Ir para conteúdo

Fazendo seu proprio blend em casa


Postagens recomendadas

As novidades no mundo do café , são pouco difundidas , eu só soube dessa novidade do café Martins  , quando o Valor publicou na quarta essa matéria abaixo , eles começaram a vender o kit ontem, a ideia é muito interessante , a partir de 3 cafés com características bem especificas vc tem toda a liberdade de preparar seu blend , a matéria e a ideia são muito interessantes.

 

O atendimento deles também é muito bom , ontem liguei para eles para saber quando seria a data da torra , pois não tinha no site (agora eles já corrigiram) como era tarde eles ficaram de entrar em contato comigo hoje para esclarecer minhas duvidas.

 

Para minha surpresa hoje o próprio mestre de torra deles ligou para mim explicando que a torra é sob demanda e meu pedido será torrado 2 feira e enviado quarta , eu devo receber no Rio sexta ou sábado.

 

Segundo ele o preferido dele é o Guaranoia puro , no kit acompanha sugestões de mistura , quando eu receber , posto minhas impressões.

 

 

 

 

Como fazer um café para chamar de seu
Seca altera características de frutos, mas estimula a criatividade

 

Quando um mestre de torra começa suas andanças pelos países produtores de café, encontra basicamente dois tipos de grão: os "completos" e os "incompletos". Os primeiros são verdadeiros achados. Sozinhos, dão origem a uma bebida perfeita, com corpo, doçura e acidez equilibrada. Alcançam valores astronômicos e costumam ser arrematados por torrefadoras como as americanas Stumptown e Intelligentsia, que os vendem em edições limitadas em suas cafeterias-butiques.
Os "incompletos" também podem ser de alta qualidade, mas desequilibrados. Não rendem boa bebida sozinhos por serem extremos em uma característica: muito doces e com pouca acidez ou super florais e pobres no corpo. É a esses cafés "incompletos" que o mestre de torra recorre quando quer compor um "blend", o seu café de assinatura, que será vendido em cafeterias-butiques. De antemão, sabe que precisa ter cafés com três perfis: 1) um doce e encorpado, característica comum nos grãos brasileiros tipo exportação; 2) outro que tenha acidez
para que o próprio consumidor possa brincar em casa de montar seu "blend" predileto.
Martins conta que os grãos vieram de um mesmo microlote da fazenda - foram a primeira colheita de um talhão de bourbon amarelo plantado em lugar sombreado. "Os frutos ficaram dez meses maturando no pé e foram colhidos em agosto. Os de uma leva foram descascados e secados no terreiro por três dias", diz. "Queríamos que secasse o mais rápido possível para evitar a fermentação e conseguirmos um café doce e encorpado." Os da segunda leva foram descascados, mas levados ainda com mucilagem a um tanque de fermentação por 24 horas. "Ficou com uma nota floral boa, docinho, corpo leve e uma acidez marcante. E os da outra foram descascados mas levados a um terreiro suspenso, ainda com a mucilagem aderida, e coberto com lona para fermentar abafado por 72 horas."
"Os funcionários da fazenda ficaram desesperados, achando que íamos jogar 20 sacas de café apodrecido no lixo", conta Martins. O resultado foi um café de corpo muito baixo e quase sem doçura. "Todo açúcar que ele tinha foi fermentado, resultando em aromas que se assemelham aos do fruto do guaraná."
"Queríamos que eles tivessem puramente uma característica, que fossem extremos. O primeiro, que chamamos de 'encorpator', é muito doce e tem bastante corpo. O segundo, o 'acid base', é mega-ácido. E o último, o 'guaranoia', tem aroma frutado bem intenso", diz Fabíola Filinto, sócia e mulher de Martins.
Da produção desse lote, seis sacas do grão verde beneficiado pelo último processo foram vendidas para torrefadoras californianas - cada saco de café verde tem 60 kg. Para o público brasileiro restaram 250 kg de cada lote, que serão vendidos de três maneiras. O primeiro kit vem com 100 g de cada exemplar, mais o guia de uso (R$ 27,90); e o segundo, com 250 g de cada, mais a cartilha (R$ 68,90). Pode-se, ainda, comprar pacotinhos individuais com 250g para reposição (R$ 21,90).
E como chegar à formulação ideal de um "blend"? Um mestre de torra costuma usar de 50% a 70% de um café de base (com bom corpo e doçura), de 30% a 40% de um que tenha acidez e só "temperar" com o de aroma, 5% a 10%. O casal diz que a regra é não ter regras. Um dos métodos é moer 10 g de cada um e coar separadamente com 100 ml de água fervendo. Provar um a um - separados, eles são extremos - e depois misturar numa xícara maior, dose a dose, até chegar à proporção desejada. Outra opção é moer os grãos, misturar e só então coar. Mas se a insegurança for maior que a vontade de se arriscar, basta seguir uma das receitas da cartilha ou a fórmula de Martins (20% de "encorpator", 60% de "acid base" e 20% de guaranoia) e Fabíola (50%, 30% e 20%).
mais marcante e corpo leve, como costumam ser os colombianos; 3) e um último bem aromático, com pouco corpo e doçura, traço marcante dos grãos produzidos em solo africano.
No último ano, graças à seca, um cafeicultor conseguiu tirar de um mesmo talhão de bourbon amarelo grãos com três perfis diferentes depois de submetê-los a beneficiamentos específicos. "A estiagem acabou com a produtividade. Mas, por outro lado, foi ótima para a qualidade dos frutos. Tivemos a circunstância ideal para brincar com a criatividade", diz Mariano Martins, dono da Fazenda Santa Margarida, em São Manuel (268 km de São Paulo).
A seca reduziu a quantidade de frutos por pé. Contudo, eles amadureceram lentamente e ficaram mais doces. A ausência de chuvas impediu o ataque de leveduras selvagens que aparecem no cafezal. Martins fermentou os frutos colhidos na última safra. "Tivemos liberdade poética para fazer o grão do jeito que a gente queria. Fermentamos o café no terreiro, de maneira controlada. Por isso conseguimos desde um grão com perfil brasileiro, bem docinho, até um com o africano, superaromático", diz ele, que começa amanhã a vender pelo site do Martins Café um kit com cafés dos três perfis sensoriais, 

