Ir para conteúdo

Máquina HX profissional ou Dual boiler com PID?


Postagens recomendadas

Pessoal, ando estudando um pouco sobre qual máquina deveria pegar. Fiquei intrigado em ver duas máquinas com preço bem semelhante:

 

Lelit Mara (uma HX bem pequena...)

e a Lelit Diana dual boiler pid...

 

A diferença de preço das duas é quase nenhum. 

A mara parece ser uma máquina mais profissional, mais pesada, com caldeira maior...

A Gilda parece mais uma prosumer...

 

Vocês acham que uma máquina HX se beneficia tanto de PID como as de caldeira comum?

Mais vale pelo mesmo preço pegar uma HX com grupo E61???

 

Se alguém tiver experiência com os 2 tipos de máquina e puder opinar agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, tem alguns tópicos abordando as diferenças das tecnologias, é uma pergunta bem comum, mas não me recordo de comentarmos especificamente a marca Lelit.

 

Recomendo o uso da busca que você vai encontrar uma conversa extensa a respeito, e vários comentários comparativos espalhados pelos tópicos.

 

Sou da opinião que uma HX com caldeira grande, quando bem operada, é mais rápida em recuperar estabilidade térmica do que uma máquina com caldeira pequena e PID. O tempo entre extrações de uma HX também tende a ser menor, se a máquina for boa e estiver bem afinada. Caldeira pequena e PID depende também do projeto e afinação, mas fica limitada em tempo de resposta, dependendo do projeto. Conceitualmente, sempre preferi as Dual Boiler com PID, mas depois de alguns anos e algumas máquinas, começo a achar que uma Dual Boiler boa precisa, necessariamente, ter ambas caldeiras grandes, muita potência dos elementos térmicos e, consecutivamente, custar mais caro do que uma HX. Se a Dual Boiler é mais barata do que sua equivalente HX, tenderá a ser menos profissional e menos ágil, mas provavelmente mais fácil de usar.

 

E a Mara tem Grupo E61, enquanto a Diana tem grupo específico. A despeito de algumas pessoas não acharem que o E61 seja "tão maravilhoso", sou da opinião de que ele tende a ser muito bom pra estabilidade térmica. Particularmente, acho que o melhor dos mundos é uma E61 Dual Boiler com PID... Mas essa é a especificação da Rocket R58, Expobar Brewtus IV, ECM Controvento e La Marzocco GS/3, as máquinas mais caras do mercado.

 

Agora, especificamente, você achou algum lugar vendendo isso no Brasil ou vai importar? Sugiro que complete melhor seu perfil, saber de onde você é ajuda muito na hora de conversar.

 

Se for o caso de estar pesquisando, de uma olhada na loja CEB do Alex Velloso, que as máquinas da ECM são do estilo da Mara e ele não apenas vende no Brasil, já em Reais, como parcela pelo PayPal e dá garantia e assistência técnica. Sem falar que o Alex é muito gente boa! ;)

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto vc esta começando sua equação de trás para frente , antes de escolher a maquina , definir entre HX ou DB , vc tem que fazer a primeira pergunta pertinente :

 

Onde vc mora ? Se a resposta for EUA ou Europa , beleza :) , mas se a resposta for Brasil :( , lamento , mas os fatores de sua decisão para comprar uma maquina CARA , serão completamente diferentes de um americano ou europeu , acredite o preço não será o mais importante.

 

No Brasil vc tem suporte para varias excelentes maquinas , citando algumas , ECM , La Marzocco , Italian coffe , Fiamma , La Spaziale e outras tantas , e não tem suporte algum para Breville , Bezerra , Lelit e outras .

 

Essas maquinas são muito resistentes , mas toda maquina um dia vai dar problema , e a economia que vc fez comprando uma maquina por 100, 200 ou 300 dólares mais barato que outra com suporte no Brasil fará uma tremenda diferença nessa hora , vc vai estar só , se o problema for simples como um vazamento , troca de resistência , troca ou aferição de manômetro , troca de um reparo de E61 , regular uma OPV , isso tudo é simples e vc pode recorrer ao CDC que todo mundo pode palpitar e  ajudar , eventualmente vc fuçando acabará resolvendo , mas se o problema for um Gicar , PID ou pior problema de todos , a maquina ficar "estranha" com funcionamento intermitente , aí ferrou .

 

Minha humilde sugestão seria que antes de escolher entre HX ou DB , escolha uma marca com suporte no Brasil , depois escolha o modelo , DB , HX ou SB , o importante como o Cabral falou é a qualidade do projeto , ser DB não significa nada , alguns anos atrás tinha no mercado a kichen aid dual boiler , maquininha xingling que rapidamente foi retirada do mercado , escolha uma maquina com suporte e que seja sucesso na faixa dela de mercado.

Vai custar um pouco mais caro no inicio , mas no futuro sua vida será bem mais tranquila.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ando estudando um pouco sobre qual máquina deveria pegar. Fiquei intrigado em ver duas máquinas com preço bem semelhante:

 

Lelit Mara (uma HX bem pequena...)

e a Lelit Diana dual boiler pid...

 

A diferença de preço das duas é quase nenhum. 

A mara parece ser uma máquina mais profissional, mais pesada, com caldeira maior...

A Gilda parece mais uma prosumer...

Eu entendi errado ou o Roberto trocou o nome das garotas? Diana ou Gilda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o CaE e o Cabral. Ter assistência em terra tupiniquim ajuda muito a resolver eventual problema.

 

Apenas dois apontamentos no comentário do Cabral. A GS/3 utiliza grupo proprietário saturado. Curiosamente, apesar de atualmente muitas máquinas de duas caldeiras e monocaldeira utilizarem o grupo E61, ele foi originalmente desenvolvido para funcionar com trocadores de calor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas. Sou de Recife-PE. A ideia de importar uma máquina é por que irei viajar para a europa em março.

A lelit Mara está em torno de 850 euros (com o desconto de 22% do imposto europeu). 

 

Vi que a construção da Lelit Mara é bem simples e semelhante as outras E61 como ECM e afins... Sei dos problemas de manutenção. Mas para muitos de vocês do Sul/deste que tem a possibilidade de levar numa assistência próxima, aqui em Recife não tem. O transtorno de enviar para são paulo fica somente alguns euros a menos que enviar para fora do Brasil...

 

Ainda estou pensando se vale a pena importar. E estava decidido pela Lelit Mara mesmo (por ser mais robusta e com menor chance de dar problema). Com os relatos dos forums desisti de maquinas com muitos componentes eletrônicos como a Breville, pois vi que sem a garantia que se tem la fora é CILADA... ;)

 

Também já conversei com Alex e pedi os preços. Minhas possibilidades ficariam para uma classika sem pid (ai eu cairia para uma single boiler sem HX :().

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

@ Rodrigo, obrigado pela correção. Eu até sabia que o E61 foi originalmente concebido pra trabalhar com HX, mas trabalhar com caldeira dedicada não parece prejudicar, acho até que ajuda quando há PID e caldeira dedicada média ou grande, em sua eficiência. Já  LaMarzocco eu achava ser um E61 normal com "roupa de domingo", apenas modificado no caso do Paddle. Pensei que era a mesma tecnologia e nomeado E61 mesmo. Sempre entendi que o E61 é um grupo saturado - isso procede? Preciso dar uma pesquisada melhor pra falar/escrever menos besteiras... :huh:

 

Roberto, lembre-se da burocracia de mandar e depois receber equipamentos do exterior. Para poder fazer remessa e depois receber de volta sem ter de pagar os impostos novamente, precisa registrar direitinho a máquina quando entrar no Brasil, incluindo número de série quando preparar a papelada do imposto de "bagagem acompanhada", pra poder preencher os formulários de reentrada e continuar isento.

 

Se a máquina for "trocada em garantia", por exemplo, você precisará pagar os impostos todos novamente (a despeito de ter nota de RMA do fabricante declarando a Troca de equipamento - já passei por isso com Yamaha MM8), agora incluindo IPI, ICMS e 60% do Imposto de Importação... E como a máquina custa mais de U$ 500,00, o procedimento é um pouco mais complexo, precisando pagar o serviço de despacho de liberação para um profissional autorizado (não há self-service). Considere bem todos esses custos antes de comprar. Minha aquisição da BdB foi feita sem considerar tudo isso, o que resultou na maior dor de cabeça dos últimos tempos para mim.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, minha tentativa de explicar...

 

No saturado tudo fica na mesma temperatura, a desejada da extração. Grupo, água no grupo e água no boiler. O grupo pode e é leve. Depois da extração não há tempo de recuperação para o grupo, mas para o boiler sim, já que entrou água fria nele.

 

O E61 não é saturado. Depende de sua baita massa (inércia térmica) e fica na temperatura desejada da extração. A água que entra no grupo pode estar em temperatura imprecisa que não afetará significamente a temperatura da extração. Depois da extração haverá um tempo de recuperação pro grupo pois a água geralmente não está na temperatura de extração e vai roubar ou ceder calor para ele.

 

A mini gaggia é um caso a parte. É um grupo saturado mas sem tempo de recuperação já que não há abastecimento de água fria. O reservatório também está na temperatura de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... saquei.

 

Valeu pela síntese, Sérgio. Vou ler de novo meus PDFs, pois eu tinha misturado as coisas na memória. Que coisa! Deve ser resultado do efeito DNA... :P

 

Abraço e Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...