Ir para conteúdo

Faema Veloxtermo


Carneiro

Postagens recomendadas

Depois de tanto tempo sem informações, só escrevo para contar que consegui, finalmente, instalar a máquina! Já estava terminada, mas faltava fazer o apoio de MDF para prender na parede, assim não preciso furar as pastilhas decorativas. Usei um Sayerlack Polisten que escureceu o MDF e deu um acabamento, ficou bom... Também acertei o termostato, que antes tava com uma faixa gigante, agora fica entre 90°C e 97°C, medido numa parte da caldeira que dá para encaixar um termômetro...

 

Logo mais posto fotos e vídeos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Que linda, Márcio. A plaquinha ilustrada ficou perfeita.

 

A bichinha tem um monte de penduricalhos e gadgets. Aquele termômetro espetado ali está engraçado.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Sensacional mas concordo com o Thiago. Sua foto é como uma foto da Gisele Bundchen de bobs no cabelo e creme na cara...

 

Bota ela "produzida" pra gente babar de verdade!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Acho que foi em abril mesmo ou maio que eu tive dificuldade de regular o termostato da Velox. Lembro de ter removido a sonda de temperatura (um tubo grosso de cobre que segue um tubo fino que vai ao termostato) e limpado melhor, mas também lembro de várias vezes a temperatura chegar a 120°C.

 

Depois de um tempo começou a aparecer um cheiro estranho na água, de solvente. Não associei ao evento do termostato, mas só agora que fui investigar (nem estava usando :() e descobri que a ponta da sonda ganhou uma fissura, e por ali vaza o álcool usado no termostato. Já era... Ao menos descobri que a máquina está OK e agora só falta uma solução para a temperatura: ou um termostato novo, ou um controlador PID, de repente feito com Arduino e sem tela, que não tem onde colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Solução temporária, mas que deve ser um temporário bem longo... :lol:

 

SAM_1582.JPG

 

SAM_1587.JPG

 

SAM_1588.JPG

 

O sensor tá fora da água ainda, mas até que responde bem. Depois de algumas medições, defini a diferença para -5°C, ou seja, se tá mostrando 93°C, tá mantendo a 98°C. Normalmente com a máquina parada sai na faixa dos 93°C, mas usando num passo doméstico aumenta um pouco a temperatura pois o grupo esquenta um pouco.

 

SAM_1590.JPG

 

Muita amolação para prender a caixinha, no final apelei para fita dupla face que não acho que vai dar conta. Penso em substituir as conexões internas dela que estão dando problema, de repente quando for fazer essa nova reforminha levo a caixinha para cromar.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logicamente a dupla face não deu conta e fiz uma solução com parafuso mesmo. Pior é que num vazamento xarope do tubo de PU que eu tinha usado, pois o tubo de cobre dela tem um vazamento na anilha que não conseguia resolver, acho que molhou o Watlow e deve ter dado problema no chip que mede a temperatura ambiente e agora termopares não funcionam (termopar faz medição diferencial, tem que ser medida a temperatura também na ponta em que se conecta na placa).

 

Usei um PT100 que tinha aqui da China, nada excepcional, mas funcionou. Interessante como é nítida a lentidão do sensor comparado ao termopar. Deve ter PT100 melhor, mas ideal mesmo é colocar dentro da caldeira. Lento como está, tenho que deixar o "P" do PID bem alto, para que a atuação do controlador perto da faixa de temperatura desejada seja bem comedida. Assim, nas recuperações, não dá passa tanto o valor.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Fale Marcio,

Quatro anos após o último post aqui, como esta sua Veloxtermo? Descobri agora todo seu trabalho de restauro dessa beleza, que máquina, realmente uma das mais lindas de alavanca que ja vi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá funcionando. Só uso de final de semana... 

Máquinas manuais requerem um pouco mais de cuidado, revisar o pistão, trocar vedações, colocar lubrificante etc. Usando vez ou outra me comprometo menos... 

Márcio. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...