Ir para conteúdo

Baratza Encore vs. Porlex JP-30


eduardoe111

Postagens recomendadas

Conheço três cafeterias (padrão) que usam Encore no dia a dia.

Não conheço nenhuma que use Porlex.

 

Não acho que seja um argumento justo. Não dá pra esperar que uma cafeteria utilize um moedor manual né? Não sei de nenhuma cafeteria que utilize um HG One por exemplo. Não por ele não ser bom, mas por ser manual. 

 

Até acredito que o Encore possa moer melhor que o Porlex, mas o preço também é bem maior e a diferença não deve ser tão grande assim. Se você não se incomoda com o fato de moer na mão, eu iria de porlex. Depois, futuramente, se moer na mão incomodar, compraria um elétrico e manteria o Porlex. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, discordo. Agora tenho o Encore e o Porlex e a quantidade de partículas irregulares do Porlex é muito maior que do Encore. A moagem é bem diferente mesmo. Talvez sejam equivalentes para espresso, mas para os métodos que exigem moagem mais grossa, o Encore é bem melhor, além de mais rápido.

 

Eduardo, quanto ao barulho, bem menor que um liquidificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcinha, concordo contigo e, pelo que entendi, o Luciano (LUW) tem esta mesma posição ...

O Encore, além de moer melhor e com maior facilidade e consistência, em uso doméstico irá durar bem mais.

Entendi que o Leandro Marco é que estaria levantando dúvidas sobre a escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho o Encore, eu só podia especular. Mas se a Marcia, que tem os dois, disse que é melhor, eu acredito.

 

Só achei o argumento da cafeteria, utilizado pelo LUW, injusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Já usei ambos e também já vendi Porlex, como hoje vendo Encore.

Sinceramente, não se deve compará-los. São complementares, quanto à portabilidade, e só.

Impossível não tomar como decisivas, em favor do elétrico, as características de:

Rapidez;

Facilidade de ajuste de granulometria;

Facilidade de operação;

Possibilidade de uso em toda a faixa de ajustes de granulometria;

Qualidade da granulometria obtida.

 

Minha honesta opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço três cafeterias (padrão) que usam Encore no dia a dia.

Não conheço nenhuma que use Porlex.

Imagino, quis dizer, usam como moedor complementar.

Fico imaginando quanto tempo um encore demoraria pra abrir as pernas como moedor principal de uma cafeteria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Encore e um Hario Mini.

Entre eles posso dizer que a precisão do encore é infinitamente superiora.

Mas o encore precisa de uma tomada, o Hario Mini é portátil.

 

Assim como o Alexandre disse, acho que se complementam.

Um bom moedor elétrico de mós e um bom portátil.

Não são os melhores do mundo, são bons.

 

Também imaginei quanto tempo demoraria... Se for uma cafeteria grande imagino que não muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só achei o argumento da cafeteria, utilizado pelo LUW, injusto.

Não só justo como justíssimo. Se um Encore aguenta a demanda de uma cafeteria (filtrado + espresso) ele mais do que satisfaz a demanda doméstica.

 

Fico imaginando quanto tempo um encore demoraria pra abrir as pernas como moedor principal de uma cafeteria.

Não posso afirmar qual o regime de uso na Rause, e no Leo é difícil vc determinar qualquer coisa com consistência, mas no Santidade eles tiram de 80 a 100 shots por dia e no mínimo 10 a 20% disso o café é moído no Encore. Fora que toda a demanda de V60, AP (essa é bem pequena) e café moído para levar é feito no Encore, e considere que estão usando o Encore nesse regime há pelo menos uns 5 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUW, pelo que eu entendi do comentário do Leandro (e concordo com ele) não é injusto o argumento que você usou em favor do Encore, mas sim o que usou contra o Porlex.

 

Na minha opinião, é óbvio que nenhuma cafeteria utilizará um Porlex e isso não tem nenhuma relação direta com a qualidade de construção ou de moagem dele. Ainda que fosse um moedor inquebrável e produzisse o "pó perfeito" (e sabemos que está longe disso), seria hilário o barista sacar um Porlex do bolso e ficar 1 minuto manivelando cada vez que um cliente pedisse um café. A meu ver, essa simplesmente não é uma aplicação possível para o Porlex, mas não por ele ser ruim e sim por ser um moedor manual de pequeno porte.

 

Não é isso (ser usado em X cafeterias) que faz do Encore um moedor melhor que o Porlex para uso doméstico, que imagino que seja a intenção do autor do tópico. O que faz dele um moedor melhor é ser elétrico, ter mós maiores e mais precisas, um sistema de regulagem melhor, moer mais rápido, ser vendido no Brasil com garantia e assistência etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum...

 

Depois dessa imagem mental minha imaginação derivou para o tópico do "café com sal", pois se o barista fizer umas 5 ou 6 extrações seguidas manivelando o Porlex vai começar a voar suor pra todo lado durante a moagem... grandes chances de uma ou outra xícara ficarem "salgadas".... :wacko:

 

:P

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O que faz dele um moedor melhor é ser elétrico, ter mós maiores e mais precisas, um sistema de regulagem melhor, moer mais rápido, ser vendido no Brasil com garantia e assistência etc.

Exactamundo. Não se levando em consideração o preço (obviamente), se o Encore aguenta ser usado até em cafeteria, é mais do que bom para uso doméstico.

Se possível (e novamente não se levando em consideração o preço) eu pelo menos prefiro ter redundância em termos de qualidade e resistência. Não digo que o Porlex é ruim, pelo contrário, mas o Encore é bem melhor, a não ser é claro que vc queira algo portável.

Ou quando acaba a luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre Encore e Porlex, certamente ficaria com o Encore, assumindo que a "qualidade" a qual Eduardo se refere é qualidade de moagem.

 

Entretanto, a escolha entre manual e elétrico passa por várias questões. Na dúvida, fique com os dois.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...