Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Saluete senes! Tem umas duas semanas que eu comprei um moinho baratza encore, estou com problemas de utilizar ele em paralelo com a pavoni. O café sai ótimo, mas com a crema estranha. Vos explico: Estou usando a moagem entre o 3 e o 4, dependendo do clima do dia, grão e dose. A crema produzida aparenta ficar coalhada, como em uma over extraction com o grupo super aquecido. Porém isso ocorre mesmo com o grupo frio, neste caso a crema bem clara, mas aparentemente coalhada. Não cheguei a moer novamente no hario mini para saber se o problema é realmente com a moagem. Extração em 25s, 35-40 ml, chuto que entre 7-12 bar, de acordo com a moagem. Já tentei moer mais grosso e mais fino. Independente disso a crema aparenta coalhada. Esse problema não acontece com a chef crema. Existe alguma possibilidade de que calcificação da caldeira interfira nisso? Está ficando meio branca por dentro, logo menos terei que fazer a descalcificação. Posso utilizar este produto? http://www.jmstore.com.br/descalcificador-descalcificante-saeco.html Minha máquina é a pré Millennium, não sei ao certo qual o material da caldeira. Valete! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Tarcisio, Pavoni e crema nem sempre são são boas amigas. Mas de qualquer forma, bota uma foto do café pra gente saber o que quer dizer com coalhado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Fica assim: http://i.imgur.com/81LZ3BT.jpg Não fica um creme liso, sim um aglomerado de flocos, ao balançar é possível ver nitidamente as aglomerações. Achei estranho porque na chef crema, quer single quer double, a crema fica normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Ah acho até que tá normal. Crema frágil só. Quando pingam as últimas gotas ela vai desmanchando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Mas se tem coisa na caldeira limpar é uma boa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Pavoni dá 12 bar na munheca? [emoji33] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Márcia, isto é uma extração que costumo fazer nela: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/270-fotos-fotos-fotos/?p=115947 Miyamoto, aqui são 1,87m e 118kg. Não sou dos mais delicados kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Eu tentaria moer levemente mais grosso e aplicar menos força na alavanca. Moagem muito fina e muita pressão normalmente não geram crema ou muito rala. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Faz sentido, como a granulometria dele é mais precisa do que a do hario mini, visualmente nele fica muito mais fino... Tentarei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Na minha eu costumo iniciar a extração de leve e ir aumentando. Creio que eu não chegue nunca em 10 bar kkkk Mas tenho crema!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Meu indicador de pressão é a alavanca, eu aumento a força até ela começar a envergar, aí paro porque não quero quebrar né? Pavoni é caro... Costumo descer acelerando também, mas não creio que isso mude a pressão, quando começa a aceleração a barra não enverga mais e fica reta novamente, acho que é porque a água venceu a resistência do pó... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Tenta uma extração mais camarada também... deve ajudar! Kkkkk Carneiro me deu a dica de iniciar de leve (leve mesmo, com pouca força) e só depois ir baixando com mais vontade. Nem sempre precisamos dos 9 bar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Pior que esse era o método que funciona perfeitamente com o hario mini, agora quero ver eu reaprender com toda essa delicadeza... Amanhã testarei no nível cinco, farei uma extração moça e vos conto o resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 "Extração moça" vai para os anais metodológicos dos puxadores de alavanca... Carpe Coffea(m)! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Origens Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Só porque tá fazendo aulas de Latim já tá saindo dando saudações né? rs. Curiosidade: que café está usando cara? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Kkkk faz parte, toda língua tem que se treinar... Desde que comprei o moinho eu alterno entre o baronesa, terroá e do clube que recebo por assinatura mensal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Esqueci de comentar. Fiz uma extração com moagem no cinco, 9g e filtro duplo. O café fluiu muito facilmente pelo bolo, não fiz força alguma, não gerou crema, ficou uma película extremamente fina em cima do café, mas não fez o efeito de coalhada. Repeti a extração com a mesma moagem e quantidade no filtro single cônico. A alavanca ficou dura de mais até para os meus padrões, um minuto de extração e consegui uma over extraction, o grupo estava super aquecido também. Hoje depois do almoço vou tentar a moagem cinco, 7g de café e filtro single cônico. Acho que talvez seja o ponto ideal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Tarcisio, tente moagem no 5 mas com com 14 a16g de pó no duplo! 9g é pouco. Vai ficar lindo, vai ver! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Tentei no 5 com 7g no filtro single cônico, extração muito rápida e sem crema. Tentei no 4 com 7g no filtro single cônico, extração rápida e sem crema. Essa sua sugestão de usar o 5 com 14-6g no filtro duplo é pra fazer um shot single ou double? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 24 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2015 Tarcisio, o que diz se o shot é simples ou duplo é a massa de pó, não a massa de café na xícara. Uns 7 g de pó, simples. Uns 14 g duplo. Uns 21 g triplo. Vai afinando até o fluxo sair ok no filtro simples. Na regulagem 3 ou mesmo 2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 25 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Bom, acho que encontrei o ponto ideal, 11g com o moinho no quatro. Acho que foi um resultado bom, considerando que esse pacote foi aberto tem mais ou menos um mês. Fotos: O que acharam? Faltou a última pergunta: Posso utilizar este produto?http://www.jmstore.com.br/descalcificador-descalcificante-saeco.htmlMinha máquina é a pré Millennium, não sei ao certo qual o material da caldeira. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 25 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Bom.. Eu achei a xícara feia.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 25 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Espresso ficou muito bom , mas a xicara realmente é feia 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 25 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 O café cicou perfeito. E da toalha ninguém vai falar nada ? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 25 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Que maldade com a xícara... E da descalcificação? Ok usar esse produto? Acho que a caldeira é bronze ou latão... Aço acho que não é não... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 25 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Não sendo aluminio e a La Povoni não é desse metal vc pode usar qualquer produto , bronze , latão e aço inox não reagem com o ácido citrico que é o componente pruncipal dessas soluções. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 25 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Eu adorei a xícara. Lindo caramelo. Ali são 2 pingos pós-extração? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 25 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Alguém de bom gosto! Kkk sim, fui tirar a xícara antes mas dois pingos escaparam... O resultado fica melhor com 12g. Testei agora a pouco. Pra quem for usar o encore na pavoni então fica a dica. Vou fazer a descalcificação depois... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 25 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2015 Muitos preferem a extração com filtro duplo, dizem que é mais fácil de acertar ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 26 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2015 Então, eu costumava usar o filtro single, depois comecei a usar o duplo, voltei pro single, agora voltei novamente pro duplo. Loucura não? Não tem como meter 12g no single, mal cabe no meu duplo. Agora que acertei não vou refazer a jornada pra acertar as coisas pro single kkk Gratias uobis ago! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas