, Bernardo. No momento temos um consumo de quase 3 kg de café por mês em casa. Com esses cafés seria o valor de um Ardbeg, Talisker ou Laphroaig ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2014 O cara é mestre de torras, deve saber (e vai precisar) fazer algo mais que a "torra nórdica". Eu particularmente fico feliz que essa área esteja começando a deslanchar no Brasil, faz muito tempo que não me animo a comprar café para comparação e isso não é legal. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Bom, estive na degustação da feito a grão dos novos cafés torrados pelo mestre de torra nórdico, e olha, fiquei bastante surpreso pela qualidade dos cafés. Além de terem sido as torras próprias deles, estavam disponíveis em alguns métodos, principalmente aeropress e french press (o lote premiado do rigno também tava disponivel no espresso) A feito a grão tem uma preocupação enorme em todos os processos de produção, e a venda de cafés torrados por eles próprios é algo bastante novo pra eles (tanto que o Marcelo chegou a postar a seleção pra essa vaga de torra aqui no fórum) É caro? É. Achei bastante caro ter pago 33 reais em 250g do lote do Clayton, mas considerando a oferta de cafés que temos por aqui, além de que nosso consumo de cafés ser estritamente comercial e estarmos felizes com o terroá. Pagar esse valor no café serviu pra nós (enquanto equipe do café da Walter) criar outros referenciais. Talvez Marcelo tenha olhado um pouco aqui no fórum, mas ele e a esposa, que são os principais sócios da feito a grão foram palestrantes na última espaço café. Nada mais "natural" do que eles estarem sintonizados no que ia sair de bom da espaço café (detalhe que o café mais caro deles é justamente o terceiro colocado na espaço café e o primeiro lugar na SCAA desse ano na categoria despolpado que é produzido em Piatã) Enfim, é caro? É. Mas tão investindo em qualidade, e pelo que provei, o resultado tá sendo bem interessante. E, apesar dos preços altos, as vezes rolam umas promos envolvendo kits da hario que achei com uns valores bem interessantes. Vale a pena acompanhar eles no face e a loja pra ver se surge algo interessante 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Sim, concordo com isso tudo. É bom que tem pessoal que investe em qualidade e tudo. Mas acho que café bem torrado virou um produto de luxo - quase uma coisa hipster - aqui no Brasil. Na Alemanha (p.ex. com meu mestre de torra favorito, que faz torras maravilhosas no Probat dele e que não é dos mais baratos lá) posso comprar ótimos cafés (da Colombia, Panama, Cuba, Africa e mesmo do Brasil) entre 6 e 8 EUR o pacote de 250g. Acho meio perverso que aqui na terra onde o café é produzindo um grão bem torrado é tão caro. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 "Se quiserem saber como Eystein Veflingstad veio parar no Brasil, mais precisamente em Salvador (BA), faça uma visita à Feito a Grão" Achei essa parte interessante no texto do link. Aposto que ele casou com uma Brasileira. É a mesma coisa com 90% dos gringos aqui (eu incl.) e 90% dos brasileiros/as fora. A vida como ela é ... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 8 euros são R$26,00/250g ou R$ 104,00 o kg sendo que provavelmente ele paga bem menos que eu na saca de café e tem muito mais opções. Este ano não choveu no Brasil e os cafés estavam muito mais caros mas ele pode comprar em outros países onde o café continua com o preço antigo ou até menor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Preços do Green Coffee Club (somente cafes experimentados e cuidadosamente selecionados pelos sócios) do dia 9 de novembro 2014, com frete nos EEUU incluído, equivale a R$32,40 /kg, e não é dos mais em conta, e que eu escolheria sem duvidar, antes de qualquer um dos cafés oferecidos a R$100 mais frete por aqui. O problema está sendo que eles compram de coffee hunters e varejistas, que negociam um preço de mercado, enquanto nós, tentando ser "socialmente mais justos" , estamos sendo explorados pelos produtores, que tem um preço (baixo) para a indústria e exportadores profissionais e cobram outro, injustificadamente maior, aos amadores. Lembro de ter visto (perto do Pico da Bandeira) uma cidadezinha com uma placa na entrada: "Aqui exploramos o turismo, NÃO o turista". Novamente o produtor ganancioso confunde o nosso desejo de pagar um preço compensador pelo produto com burrice. É uma pena, porque desta forma é preferível voltar a negociar com os atacadistas do que com os produtores. This is an offering from inter-american Ethiopia Mokamba Bagersh Family Cupping Notes Pricing is going to be: $3.68/lb base + 3.00 flat +.50 ea lb + shipping $12.30 5lbs= $36.20 10lbs= $57.10 15lbs=$78.00 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Mas são cafés verdes, não? Os produtores são os que mais de ferram na cadeia toda, quem ganha mais e sem muito risco são os atravessadores que chegam a cobrar 50% do custo da saca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 E café verde sim. Porém aqui são os produtores que querem cobrar até 600% de overprice dos baristas amadores, nesta perspectiva os 50% dos atacadistas são uma dádiva. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Ué, simples, se está caro não compra. Se comprar, quem vende que puxe ainda mais o preço, até onde der. E assim vai, como sempre foi. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Exato Sérgio ! E aí voltamos a comprar dos atravessadores, que tem o poder de fogo para conseguir o melhor preço. Mas a proposta era a do comercio justo, a exemplo do que é feito pelos americanos e europeus, valorizando o lado social e ambiental e dando uma alternativa onde o produtor não fosse explorado é obrigado a produzir no limite do economicamente viável. Porém, se esse mesmo produtor, a quem queremos beneficiar, nos quer tratar como o atravessador trata ele .... ai temos de reconhecer que a experiência não funcionou e voltar às leis de mercado tradicional, sem essa de justiça social e ambiental. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Bom teria que saber quanto o produtor vende uma saca para um atacadista e o quanto ele vende para um barista ou cafeteria. Infelizmente tudo está caro no Brasil, tudo está subindo de uma forma assustadora e agora o governo lançou uma nota aí querendo subir impostos, mas esperar o que de um país que consegue afundar uma empresa como a Petrobras? Lembram o quanto lucraram quem comprou ações dela, estava a todo vapor, descobriram o pré sal e agora o valor está lá em baixo, acho que está tudo indo de mal a pior, os imóveis por ex. estão hiper inflacionados, mas voltando ao café, no meu ponto de vista, um café especial deveria ser vendido ao preço de 18 a 25 reais o kg cru, mas isso é minha humilde opinião do que seria um preço justo, não sei os custos nem impostos dos produtores, só sei que tem uns e outros aí que estão bem abusadinhos e achando que o café dele é o melhor e mais raro do mundo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 O café sofreu forte alta este ano, passou de uma média que andou por volta dos R$360 pela saca de 60kg (R$6) na safra passada, para R$530 a 580 (R$8,80 a 9,70 o kg, dependendo da região) pelos cafes da melhor qualidade desta safra. Em NY a cotação está nos R$640 para Dez 2014 (em baixa) e na BMF está nos R$611 a saca de 60,5kg. Volto a destacar: estamos falando dos cafes de melhor qualidade ... O aumento de R$6 para R$9 o kg foi em grande parte devido a menor oferta pela quebra da safra em função da seca ... Eu diria que tua estimativa de 18 a 25 é por demais generosa, desde que como foi falado o atacadista vende esse mesmo grão, com um lucro de 50%, que corresponderia a 12 - 15 reais o kg. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 20 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Novembro 2014 Sim mas entre um bom café commodity e um café especial tem uma grande distância, inclusive o mercado é completamente diferente não dá para comparar diretamente. Digo isso pois sei quanto os produtores penam para produzir esses cafés de 80 pontos e muitas vezes ficam no prejuízo, enquanto o atravessador nunca corre risco. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Sim Victor, e te dou a razão, porém, tendo uma boa matéria prima o custo para chegar nos cafés especiais e relativamente pequeno ... Estamos tratando de uma cultura agrícola semiperene, sem despesas de plantio nem preparo de solo anuais, de fácil mecanização e tecnologia avançada e disponível. A nível mundial as condições da produção agricola no Brasil são das melhores que existem. Veja você, li uma reportagem a pouco tempo que, uma das fazendas emblemáticas do Cerrado Mineiro, das mais premiadas, com 450ha de café em produção e toda mecanizada, tem somente quatro empregados ... Também devemos considerar que os produtores de outros países também tem estes cuidados para obter produtos de qualidade e ainda trabalham com problemas grandes de doenças (roya), e em condições de segurança (narcotráfico, guerras e guerrilhas, banditismo) sócio políticas, econômicas e tecnológicas muito mais dificeis do que as nossas. Acredito que pagar um preço top por um produto muito escasso e de difícil produção, como ser um Geisha plantado a 1.900mts, é uma coisa, porém por um Mundo Novo ou um Bourbon a 1.100mts, são situacoes bem diferentes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 vários daqui devem ter recebido o email, mas como não achei postagem, ponho aqui: feito a grão está vendendo um café do vencedor do cup of excellence de 2014: https://www.feitoagrao.com.br/produto/cafe-planalto-baiano-piata-ba/ R$ 26,90 o pacote de 250g mais o frete (grátis para compras acima de R$ 99,00) com o cupom FGOURO tem desconto de 10%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 O cafe deve ser bom, é do mesmo produtor, porem não deve ser do lote ganhador desde que não acredito que deixassem de mencionar este "detalhe" ... Ficha TécnicaFazenda Ouro Verde – Piatã-BA Produtor: Antônio Rigno (Campeão do Cup of Excellence 2014) Variedade: Catuaí Processo: Despolpado Altitude: 1.300m Safra: 2014/2015 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 Eu recebi esse e-mail e estou pensando em comprar afinal o café dessa região está muito bem cotado. Pergunta pro pessoal que já comprou na Feito a Grão, comprei minha aeropress semana passada na promoção da black friday e, desde sábado, consta como "Seu pedido foi processado e expedido. Em breve enviaremos o código de rastreamento", porém até agora nada do código de rastreio nem constar como enviado. Essa demora é normal? Eles de fato informam o codigo de rastreio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 o Vento Norte da Terroá custa R$ 18,00 e é também da Chapada Diamantina, mas não tem promoção de frete grátis. O que eu me lembro de ter gostado bastante na época foi um microlote (broto), mas eles na loja atualmente não têm nenhum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 O frete é que mata. Tem um kit interessante com 250g de cada um dos 3 blends deles por 50 dilmas, mas o PAC fica quase 26 e o SEDEX mais de 60... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 Oi Daniel, já fiz várias compras no Feito a grão, eles enviam um email constando o resumo da compra e o número do rastreamento, isso demora um pouco mesmo. Ainda não tive nenhum problema com a loja. Um abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 3 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Dezembro 2014 OK, obrigado pelo retorno Cristiano. Estava estranhando constar como expedido e até agora nada do rastreio. Fico aguardando... Um dia chega Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 4 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2014 Dani, a última vez que comprei da Terroá (há quase 2 anos), rachei pedido e frete com a Marcinha. Único jeito de quebrar um pouco o valor salgado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 4 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Dezembro 2014 Pois é Ana, acho que vou acabar comprando no feito a grão mesmo, pelo menos está com frete grátis. Apesar que já li comentários que o Teorrá é muito bom... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas