Ir para conteúdo

Rancilio Rocky Vs Bezzera BB005 (Duelo de Titãs)


Carlos Bouzada

Postagens recomendadas

Meus caros,

 

No tópico anterior, onde eu pedia dicas para encomendar um moedor da Itália,

a conclusão foi que as duas melhores pedidas seriam a Rocky e a Bezzera.

 

Pesquisando sobre elas, encontrei mais semelhanças do que diferenças:

 

- Ambas são italianas.

- Ambas tem a fama de serem para a vida toda, bastante duráveis e resistentes.

- Ambas tem praticamente o mesmo preço, que fica em torno de 280 Euros.

 

Afinal de contas, quem ganha essa batalha? Rancilio Rocky ou Bezzera BB05?

Vocês conhecem algum site que compara tecnicamente esses dois moedores?

Tipo: potência, volume de ruído, velocidade, qualidade da moagem, etc?

Procurei por testes comparativos e não encontrei nenhum com facilidade.

 

Gostaria da opinião de vocês: qual delas é tecnicamente melhor?

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que são diferentes. Embora nunca tenha usado o Rocky, tenho um BB005. Acho que o Rocky é mais robusto em geral, e pode atender diversos métodos de preparo facilmente por ter regulagem direta via hopper. Já o BB005 é um bom moedor pra expresso. É chato de variar entre granulometrias muito diferentes de pó por causa da regulagem infinita por rosca. Poderia ter um pouco mais de potência no motor também.

 

Cabe destacar que o Rocky tem mós planas, e o BB005, cônicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo!

 

Sim, eu vi o seu post do ano passado eu acho, onde você colocou suas primeiras impressões assim que sua BB chegou da Alemanha.

Foi até inspiração para eu pensar nela como alternativa tão boa quanto a Rocky, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão definitiva.

 

Quanto às mós, na prática qual a diferença entre uma plana e uma cônica? Há alguma diferença significativa no resultado para espresso?

 

Abraço,

Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo!

 

Sim, eu vi o seu post do ano passado eu acho, onde você colocou suas primeiras impressões assim que sua BB chegou da Alemanha.

Foi até inspiração para eu pensar nela como alternativa tão boa quanto a Rocky, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão definitiva.

 

Quanto às mós, na prática qual a diferença entre uma plana e uma cônica? Há alguma diferença significativa no resultado para espresso?

 

Abraço,

Carlos.

 

Em geral, moedores cônicos são mais tolerantes com a regulagem da granulometria, exigindo menos ajustes entre os diferentes cafés. Já os de mós planas são um pouco mais exigentes nesse aspecto. Isso é uma regra geral, cada moedor tem sua especificidade em função do desenho das mós.

 

Quanto ao sabor, quase todos dizem que os moinhos de mós planas produzem bebidas mais suaves, ao passo que que os cônicos expressos mais brilhantes/agressivos. De novo, é uma regra geral e cada caso é um caso.

 

PS: Duelo de titãs é um enorme exagero!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para simplificar a decisão: Só para espresso e se vc valoriza o desenho simples e bonito e quer o perfil de mós cônicos, o BB05. Se vc quer um moinho mais multifuncional e robusto: o Rocky. Se vc pode gastar um pouco mais, o Vario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse site do Rodrigo tem uma opção barata se de repente vc precisar economizar , é o Isomac Macinino Prof Inox , esta 132 euros quase metade dos outros dois , ele é identico ao Nemox 150 que muita gente tem aqui e esta bem analisado , tudo igual , mesmas mos(38mm) , motor (150W) peças só a carcaça e o nome são diferentes .

Claro que custando a metade ele não é tão robusto , mas , tratando ele direito , pode durar a vida toda.

 

Regulando o zero , ele mói de espresso a FP sem problema , se quiser coloca o kit stepless que custa uns 30 euros . E ele fica com regulsgem infinita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston: Pq não um Vario?

 

De fato, pelo valor. Acho o Vario uma maravilha, mas é cerca de 100 a 150 Euros a mais.

Passando de mil reais o moedor. Picolo demasiado.

 

Rodrigo: valeu pela explicação sobre as mós planas e cônicas, vivendo e aprendendo!

O site indicado é bem legal, dei uma olhada em todas as opções.

 

Carlos: Exato, o Isomac Macinino Prof Inox é uma bela opção também, mas acho que ainda fico entre o BB05 e o Rocky.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: Gente, quanto ao duelo de Titãs! Disse isso em relação as de uso doméstico e naquela faixa de preço né? Vamos relativizar um pouco! Rs.

Referência a elas serem bastante robustas, durar uma vida toda, etc, etc. Claro que eu sei que possuem inúmeras acima! Robur? 3.800 Euros.

 

Mas tudo bem, aceito o puxão de orelha hehehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha dois moedores com mós cônicas 

O Nemox Lux e o Lido 2,

os quais não percebi diferença no perfil de sabor

sacrifiquei então o nemox em prol do k6 com mós planas.

em questão de espaço ocupado e design o k6 perde feio.

pelo menos eu acho, já que esse moedor é um semi gigante meio pesado.

Mas falando do pó, a situação se inverte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Busquei uma pequena comparação bem básica tirada dos manuais:

 

                        Rancilio Rocky:             Bezzera BB05

 

Potência           140W                           100W

Produção          3kg/h                            4kg/h

Capacidade      300g                             250g

Peso                 7Kg                              4Kg

 

Por esses poucos dados, a Rocky é mais robusta (pesada) e mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de rosca é de metal no Rocky. No BB005, plástico. Motor menos potente também.

Agora não vá me falar que peso se correlaciona necessariamente com qualidade. Fosse assim, bastaria produzir moedores de plástico com um lastro de chumbo.  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tinha me tocado que o Rocky pesa 7 quilos , eu achei o Forte do Alexandre pesado e ele pesa 6 quilos.

 

Como o rodrigo dissse para uso residencial peso e potencia de motor tem pouca importancia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi funcionar o BB05 ontem, fiquei impressionado com a limpeza ...

Sem funil nem outro artifício, praticamente todo o pó caiu dentro do PF.

É verdade que a dossagem utilizada foi bastante baixa ...

 

PS: em relação aos moinhos do título ... são propostas bastante diferentes.

o BB05 é, por concepção, um moedor doméstico que utiliza elementos mecânicos de qualidade profissional: o desenho, o tamanho, a facilidade de uso, a maior tolerância e o bom acabamento, visam nitidamente o mercado doméstico.

O Rocky é um moedor comercial (o MD40), adaptado para uso doméstico.

Para um uso mais intenso, atendendo grupos ou em condições ou ambiente de trabalho mais duros, o Rocky seria o indicado.

Para um uso mais doméstico, sendo mais simples de utilizar, tolerante e mais decorativo e ocupando menos espaço, especialmente fazendo par com uma máquina cromada e de menor tamanho, o BB05 seria mais apropriado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...