 

www.martins.com

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal esse kit. Fiquei bem tentado a pegar um kit desse também.

 

Os únicos cafés que provei deles foram o acid lover e o velvet touch, se a qualidade for a mesma acho uma ótima compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o kit completo , eu estou achando (puro achismo) , que o acid base será parecido com o acid lover que foi vendido ano passado e o guaranoia com o velvet touch , que diga-se de passagem foi o meu café preferido deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem-me pela chatice paranóica e relativamente off-topic, mas todos vocês acharam normal preencher o cadastro, com nome, endereço, documentos etc. em um ambiente WEB não encriptado?

 

Tudo que trafega pelo site da Martins Café é sem codificação. Notaram que não tem HTTPS na linha de endereço, nem cadeado, nem nada?

 

Fiquei curioso porque todas vezes que chego na tela de cadastro, o código da página continua em HTTP, nunca aciona o HTTPS. No falecido ateliê da DaTerra, havia o mesmo problema. Bastava colcocar HTTPS:// antes do www que toda navegação passava a ser criptografada e muito mais segura.

 

No Martins Café, se colocar o HTTPS:// na frente, recebo um aviso de que o certificado de segurança da página é irregular. O certificado parece ser "genérico", a hospedagem do UOL que eles usam recusa a assinatura da certificação e, forcando a aceitação e os riscos, o NetSecurity fica enlouquecido, alertando que tem alguém "eavesdropping" (escutando) ilegalmente a conexão.

 

Faz tempo que cada um de vocês têm cadastro lá? Nenhum de vocês teve problemas de cartão usado indevidamente, dívidas que aparecerem em bancos que nunca utilizaram, ligações suspeitas por telefone de gente querendo confirmar dados que eles mesmos já têm, mas sobre serviços que vocês desconhecem, e assim por diante?

 

São perguntas sinceras, não é pra assustar, mas pra saber se tá ocorrendo algo e as causas permanecem desconhecidas pros próprios prejudicados...

 

Desde já, lamento por "enchê-los" com minhas neuras de segurança e consequentes perguntas, mas me incomoda ver esse "esporte radical sem capacete" ser praticado pela maioria, aparentemente sem saber de tal prática. De vez em quando acabo decidindo comentar algo a respeito e agora achei isso necessário.

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, CaÊ. Entendo. Eu também só uso PayPal, Boleto e PagSeguro. Cartão só naquela minoria de lojas que se mostra realmente bem segura e mais "tradicional".

 

Mas a experiência me demonstrou que isso não basta. Já vi muita gente se enrolar por conta de cadastros não seguros que nunca envolveram números de conta ou cartão.

 

Se o site pede seu nome completo, endereço, e-mail, senha e documentos como CPF e RG num ambiente não seguro, e alguém registra tudo isso e também sabe o que você comprou, surgem oportunidades de o incauto comprador ser envolvido em situações muito desagradáveis.

 

Muitas pessoas usam a mesma senha pra tudo. Não raro, a senha usada na loja é a mesma utilizada para acessar o e-mail registrado no cadastro da loja. Tenho certeza de que, antes de ler a mensagem até o final, algumas pessoas, assustadas, já terão trocado a senha do e-mail, justamente porque fazem isso... :D  Se alguém sequestra sua conta de e-mail, pode conseguir acesso a boa parte do que seus documentos possibilitam: Receita e Secretarias da Fazenda, bem como Prefeituras, por exemplo, darão acesso ao IR, propriedades e todos dados lá cadastrados. Se for tudo baseado no mesmo e-mail, a coisa complica bem. Podem emitir cartão e empréstimos em nome de uma pessoa, em pouco tempo. Feio, muito feio.

 

Mas, digamos que não haja tantos dados online. É fácil alguém tentar entrar em contato (golpe de engenharia social) com todos seus dados, convencê-lo de que é da loja, e acabar conseguindo alguma informação extra, como os 4 últimos números do cartão que você utilizou para pagar. Com isso se pode, por exemplo, roubar a identidade digital de uma pessoa na AppleStore e conseguir os números completos de cartão de crédito. ou algum dado que faltava pra aplicar a operação do parágrafo anterior. Daí pra frente é uma dor de cabeça.

 

Engraçado essa impressão geral de que o ambiente de cadastro não é importante... essa é a fonte da maior parte dos crimes cibernéticos: nossas identidades dão acesso a nossas posses, nossas finanças e boa parte de nossa história civil.

 

No intuito de disseminar minha tendência paranoica :P , sugiro que se assista o documentário Luta Contra os Hackers da BBC, principalmente a primeira história do Jornalista da WIRED...

 

Apenas para reflexão.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kit para fazer blend em casa? Interessante o que o pessoal inventa. Provavelmente inspirado por kits de massinha ou de maquiagem para crianças. Marketing muito creativo, mas é um pensamento meio unidimensional, sugerindo que fazer um blend é separar cafés em acidos, encorpados, frutados e é só combinar o troço depois ... felizmente o assunto e os cafés são mais complexos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Burny.

Permita-me discordar de você nessa afirmação.

Criar blends é muito próximo da descrição de mesclar essas 3 características. Portanto, é simples.

 

Porém, e o tal porém trata do mais importante, complexo é ter experiência para saber antecipadamente qual será o resultado ao manipular as 3 características básicas.

Isso é tão complicado que, por vezes exige a adição de um 4º café, que irá dividir a função de base, alterando-a o suficiente para suprir a impropriedade do café de base original. Esse novo café é, ao mesmo tempo, complementar ao base original, como também é agente alterador do resultado final. Assim, com a dupla função, permiti a correção de observadas deficiências.

 

Então, repito, mesclar grãos não é difícil. Difícil é saber o que e quanto mesclar. Isso demanda muita prova e só se conquista com muitos anos de exercício. Prá lá de década.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal esse kit. Vou esperar dar uma saida na quantidade de café atual aqui para comprar :)

se não vai ficar um bando de velho congelado haha

 

Cabral,

 

sobre sua preocupação tem total fundamento mas sinceramente acho que

é ficar em paranoia. Eu procuro usar sempre paypal ou algo que não precise

digitar o numero do CC mas sinceramente ja digitei em sites q tinha certeza

que ia dar problema e não deu. Se grandes nomes tem problemas de segurança

visto o leak da Adobe e iCloud ano passado imagina só essas lojinhas que agente

compra café inda mais aqui no BR onde sistemas de e-commerce são precarios ;)

 

Off topicamos novamente :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, repito, mesclar grãos não é difícil. Difícil é saber o que e quanto mesclar. Isso demanda muita prova e só se conquista com muitos anos de exercício. Prá lá de década.

Então é difícil =)

 

Quase que nem ter falado. Pintar quadros não é difícil. Dífícil é saber que cores e onde coloca-las :-)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o kit completo , eu estou achando (puro achismo) , que o acid base será parecido com o acid lover que foi vendido ano passado e o guaranoia com o velvet touch , que diga-se de passagem foi o meu café preferido deles.

Estou com essa mesma esperança :)

 

Se for pelo menos parecido já fico feliz, já que os outros foram vendidos bem mais caro que os vinte e poucos reais que custam as 250g agora.

 

Cabral, já fui mais paranóico mas depois que tive um cartão, que quase nunca utilizava e nunca tinha feito compra online clonado, desencanei. Muitas vezes os dados vazam das próprias administradoras. Minha irmã por exemplo, na conta dela do BB foi feito um empréstimo online (segundo o gerente) e saques em correspondente bancário, detalhe que nem acesso para operações online ela havia habilitado na conta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

É por aí mesmo.

Outra analogia seria com o futebol.

Para vencer um jogo, basta fazer mais gols que o adversário. Porém, fazer os gols é um perrengue...

 

No final, é assim:

A solução é facilmente concebida, a realização é que demanda expertise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei mais da estrategia de marketing dos Martins do ano passado de ofereçer os cafés de fermentação diferentes separadamente como cafés com merito próprio. Chamar um café acid base sugere que ele só serve para isso em um blend. Não sei se é marketing bom. Parece que muitas pessoas aqui gostaram do Acid Lover como é.

 

Alguem já tomou o grão para espresso dos Martins. A lata é bonita, mas vale 30 dilmas?

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se engane com as latas , elas não são pintadas é um papel colado , se fosse pintado seria legal , mas assim com pouco tempo o papel fica manchado e descolando , com pouco tempo joguei elas no lixo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas latas também estão intactas.. Parece que só tem um porquinho por aqui viu.. :lol:

 

@Alex, e não basta fazer um gol e achar que ganhou o jogo né? Vai que toma de 4... hihihi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Bruno, esse é o ponto do meu post: você consegue perceber que a segurança é precária e paga pra ver. Aposto que sua senha de e-mail não é a mesma que você usa ao se cadastrar no site precário. Isso já bloqueia muitas possibilidades de problema. Mas e aqueles que nem cogitam o risco? São exatamente os que mais se expõe. E, sim, é paranoia, claro! Mas isso não quer dizer que não tenha alguém escutando, não é??? :D

 

@ Daniel, puxa, esse argumento é o mesmo que dizer: "não tranco mais a porta de casa porque sempre tranquei tudo e roubaram meu carro, que estava trancado. Logo, trancar não adianta nada..." :o

 

E o que ocorreu com sua irmã pode muito bem ser resultado de um cadastro de internet feito sem a segurança apropriada. Era exatamente disso que eu estava falando: acha-se que o problema ocorreu no Banco, ou na Operadora de Cartão, mas ao periciar certos casos dá pra rastrear, muitas vezes, que tudo começou num cadastro de promoção ou e-commerce mal protegidos, semanas ou meses antes do golpe. Sites pequenos que ganham vulto e chamam atenção de hackers inescrupulosos e crackers, em geral trabalhando no crime organizado, são comumente utilizados para esse tipo de "sniffing" e "eavesdropping". Pergunte pra ela se a senha do e-mail dela era a mesma usada nos cadastros de lojas e concursos online... Daí pra um safado alterar a conta dela no banco é uma mera questão de logística e paciência.

 

Back On Topic: a despeito de não estar apto a fazer blends da maneira adequada, fiquei curioso e gostaria muito de comprar o Kit. Vou entrar em contato telefônico com eles na segunda-feira...

 

Abraços paranoicos e Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso deixar de estender o off topic. Obrigado Cabral. Isto não é paranóia. É o seu trabalho e você está compartilhando estas informações conosco. Eu pessoalmente relutei muito em utilizar cartão de crédito em transações pela internet. Logo no início de minhas experiências, há 10 anos, fui clonado e tive o maior trabalho. Permaneci somente utilizando boleto e nunca o net banking até ano passado, quando minha neura diminuiu. Lendo suas informações, voltarei a utilizar boletos. Mas também entendo Que o problema é bem mais embaixo.

Obrigado por abrir meus olhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o meu hoje. O kit menor.

 

Não achei datas, mas deve ter sido torrado semana passada.

 

O cheiro que sai pelas válvulas é bom demais.

 

Do que li, o Acid base equivale ao Velvet Touch (fermentado 24 horas no tanque). O finado (mas resistente plantado em alguns freezers) fermentava 72 horas no tanque, bem mais punk.

 

PS: me confirmaram, as torras são sempre às quartas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu kit com a lata com papel colado chegou hoje , a data da torra foi segunda (26/01) , eu já preparei o guaranóia , mas não senti gosto de nada , com essa variação de temperatura de 12 graus aqui no Rio , e o entra e sai de ar condicionado , estou muito gripado e com a garganta em chamas :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a Raposeiras também tava oferecendo kits, mas achei essa ideia melhor. Deve ter sido influenciado por ela.

Só que eu tenho café suficiente aqui pra fazer os meus blends. Se vocês chegarem à conclusão de que esses ácidos são como o acid lover ou velvet touch de que tanto falaram, avisem. Quem sabe eu não compre só um desses. Imagino que talvez sejam como o Ninho da Águia da compra coletiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...