Rafa Rocks Postado 19 Maio 2012 Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Olá amigos, decidi postar sobre o assunto regulagem da OPV pois tive um surpresa hoje. Após instalar o PID na minha Rancilio Silvia e achar a temperatura ideal para o meu gosto, resolvi ajustar a OPV. Só tinha ajustado a OPV na época do "termostato" Para testar resolvi baixar a pressão de 9 bar para 8 bar. Pensei que tornaria a extração mais fácil, bonita, cremosa, lenta e deliciosa. No meu caso, a medida da pressão é no bico de saída do PF indicando exatamente a pressão que está atingindo o bolo. Regulei para 8 bar e fiz 3 extrações... Minhas impressões se confirmaram, consegui moer mais grosso, foi mais fácil controlar a extração, ela ficou mais lenta, cremosa,bonita ... só que não ficou deliciosa. Meus amigos, aconteceu exatamente o contrário, o café na xícara ficou pior... Pra começar, ontem eu bebi o mesmo café e estava super delicioso, evidenciando as belas características da torra que eu fiz, com um "aftertaste" sensacional. Hoje após descer para 9 bar, qual foi a minha surpresa, além de desaparecerem todas as características que eu gostei, apareceu um amargor que não existia e o "aftertaste" foi justamente esse, amargo. Vou continuar nos meus testes, mas acredito que 8 bar não é pra mim, vou voltar para 9 bar e talvez até suba um pouco para 9,5 ou 10 bar. Mais uma dia se vai e continuo aprendendo mais um pouco, agora sobre a variável pressão no bolo... Os amigos que tem OPV como estão fazendo? Onde estão medindo a pressão? O que preferem? Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 19 Maio 2012 Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Você regula com o manômetro na saída mas sem sair água, ou seja, pressão "estática"? Ao menos 0,5 bar deve adicionar, de repente até 1. Ou seja, se regulou 8 bar estático, provavelmente ao passar no café a pressão é 7 ou 7,5 bar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 19 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Você regula com o manômetro na saída mas sem sair água, ou seja, pressão "estática"? Ao menos 0,5 bar deve adicionar, de repente até 1. Ou seja, se regulou 8 bar estático, provavelmente ao passar no café a pressão é 7 ou 7,5 bar. Marcio, não entendo de pressão "estática" . Faço assim, conecto o manometro na saída do PF, ele fica marcando "zero". Ao ligar a bomba, ele demora uns segundos até ir enchendo o portafiltro. Após alguns segundos o manômetro começa a subir até marcar a pressão desejada e fica marcando ela o tempo que eu desejar até parar a bomba. Eu entendo assim,após atingir o bolo,a OPV mantem a pressão naquele valor que eu regulei, fazendo a extração no valor regulado. Vc acha então que eu devo adicionar 0,5 ou 1 bar para atingir a pressão real? Pergunto isso, porque ao medir na Gaggia Baby Twin que vem com a OPV em 11 bar, o manometro marcou exatamente 11 bar. Ou seja, nesse caso o café estaria sendo extraído a 10 - 10,5 bar e não a 11? Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 19 Maio 2012 Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Isso mesmo. Para fazer uma regulagem mais correta deve-se adicionar uma válvula agulha ou esfera mesmo (controle fino mais difícil) para simular o fluxo do café. Abro a válvula para sair aproximadamente 1 ml/s, para simular principalmente o início da extração. Essa pressão deve ser a mais próxima do que sairá no café. Provavelmente quando o fluxo aumenta a pressão cai mais um pouco ainda, é o normal em qualquer máquina de bomba vibratória. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 19 Maio 2012 Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 E em bomba rotatória? Bruno Goulart. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 19 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Isso mesmo. Márcio. Márcio, sugestões aceitas. Regulei pra mostrar 10 bar no manometro. Amanhã experimentarei e digo como ficou. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 19 Maio 2012 Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Acho que na bomba rotatória não dá muita diferença. A relação entre fluxo e pressão nas vibratórias é bem inclinada, já nas rotatórias não, elas tem uma capacidade maior de volume. Mas sua máquina não tem o manômetro que mostra a pressão durante a extração? Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 19 Maio 2012 Denunciar Share Postado 19 Maio 2012 Tem sim, por isso perguntei, já que nela fica em 9 bar tanto durante às extrações quanto nos backflushes. Bruno Goulart. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 18 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2012 Mas a Silvia já não vem com a OPV regulada nos 9 bar ( pressão real ) ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2012 Acho que muita Silvia vem com a pressão maior, lá pelos 11 ou mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 18 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2012 Como que vcs fazem para medir a opv em uma máquina sem manômetro ? qual ferramenta vcs usam ? alguém poderia postar uma foto ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 18 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 18 Setembro 2012 Eu tentei usar várias técnicas, mas o melhor e mais correto foi o manometro mesmo. Recomendo a compra de um manometro por quem leva o café a sério. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2012 Complementando, você pode encaixar o manômetro no porta-filtro, na rosca 3/8 BSP, e medir sem o filtro. Se puder fazer uma montagem com uma válvula agulha ou esfera mesmo, aí pode simular o fluxo de água. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2012 Acho que muita Silvia vem com a pressão maior, lá pelos 11 ou mais. Acho que li em algum lugar que as Silvia novas vem reguladas em 11bar pra poder usar com adaptador de sachês. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 20 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2012 Os amigos que tem OPV como estão fazendo? Onde estão medindo a pressão? O que preferem? Meu manômetro está instalado depois da bomba com um T dividindo a linha. Durante a extração, o ponteiro oscila (por causa da vibração) entre 8 e 9 bar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2012 Medi a vazão de água no chuveiro da minha Twin e deu 90 ml em 10 s. Parece que outro dia eu vi algum post do Marcio dizendo que deveria ser 120 ml. Alguem já mediu, ou pode medir em sua twin? Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2012 Não, a média da Ulka com fluxo livre costuma ser 600ml/min, ou seja, uns 100 ml em 10 segundos. Acho que o seu está normal. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2012 Perfeito, se livre é 100 ml em 10 s, então esta normal mesmo. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 13 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2012 Mas isso não diz nada da regulagem da OPV... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 13 Outubro 2012 Com certeza, é que não achei outro tópico. Lembro que em algum tópico você ensinou regular a Opv da classic pela vazão, como não achei aonde estava. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Papillon Postado 15 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2012 Carneiro, lá vou com minhas perguntas noob... onde é a tal opv? NA minimoka o fluxo esta muito pequeno e acho é o que falta... aliás estou para disseca-la. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2012 Tem que ver se a sua tem. Mas isso não tem nada a ver com o fluxo livre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas