Ir para conteúdo

Compra de moedor na Itália


Carlos Bouzada

Postagens recomendadas

Prezados,

 

Acabo de me inscrever no Clube do Café e será um prazer estar com vocês aprendendo e trocando experiências.

 

Minha dúvida é a seguinte:

 

Um amigo vai passar o ano novo na Itália e penso em pedir para ele trazer um bom moedor de lá para mim.

Tenho uma máquina de entrada, uma Oster Prima Latte, bastante satisfatória por sinal e não tenho moedor.

Gostaria de um moedor já pensando em um dia, futuramente, fazer um upgrade para uma máquina melhor.

 

Lendo aqui no fórum fiz as seguintes seleções de possíveis alternativas:

 

1) Breville BCG800XL Smart (O mais bonito e acho que único digital)

2) Krups GX610050 (Modelo um pouco mais sofisticado da Krups)

3) Rancilio Rocky (Dispensa comentários, mas um pouco acima do valor que eu gostaria, de até EU 200,00)

4) Capresso Infinity (Acho que a opção mais simples das 4)

 

O problema é que não sei se a Breville e a Capresso ele encontra na Itália, pois não são marcas européias)

A Rancilio é italiana então deve encontrar por lá fácil, o mesmo para a Krups, que é alemã.

 

Gostaria da ajuda de vocês. Qual é o tiro certo para encomendar um moedor na Itália?

Alguma outra sugestão que não esteja em minha seleção? Gostaria até 200 euros.

 

Muito obrigado desde já pessoal.

Carlos Bouzada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atente para as versões do Rocky: doser e doserless

 

Para quem faz muitos cafés na sequencia, justifica-se o doser. Em geral, entre os "cafeinados" daqui do CdC, prefere-se o doserless para minimizar a retenção de café velho (restos de moagens anteriores) no moedor.

 

Boa compra e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado até agora pelas sugestões.

 

Cabral, já tinha observado que o Rocky tem o doser e doserless e faz sentido que o doser possa deixar restos de café velho na mistura.

Se eu optar pelo Rocky vai ser o doserless mesmo, acho até mais interessante o design.

 

Burny, maravilha! Você acrescentou mais uma boa pedida em minhas opções, gostei muito deste BB05 da Bezzera, parece excelente.

Mas o preço é até superior ao Rocky, chega a uns 300 Euros em lojas online italianas, mas vou incluir na lista de pesquisa por lá.

 

Rodrigo, agora fiquei curioso.. porque em outros ajustes ele é um pé no saco? Conte para nós..

 

Bem, tenho até o dia 20 de dezembro para fechar a lista e passar a este amigo que vai para Milão.

Até lá continuo atento a voces.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta foi pro Rodrigo, mas vou tentar ajudar: é um pé no saco porque o sistema de ajuste dele é stepless com rosca sem-fim que, dependendo do sentido em que girar o botão de ajuste, ele vai engrossando ou afinando a moagem.

 

Isso é uma vantagem quando vai destinar o moedor a um método específico porque você tem um ajuste muito fino e contínuo da moagem, o que possibilita um acerto mais minucioso da extração.

 

Para usar diferentes métodos se torna um pé no saco por 2 motivos principais: (1) pra levar de uma moagem muito fina pra uma significativamente mais grossa, por exemplo, você precisa dar trocentas voltas no botão de ajuste e, depois, dar trocentas voltas no outro sentido pra voltar ao ponto anterior e (2), como ele não tem posições definidas de ajuste como num sistema stepped, quando você altera para uma faixa de moagem muito diferente, é bem mais difícil conseguir voltar exatamente para o ponto anterior depois e pode acabar perdendo uma ou mais extrações até encontrar o ajuste exato desejado.

 

No meu Rocky (que é stepped), por exemplo, se eu estou extraindo um expresso no ponto de moagem 2 (só como referência, cada moedor acaba tendo um ponto de ajuste diferente), posso liberar a trava de ajuste, girar o hopper até o ponto 40 e moer uma dose pra prensa francesa. Logo em sequencia, posso liberar a trava de novo e voltar o hopper até o ponto 2 que estará exatamente no ponto desejado para extrair o meu espresso. A desvantagem desse sistema é que o ajuste fica um pouco mais grosseiro e, por vezes, subir ou descer um ponto no ajuste pode alterar a moagem mais do que você gostaria, aí não dá pra ajustar "no meio" e você acaba tendo que corrigir na dose.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe Mortari. Ele é chato não por ser stepless e sim por ser muito lento de se alterar a regulagem entre pontos distantes de moagem.

 

Por exemplo, o HG-one é stepless e rápido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante!

 

Pelo o que eu entendi, ela já viria pré ajustada para espresso e no máximo precisaria de uns poucos ajustes finos para melhorar a moagem.

O que seria totalmente diferente de uma guinada radical para french ou coador de papel, o que seria uma viagem nas roscas e roelas, né?

 

De qualquer forma não me desanima a mantê-la como uma opção interessante na Itália, embora mais cara que a Rocky.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, não é que venha pré-ajustado, provavelmente você terá que encontrar o melhor ponto de ajuste mas, uma vez que você chega nele, é mais fácil ter um controle fino. O ajuste é tipo um botão de volume de rádio antigo (hoje é tudo digital :P), imagine que uma volta inteira altere pouca coisa a moagem, então dentro dessa volta você tem um ajuste fino bem preciso, mas se precisar fazer uma mudança radical, vai ter que dar muitas voltas.

 

Pra entender bem a diferença, veja nesse vídeo como é o ajuste do Bezzera (repare a relação entre o giro do botão de ajuste e o quando roda aquele parafuso de referência na base do hopper):

 

 

E nesse dá pra você ter uma ideia de como é o do Rocky (vá direto para os 2:15), ele passou de uma moagem bem fina pra espresso para uma bem grossa pra prensa (eu nem uso tão grossa assim, normalmente fico no 40 ou 45):

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Carlos, estou numa situação parecida. Meu irmão vai à Italia e gostaria tb de um moedor. Gostaria de saber onde você está cotando os preços. São sites de venda online ou lojas físicas?

Espero poder me presentear com um moedor desses.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...