Ir para conteúdo

Baratza Vario-W - Primeiras impressões


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Não creio que seja o caso. Essa é uma característica comum aos planares, e deve ter bem mais a ver com a distribuição de partículas do pó.

Deixa ver se entendi.

 

Se existem 2 moedores, um cônico, um planar, ambos com 100 passos e que para tal café 10 passos é o intervalo entre chocar e cachoeirar.

 

Em ambos a regulagem para o café 1 é o número 50.

 

Daí com o café 2 o cônico passa de 50 para 52.

E no planar passa para de 50 para 60.

 

Não vejo lógica a não ser pela mudança da dureza do café...

 

Lembrando que o Vario não é dos sistemas mais rígidos e que a posição entre mós é muito mais sensível nos planares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu expliquei mal.

 

Com o Pharos, por exemplo, com a regulagem X faço um normale pra um certo café. Mudo de café e frequentemente nem preciso alterar essa regulagem, salvo se a torra for bem diferente. A extração não muda muito. Já no Vario a necessidade desse ajuste é bem mais comum, pois a extração muda bastante. O shot é bem mais sensível às pequenas nuances de granulometria.  E dado um mesmo café, ele tem apresentado resultados consistentes, mesmo quando alternado. Por enquanto, não notei nada que desabonasse o sistema de regulagem. E olha que eu não sou de puxar brasa pro meu assado!

 

Mesmo planares maiores podem ter essa característica. O SJ, por exemplo, que é um tanque, lembro do Jim Schulman, aos meios dos testes com o TGP, falando como não era fácil ter consistência entre extrações com o seu conjunto de planares de 65mm, mesmo utilizando WDT. E eu tenho notado esse traço: mudanças na técnica do barista influenciam mais os shots do Vario que o do Pharos.

 

É o que chamam de tolerância (a tal forgiveness).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Rodrigo. Então imagino que poderia ser pela distribuição da moagem ser mais estreita nos planos.

 

Só que não estou 100% convencido.

 

Supondo que a resolução* de regulagem entre tipos de mós seja igual, o tamanho do avanço entre grãos diferentes me parece que deveria ser igual.

 

*resolução = cada tick muda o fluxo igualmente em ambos moedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando nisto outro dia, no Rocky eu tenho moido para expresso no 3, 4, sendo que no 3 as mós já estão no limite de se tocarem, já no Gil eu moo para expresso com uma volta do zero, eu ainda tenho infinitas regulagens para que as mós se toquem, mas isto é uma características dos planos, o Eduardo da Speedster lembro que trocou as mós do seu k30 pois já não conseguia ajuste nas mós que estavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível, Sérgio. Nunca testei essa hipótese. Como não usava marcação nem no BB005 nem no Pharos, a correlação fica prejudicada na minha experiência.

 

Mas é claro que sempre dá pra testar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto quis dizer que as "riscas" ou "clicks" fossem espaçados para o comportamento do fluxo igual entre moinhos.

 

A questão é que o Rodrigo acha que mós planas se comportam diferente da cônicas entre grãos diferentes.

 

Eu acho que não é culpa do tipo de mó e sim de como o moinho foi projetado para tal mó. Comparado ao de mó cônica, um moinho para mós planas deve ser muito mais preciso, rígido e com regulagem mais fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto quis dizer que as "riscas" ou "clicks" fossem espaçados para o comportamento do fluxo igual entre moinhos.A questão é que o Rodrigo acha que mós planas se comportam diferente da cônicas entre grãos diferentes.Eu acho que não é culpa do tipo de mó e sim de como o moinho foi projetado para tal mó. Comparado ao de mó cônica, um moinho para mós planas deve ser muito mais preciso, rígido e com regulagem mais fina.

Entendi, de fato daria para ter um padrão.

As mós planas para expresso trabalham em uma faixa limitadissima próxima ao zero real, e teria que ter as qualidades que você citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Gilberto, isso é fato. As mós trabalham já se tocando quase que em toda a faixa de moagem de expresso no Vario. Já no Pharos não e no Bezzera muito raramente, apenas na faixa mais fina e com torras muito claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um modo de testar se o Vario arria com grãos mais duros é com um Forté de mesmas mós.

 

Iguala-se os fluxos nos 2 moinhos para grão mais mole. Sem mudar a regulagem faz a moagem de mesma dose com grão mais duro.

 

O moinho mais fraco dará o espresso de fluxo mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estes dias estava olhando no Home Barista e tinha um video ( que não abriu) em um tópico sobre o Vario instruindo a resolver as puladas de regulagem do Vario, inclusive o presidente da Baratza explicou lá o porque do acontecido e maneira simples de resolver, para quem tem um Vario acho que vale a consulta.

 

http://www.home-barista.com/grinders/grind-setting-of-new-baratza-vario-changes-by-itself-t34844.html#p395205

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vídeo foi publicado em junho de 2014. Não vá me fazer passar por mentiroso. 

Assim como no CdC, no HB os assuntos também acabam sendo discutidos em mais de um lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz  um tópico sobre essa MoD em jun/14,  mostrando como fazer , eu fiz essa alteração no meu antigo Vario e funcionou muito bem.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2490-solução-para-a-haste-de-micro-do-vario-pular/?hl=%2Bvario+%2Bmodifica%C3%A7%C3%A3o

 

Parece que só a Anita esta atenta  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...