Ir para conteúdo

Melhores moedores manuais


Ricardo Esteves

Postagens recomendadas

Estou me interessando por um moedor manual, além do baixo custo, me parece um bom adicional ao ritual, torna o processo participativo, e não só o produto final...

 

Queria uma ajuda para entender quais os pontos a serem observados na escolha de um equipamento como esse.

Já vi alguns posts falando de marcas como Hario, Orphan Espresso (Lido e Pharos), Peugeot... Mas eu pontuei algumas dúvidas:

- Existe a diferença entre mós assim como nos elétricos, entre cônicas e planas, metal ou cerâmica, tamanho...

- Serve para espresso?

- Marcas no Brasil, tem alguma?

- Reposição de peças, como funciona?

- Técnica faz diferença, ou a única técnica é a paciência?

 

Gostaria de dicas de marcas e modelos, que lojas vendem ( aqui e no exterior ) e mais ou menos o valor justo para esses modelos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

 

No Brasil não tem não.

 

No E-bay vc encontra.

 

Hario e Kyocera ficam menos que 50 doletas com frete.

 

OE são bem mais caros, daí pode ser interessante partir pro elétrico.

 

Hario dá um ótimo resultado....veja a extração que o Léo tirou hoje.

 

A diferença entre mós segue os mesmos comparativos dos elétricos.

 

Resumo, se quiser um manual barato....hario

 

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Existe diferença entre mós sim, mas até hoje não vi nenhum moinho manual de lâminas planas, por exemplo. Os que conheço são todos cônicos, alguns de latão, outros de aço e outros de cerâmica.

 

Nem todos servem para espresso, mas a maior parte faz sim. Li recentemente que o Lido da Orphan Espresso não é recomendado para este método, embora teoricamente possa moer bem fino.

 

No Brasil se acha o Hario em alguns lugares como o Coffeelab, por exemplo, só que o preço é quase o triplo de comprar pelo eBay.

 

Reposição de peças também depende do modelo, não saberia te informar detalhes. Acho que os Hario você encontra peças para reposição, mas a maioria desses moinhos são substancialmente mais simples do que os elétricos e por isso é mais difícil alguma coisa dar defeito. Os da Orphan até onde sei também tem peça de reposição.

 

Não há necessidade de técnica, salvo alguns modelos como o Pharos, que precisam de alguma manha para ajuste, etc. No geral a operação é muito simples.

 

Preços estimados:

 

Orphan Lido: 165,00 + frete; (www.orphanespresso.com)

Orphan Pharos: 245,00 + frete; (www.orphanespresso.com)

Hario Mini Mill: 50 dólares com frete incluso; (eBay)

Porlex, Hario Skerton e Kyocera estão na faixa dos 60,00 a 70,00 dólares + frete. (eBay)

 

De forma geral pelo que sei os moinhos Hario e Kyocera se equivalem em qualidade de moagem. O Porlex alguns dizem que é melhor que o Hario, outros que é pior. O Lido é excelente, mas me parece que não é o mais indicado para espresso. O Pharos é top de linha e se compara a moinhos elétricos profissionais de alto desempenho.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

 

Eu achei o Lido legal tambem, mas li no Home Barista que o mesmo nao teria sido projetado para espresso.

 

Acho que o Pharos seria uma opção mais interessante, pelo menos para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...