Ir para conteúdo

Feito a Grão


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Cara esse Santo Antonio do Prado é um dos melhores senão o melhor do feito a grão. Muito bom!

 

E agora que acabou o Ouro Verde de lá, o Sta Antonio do Prado virou minha primeira opção da loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e-book da Feito a Grão para métodos de preparo de coados e afins: https://www.feitoagrao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Cafe_Sem_Segredos_Guia_Pratico_Feito_a_Grao.pdf

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO bom o Blend para Espresso deles, hein.

 

Coloquei um pacote de meio quilo pra fechar o frete grátis num pedido de xicaras, gostei bastante.

 

Pena não vir num pacote mais 'econômico' de 1kg...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegamos todos os cafés deles numa compra coletiva.Poucos deram certo pra espresso,foi uma reclamaçao geral aqui em Goiânia. A maioria usando Baratza Encore e Preciso. A maioria cachoeirou.Mas o que mais me impressionou foi que o aromata escuro e o blend espresso tavam cachoeirando tb!São cafés que dificilmente deveriam cachoeirar. ...vai entender. Mas eu gostei muito do cedro,prado e bateia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semestre passado eu comprei com eles. Consegui extrair com fluxo normal. Agora um deles, não lembro se o prado ou o bateia, foi intragável no espresso, mesmo com água beirando a fervura. Terminei com o pacote fazendo coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comigo o Ouro Verde e O Ninho da Aguia deram expressos muito bons, ao menos para o meu paladar. Pena não estarem mais disponíveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só gostaria de lembrar que eram espressos de 14g e máquinas Silvia sem pressurização. Tem gente q fala q deu certo mas usou 18g ou máquina pressurizada...aí nem se compara né galera. rbcassani,gosto dos cafés do feito a grao e do jeito que torram,como quase não bebo espresso,pro meu gosto pessoal são perfeitos. Só mencionei o lance de não serem indicados para espresso porque muitos usuários aqui de Goiânia insistiram neles no Espresso.Quem comprar pensando nisso terá uma grande decepçao! Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, mexer na dose lógico que "vale", é básico isso. Tbm já extraí todos eles como expresso, 16g de pó, só demandam moagem mais fina que outros cafés. Tirei inclusive um FAF hj pro latte.

 

Ah, gaggia twin com filtro despressurizado, claro.

 

Aliás acho que o Sertão da Batéia fica imbatível na prensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só gostaria de lembrar que eram espressos de 14g e máquinas Silvia sem pressurização. Tem gente q fala q deu certo mas usou 18g ou máquina pressurizada...aí nem se compara né galera. rbcassani,gosto dos cafés do feito a grao e do jeito que torram,como quase não bebo espresso,pro meu gosto pessoal são perfeitos. Só mencionei o lance de não serem indicados para espresso porque muitos usuários aqui de Goiânia insistiram neles no Espresso.Quem comprar pensando nisso terá uma grande decepçao! Valeu.

 

No caso do Ouro Verde e do Ninho da Águia eu usei 14g e filtro despressurizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, bom. Não tentei no espresso então.

 

Mas nessa bebida de 18g de pó moído e compactado extraídos em máquina de café com bomba para extração por pressão, até a dose de 30g de líquido na xícara, ficou excelente. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Rafa, mexer na dose lógico que "vale", é básico isso..

Márcia, claro que "vale".Não falei que não vale. Eu faço singles de 7 e 8g. Quando eu testo o duplo com 14g e ele sai cachoeira, já sei que nao vai rolar single.Se eu bebesse duplos o tempo inteiro, ia ajustando 16,17,18,19g...até sair certinho. Mas o que eu quis dizer é que num blend de espresso e num outro de torra escura,vc espera que seja possivel fazer extrações de 7 e 14g sem maiores problemas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido isso. Tiro espresso de torras nórdicas sem problemas. Só precisa de um filtro de 18 ou melhor 21g e um moinho adequado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.Torras claras não servem pra isso,o espresso além de ficar ruim e ácido demais,fica aguado,mal extraído totalmente desequilibrado.Agora voltando no assunto do tópico do feito a grão, isso ocorreu com os blends de espresso e aromata escuro,que pelo menos na teoria não era pra ocorrer.Aqui em Goiânia, pensamos que talvez com a saída do mestre de torras(Eystein) isso tenha mudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(depois um moderador move pra outro lugar)

 

eu entendo o ponto do Rafa, mas acho que pra seguir a receita italiana, o grão tem que vir no padrão italiano também

 

é meio injusto com o café se tu pegar uma torra muito clara, tentar fazer um single com 7g e dizer que o grão não serve pra espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim,sergio.m eu sei disso. Não é o caso.São as torras mesmo,e não os moinhos.

Se vc moer 7 g naqueles moinhos manuais para café turco, vai chocar a máquina? Imagino que sim, então a culpa não é do grão =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu extraí espresso excelente com torra do Tim Wendelboe. Clara e dura como pedra, moído no Pharos, na Elektra (sem OPV).

 

Problema provavelmente é de ajuste do moinho mesmo. O espresso pode até ficar ruim, isso é outro problema, mas sempre é possível conseguir um fluxo adequado, ainda mais com moedores de mós cônicas. O tamanho da dose, aliás, tem correlação com o tamanho do cesto em si. Então o problema não é a dose propriamente.  ;)

 

Por enquanto, só fiz uma compra da Feito a Grão, com vários cafés. Achei os cafés em geral de nível razoável a bom, mas não curti tanto o estilo de torra. Todas elas tinham uma finalização com um leve toque tostado que não é muito o meu gosto. 

 

Estou convencido que existem estilos de torra, o que reflete em um certo tipo de característica que os cafés torrados acabam por compartilhar. Consigo perceber em algumas torrefações: Feito a Grão, Origem, Coffeelab...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...