Carneiro Postado 13 Maio 2012 Denunciar Share Postado 13 Maio 2012 Mais uma! Essa sim vai ser o grande desafio e espero que se tudo funcionar bem, a máquina de uso diário... Espero deixar ela assim... Essa da foto do Mark Prince é de algum museu, parece nova, mas tem um termostato direto sobre a caldeira, onde originalmente tem uma sonda de cobre ligada a um termostato com chave de mercúrio. Essa peça da minha parece OK, deve funcionar. Coloco fotos em breve... Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Maio 2012 Denunciar Share Postado 13 Maio 2012 Bela maquina, parece praticamente completa. Bom restauro e parabéns pela adquisição !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 14 Maio 2012 Denunciar Share Postado 14 Maio 2012 Minha dúvida é, onde você consegue essas máquinas?? 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 14 Maio 2012 Itália... Ou eBay (as comerciais grandes infelizmente aparecem muito caras e são pesadas, quase inviável) ou um conhecido italiano que é colecionador e que também consegue coisas boas. Conforme eu comentei em outro tópico, pelos Correios paga-se 60% de imposto e não tive problemas até hoje por ser itens antigos. Essa Veloxtermo não saiu barata... Mas ao mesmo tempo, se bem restaurada, poderia ter um valor até maior. Sei que difícil de vender, mas não trouxe com essa intenção. Aliás, nenhuma foi! Mas hoje, vendo as máquinas aqui, ainda quero que as boas para o dia a dia sejam usadas, por isso vendi a Pavoni (e fico muito feliz de saber que o dono está contente!), quero vender a Elektra e ainda tem uma Mini Gaggia em ótimo estado para vender ou uma por restaurar que até um membro aqui pensou em pegar para se aventurar. As máquinas comuns dessa época de ouro são La Peppina (problemática pelo grupo que é base da caldeira ser de alumínio), Caravel (fantástica, inox, mas não sei se é prática pro uso diário) e La Pavoni (tanque de guerra e só restaurar que tá nova). Aparecem poucas Zerowatt (também de alumínio), Brunella (parece muito legal mas é rara), Elektra (não é tão antigo o projeto e sempre foi mais cara, por isso aparece menos), Sama (que hoje é Ponte Vecchio) e outras. A Microcimbali também aparece por aí, inclusive produção recente, mas a caldeira/grupo de alumínio dão problema, tenho uma que não consegui resolver ainda um vazamento. Faema Faemina é bem rara e valorizada. Essa Velox também era para o mercado doméstico ou de pequeno porte e é difícil de ver. Provavelmente muitas ainda são usadas por lá ou ficam de curiosidade nos trens e cafeterias pequenas. Abraços, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Julio Postado 14 Maio 2012 Denunciar Share Postado 14 Maio 2012 ... por isso vendi a Pavoni (e fico muito feliz de saber que o dono está contente!), quero vender a Elektra e ainda tem uma Mini Gaggia em ótimo estado para vender ou uma por restaurar que até um membro aqui pensou em pegar para se aventurar. Sou eu o feliz comprador da Pavoni. Na ocasião achei as extrações da Mini Gaggia mais fáceis, mas a Pavoni é um símbolo, e eu pensei que era só uma questão de tempo para encontrar o 'jeito', como de fato foi. Julio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Maio 2012 E não tem como eu evitar já desmontar!!! https://picasaweb.google.com/107441030840974796171/FaemaVeloxtermo#slideshow/5742015846470489122 Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Maio 2012 Fotos da limpeza a partir daqui: https://picasaweb.google.com/107441030840974796171/FaemaVeloxtermo#5743702891865166322 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 18 Maio 2012 Denunciar Share Postado 18 Maio 2012 Nooosa quanto grude hein!!!! A resistência ficou linda depois de limpa!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Maio 2012 Cobre e latão são metais fantásticos. Isto é, sabemos que latão é uma liga, né? Cobre e zinco normalmente... Infelizmente, depois de voltar a usar provavelmente ficarão pretos. Inevitavelmente acontece oxidação. O ideal seria niquelar (não cromar) essa parte de dentro, talvez com níquel químico alto fósforo, mas não achei, das empresas que cromam, quem faça isso (uma usa só para o alumínio antes de cromar, outra usa só para o plástico). De qualquer maneira, o importante é oxidar e não corroer mais. A princípio não se altera o sabor da água que passa rapidamente ali (menos de 300 ml, é fácil de trocar). Abraço, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Julio Postado 18 Maio 2012 Denunciar Share Postado 18 Maio 2012 Márcio, então é normal escurecer com o uso? É o mesmo caso da Pavoni? Julio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Maio 2012 Sim! Por dentro da caldeira, se olhar, deve estar escuro. Ácido cítrico deve limpar, mas não sei se tem muita utilidade. O porta-filtro, depois que sair todo o cromo e níquel do fundo, deve ficar no latão, e também escurecer um pouco. Mas nesse caso o café protege um pouco. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 23 Maio 2012 Denunciar Share Postado 23 Maio 2012 Olá Márcio, Com a Veloxtermo você entrou num clube super selecionado. Acabei de ver uma foto de Kees van der Westen, orgulhoso proprietário de uma igual a tua, ao lado de sua Mirage personalizada. Nao consegui copiar o link da foto assim que coloco o link da pagina. Novamente parabéns pela aquisição. http://www.kaffee-netz.de/espresso-und-kaffeemaschinen/61354-kees-van-der-westen-speedster-erfahrungsaustausch-fred-updates-upgrades.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 23 Maio 2012 Só falta eu projetar máquinas como ele... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 23 Maio 2012 Denunciar Share Postado 23 Maio 2012 Estas no bom caminho. Logo logo chegas lá. :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Enquanto a cromação demora, pintei (eletrostática a pó) a mola de preto com ptfe: E o chassi de branco (era zincado, mas tava com pontos enferrujados): Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 24 Maio 2012 Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 A imagem não aparece, diz que nao tenho permissão pra ver a foto do home barista... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Agora sim! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 24 Maio 2012 Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Márcio vc tem o revolver de pintura ou compra spray? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Nenhum dos dois. Pinturas com Colorgin podem ficar bacanas, se bem feitas, quebra um galho apesar do custo alto. Infelizmente não são muito resistentes. Então tem que pensar bem o que vai pintar dessa maneira. Pinturas com tinta a base de solvente feitas profissionalmente ficam bem melhor. Mas normalmente um verniz é obrigatório para dar mais brilho e resistir (o verniz dá conta dos riscos antes da tinta). Com isso, se feito com muita habilidade, pode-se ter pinturas lindas e perfeitas. Pintura a pó exige um equipamento para espalhar o pó (ele ioniza a tinta que gruda no metal). O cara usa jato de areia para limpar a peça antes, joga o pó, e coloca no forno. Acho que lá pelos 200°C ou mais (deve ser algo entre 240°C e 300°C) a tinta se funde e depois de tirar do forno ela seca. É uma pintura muito resistente, sem uso de solventes, econômica etc. Desvantagem é que é quase impossível não ter a superfície que parece casca de laranja, mas é muito sutil. Não dá para mostrar nas fotos. Pintura a pó, se tiver em casa uma estrutura razoável (idealmente uma capela com exaustão e filtro), o equipamento para ionizar a tinta, basta usar o forno para finalizar a peça. Mas não é fácil ter isso em casa, né? Mais fácil encontrar quem faça e negociar o preço. E finalmente, só para ter uma idéia de custo, esse cara é parceiro e não me cobra muito. Peças como essa chassi e a mola ele cobrou 10 reais cada. Peças maiores, ou uma carcaça de máquina como a Baby, talvez cobraria uns 60-80 reais. Depende um pouco da tinta também. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 24 Maio 2012 Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Oi Márcio, te enviei um PM. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Já respondi! O Bernardo me alertou sobre jatear caldeira, parece que alguém no fórum alemão relatou uma experiência ruim do jateamento ter zoado a expansão do material e trincou a caldeira no aquecimento. Só para esclarecer aqui, em geral essa pintura a pó (com o jateamento antes etc) é para partes externas, estruturais etc. As caldeiras de cobre e latão, bem como alumínio, realmente trabalham com expansão etc. Se o jateamento atrapalhar essa propriedade do material pode ser um problemão. Mas, ao mesmo tempo, pintura a pó nas caldeiras não faz sentido, a pintura é porosa e não vai dar conta de água. Além disso, vai saber se mesmo a tinta com PTFE é grau alimentício! Em geral, as caldeiras são niqueladas ou até cromadas (parte externa como a Velox e Faemina). Mas não precisam disso, o cobre e latão oxidam e não costumam corroer (ao menos com água não). As de alumínio, como Gaggia, que é um problema a questão da corrosão, e não sei se uma anodização dura daria conta desse problema. Apostaria novamente no níquel químico, mas não sei onde fazer. Já as de inox não precisam de tratamento algum, ao mesmo tempo que o inox não expande tanto quanto o cobre. E um adendo ao alumínio! A princípio também se forma óxido de alumínio e não é para acontecer corrosão. Mas há problemas de corrosão galvânica considerando a presença de outras partes de metais mais nobres, bem como problemas com água mais ácida ou alcalina e assim por diante. Vejam o disco de dispersão da Gaggia, que quase sempre tem corrosão em volta do ponto em que há uma bucha de latão para a rosca do parafuso... Valeu, Bernardo! Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 24 Maio 2012 Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Jatearam para limpar mesmo, parece que estava muito calcificada e incrustada e como estavam com o jato na mão ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 4 Junho 2012 Autor Denunciar Share Postado 4 Junho 2012 Oba, as partes foram cromadas!!! A máquina vai ficar praticamente nova! Fotos em breve... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 4 Junho 2012 Denunciar Share Postado 4 Junho 2012 hehe, quer trocar por uma gaggia restaurada por mim, com os cabos todos trocados... kkkkkkkkkk :) :) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 4 Junho 2012 Denunciar Share Postado 4 Junho 2012 HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 4 Junho 2012 Autor Denunciar Share Postado 4 Junho 2012 Pode ser, uns 5000 mil de volta? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 6 Junho 2012 Autor Denunciar Share Postado 6 Junho 2012 Refletindo como espelho! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Junho 2012 Autor Denunciar Share Postado 8 Junho 2012 Certamente a restauração mais legal que já fiz! Consegui mesmo sem prender na parede testar a pressão da mola, temperatura e vazamentos. Falta arrumar 2 micro vazamentos e as peças que pedi no OE, vedações novas e a tela do grupo que to sem. Impossível fazer um café decente sem a tela, infelizmente... A mola tá dando de 7 a 4 bar. Já não sei mais se essa mola é original e desconfio que é inox! Pelas dimensões e força, bate com inox. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 8 Junho 2012 Denunciar Share Postado 8 Junho 2012 Salve Marcio. Vai ficar show. Será a titular? Qual o destino planejada para as 2 Mini? Estão funcionais? Valeu, Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Junho 2012 Autor Denunciar Share Postado 8 Junho 2012 Acho que vai ser a titular... A ideia era ficar com uma Mini Gaggia e vender outra... Ainda preciso restaurar uma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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