Burny Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Pessoal, não estou inventando isso não. Mas estou preocupado agora se o meu Vario não tem problemas. Entrou um pedaço de metal um tempo atras. Os mós parecem OK, não quebrou nada e o pó para espresso é como sempre foi. Mas já encomendei novos mós com o Alexandre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 6 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Caraca. Parece brita. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Burny, seu moinho é de mós ou de martelos? Peneira 44? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Como falei, para a FP uso 6P e o pó é na faixa de 1.5mm e homogêneo. Para espresso o pó tambem é muito homogêneo e posso moer fino suficiente para chocar a maquina. Não posso ver problemas com isso, mas parece que os seus Varios são diferentes. O meu (220V !) também não é tão rápido como no texto que o Alexandre postou. Mais na faixa de 1.4 g/s para espresso. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 6 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Realmente parece que o seu trabalha em um intervalo maior. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 O meu é o modelo antigo (sem escala de numeros e letras ainda). Talvez os novos são diferentes? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 Burny, o meu é igual o seu. Mas puxamos o ajuste dele pro expresso, chegando ao ristretto. Na faixa grossa o meu definitivamente não despedaça como o seu (aquilo não é moído, é despedaçado - usou o método das duas folhas e o martelo?) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Dezembro 2014 O meu também é igual.. Em 6P é praticamente V60 pra mim.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Salve Burny O par de discos de lâminas já está no Brasil. Creio que na próxima semana estará comigo. Manterei-te informado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Retenção - continuação A retenção real de fato deve ser maior que parece. Parto da premissa que retenção não é meramente a diferença entre o que entra e o que sai. Obviamente que todo moedor tem espaços que são preenchidos por café, o que é melhor percebido após uma limpeza completa. Após limpar, o que sai na primeira vez é sempre menos do que entra. Depois estabiliza, com alguma variação. Com o Vario-W isso fica escancarado, pois peso a massa de grãoes antes de moer e o próprio moedor esfrega na minha cara o resultado. Não posso então ignorá-lo. Eu poderia medir a retenção real, mas o Mark Prince já fez. Para o Vario, ele encontrou uma variação de 0,4g entre o que entra e o que sai pior das medições, e na média 0,2g. Com um aspirador de pó coletou o pó correspondente a retenção real, que é de 2,7g pra expresso e 2,5g pra coado. Pra um moedor de estrutura fechada, é uma retenção baixa. Contudo, não é absurdamente menor que a do BB005 a ponto de ser um grande diferencial. Empelotamento Percebo que é mais fácil o Vario entregar pó com pelotas do que os meus cônicos. É até algo esperado, pois moedores de mós planas funcionam em rotação mais alta. Nada dramático, mas às vezes forma umas pelotas relativamente resistentes ao movimento. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 9 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2014 Meu Vario também retém uns 2g após a limpeza. Mas em geral, depois, fica cuspindo mais do que eu coloco. Geralmente sai uns 0,2g a mais do que coloquei. Não vejo empelotamento, muito raro. Nunca cheguei à granulometria para prensa, já que agora estamos nos acertando para espresso. Depois da última regulagem parece que ele assentou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2014 Na realidade ecistiria retenção até que os espaços internos sejam preenchidos, momento este que ai passa a sair + ou - 0,2 grs, do contrario depois de 50 moagens teria 10 grs de pó retido o que me parece ilógico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 9 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2014 O meu praticamente não em pelota também. O Rocky empelotava muito mais. Será que o fato do pó cair no reservatório não pode empelotar mais fácil? Inclusive por causa de estática? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Não creio. A parte ruim não é sair mais 2g ou menos 2g. Se isso acontecer, você já sabe que é efeito colateral da retenção. Pior mesmo é sair exatamente a mesma quantidade que entrou, pois você é iludido a pensar que tudo que entrou saiu, quando pode ter uma quantidade aleatória de café velho. Enfim, coisas de moedores, nada dramático. Em geral, menos de 1g de café velho e moído no mesmo dia, nem ligo. Não sei se conseguiria distinguir. Quando quero um shot mais perfeito, faço um pequeno expurgo de café e era isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Ou então, sacrificar uns 2g antes de moer para a extração.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Foi o que falei. Só que estava na 8ª frase... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 O seu é 110 ou 220v? Ainda estou atrás de um vario 220v !!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 220V. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Mericlis, só serve o Vario? Hoje entrou no Buscafé o Encore 220. E por ótimo preço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Não serve um Rocky? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mericlis Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 E onde vc comprou esse 220v? Não acho em lugar nenhum!!!! Anita. Trocar meu rocky pelo encore acho sacanagem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Trocar? Fique com ambos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Retomando... -Continuo achando o sistema de moer por peso muito prático. Costuma ser bem preciso, na faixa de 0,1g o erro. Só acho uma certa malandragem o sistema desativar a balança quando atinge o peso desejado dentro de uma certa margem. Quando isso acontece, aparece o peso que você programou (17g, por exemplo). Daí dá a falsa impressão que que o alvo é sempre atingido na mosca... -como eu esperava, o moedor de mós planas é bem mais chato com a sintonia fina da regulagem. Com os cônicos (Pharos e BB005) eu nunca precisei fazer anotações das regulagens para os diferentes cafés. Um ou dois pequenos ajustes e tudo estava resolvido. Com este, não. Cada café exige uma regulagem bem diferente, senão é chocar a máquina ou fazer cachoeira. Desaposentar a cadernetinha... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 heh... pensei que só eu tinha essa opinião. O Vario é um "chato" comparado aos outros... mas mudando o ajuste fino dá pra "sintonizar" notas e aromas de um jeito que não consigo no Breville Smart e muito menos do Krups, ambos cônicos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 É na regulagem fina mesmo que você dá o ponto do Vario. Em geral a macro não muda muito (salvo exceções), mas é na fininha que a coisa acontece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Rodrigo, isso do ajuste não seria por falta de resolução? Talvez nos seus cônicos há N pontos de regulagem entre chocar e cachoeirar. Já no plano bem menos, chutando N/3. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Não, Sérgio. A resolução é mais do que o suficiente. É a característica do pó que é muito diferente. Entre chocar e cachoeirar há pelo menos umas 8 regulagens possíveis, talvez até mais. Apenas para ter uma idéia, no Pharos nunca colei uma escala. Fazia os ajustes por aproximação (digamos que na faixa de 1/16 de volta), a olho, e errava muito pouco, mesmo variando os cafés. No Vario, o moinho precisa de bastante ajuste de escala entre cafés diferentes. Se não se fizer nenhuma nota, acaba perdendo muito café por erro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Ok. Então vou falar algo que fanboys cairão em cima... Talvez o sistema não é rígido o suficiente e o espaço entre mós para determinada regulagem muda com a dureza do grão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Não creio que seja o caso. Essa é uma característica comum aos planares, e deve ter bem mais a ver com a distribuição de partículas do pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Retomando... -Continuo achando o sistema de moer por peso muito prático. Costuma ser bem preciso, na faixa de 0,1g o erro. Só acho uma certa malandragem o sistema desativar a balança quando atinge o peso desejado dentro de uma certa margem. Quando isso acontece, aparece o peso que você programou (17g, por exemplo). Daí dá a falsa impressão que que o alvo é sempre atingido na mosca... -como eu esperava, o moedor de mós planas é bem mais chato com a sintonia fina da regulagem. Com os cônicos (Pharos e BB005) eu nunca precisei fazer anotações das regulagens para os diferentes cafés. Um ou dois pequenos ajustes e tudo estava resolvido. Com este, não. Cada café exige uma regulagem bem diferente, senão é chocar a máquina ou fazer cachoeira. Desaposentar a cadernetinha... No manual do Forté que possui o sistema de balança identico ao W é dito que a precisão é de +/- 0,2g , quando a balança chega a +/- 0.2g do valor setado o motor para. Como vc já percebeu ele mal chsga a 0, 1g , considerando que muita gente do CDC usa balança com precisão de 0.5 e 1g , essa precisão de 0.1 é excelente. Concordo , moer por peso é excelente , na verdade viciante , eu ainda não usei o lindo suporte de PF do forté. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas