Ir para conteúdo

[OLX] Gaggia Baby Class - R$ 750


Miyamoto

Postagens recomendadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela já foi postada por aqui e cheguei a conversar com o João, ele me enviou umas fotos.

Preferi comprar a Fenice, não achei muita coisa sobre ela.

Alias, um tópico só das gaggias dificulta muito achar uma informação pontual sob uma maquina específica.

Boa sorte pro comprador ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, já foi postada quando tava por 900 pratas. O cara tirou do ar (acho que tinha vendido...), mas agora voltou e baixou o preço pra 750.

 

Tem cara de que tá sendo usada em ambiente comercial, mesmo. Sei lá... Curioso que já vi de tudo em atendimento comercial, até aquela Fun Kitchen "quase brinquedo", que a tampa do moedor parece um domo.

 

Beto, se for lá ver, leve café já moido, tamper e, recomendo, seu próprio filtro para colocar no PF dessa aí, assim se a máquina engasgar ou cachoeirar, já sabe que tem mais chances de ter algo errado. E não beba do café, vai saber se tem mofo dentro. Melhor limpar bem antes de consumir bebida extraída nela.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

haha, nao, mas tentei viu :P ficou muito ruim com o metodo de entrega.

 

Acabei comprando uma gaggia color com um rapaz muito simpatico, ja com filtros despressurizados e acessorios.

 

Vou me livrar da roma espressione vendendo ela pra um colega ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jonny, recomendo esperar um pouco e comparar bem a Color com a Roma...

 

Nem acredito que acabarei falando pra você algo parecido com o que o Márcio (na época do HT-Forum) falou pra mim quando contei que tinha comprado a Baby Class e falei que venderia a Aríete pra um amigo... A história se repete, com novos personagens :D:lol::D  Pelo bem de seu investimento, vou ser chato e compartilhar umas infos...

 

Quando comprei a Baby Class, usando o moedor da própria Roma (a minha é da Aríete - sim, ainda a tenho!), eu fiquei muito surpreso em descobrir que, usando o mesmo filtro não-pressurizado (La Marzocco), o mesmo grão e a mesma moagem, o café saía praticamente igual em ambas máquinas. Quando peguei o Vario, o café da Roma ficou quase tão bom quando o da Baby Class. Com o filtro duplo profissional da Gaggia foi a mesma coisa. Na época, fiquei arrependido de ter gastado dinheiro com a Gaggia, por concluí que precisava, mesmo, de um moinho melhor que o interno, já que o Vario fez o milagre do café bom, e muito bom, acontecer do mesmo jeito nas duas máquinas.

 

Não sei o que a Espressione mudou no projeto, se foi algo radical, pois nunca abri outra senão a minha Aríete (que é da Delonghi), mas se for igual a minha, ela é uma máquina boa... talvez muito boa, mas que acaba subutilizada porque a qualidade do moinho embutido é equivalente a um Krups GVX2 ou a um Cuisinart DBM8.

 

Lá fora ainda vende a Cafe Roma DeLuxe e ela custa, em dólares, um preço intermediário entre uma Baby Class e uma Baby Twin.

 

Já a testou a sua com a moagem do Encore? E com um filtro não pressurizado decente? Se me lembro direito, seu moedor chegou com problemas, não foi isso?

 

Com o tempo, usando principalmente a Gaggia, aprendi a surfar temperatura e o café melhorou muito. usando o termômetro da Roma consigo um resultado próximo ao da Baby Class, com os mesmos cafés, mas reconheço que com um surf a Gaggia é melhor.

 

Por outro lado, a vaporização da Roma é melhor do que a da Gaggia com braço original. O panarello da Roma também da de 10 no da Gaggia, mas é o vapor mais seco e mais forte que faz diferença. Fiquei quase dois anos com a Roma antes de partir pra Baby Class. Acho pouco provável que tenha dado tempo de explorar a Roma ao máximo nesses 2 ou 3 meses de "posse"...

 

E, bom, a Roma tem válvula de 3 vias, nunca tem o problema de "espirrar" quando solta o PF, e o bolo fica sempre sequinho por cima. Na Color, se não me engano, não tem válvula de 3-vias, há apenas a válvula de grupo, que ajuda a cortar de imediato o fluxo ao final da extração, então para de pingar um pouco mais depressa, mas se soltar o PF depressa espirra café por cima, e o bolo tende a ficar com água no topo, requerendo mais cuidados.

 

Teste e compare bem antes de vender a sua Roma :o

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, grande Cabral, sempre fico feliz quando você me fornece seus conselhos :D

 

O moedor da Roma Espressione realmente não funciona, deve estar entupido ou algo assim, mas não tenho tempo suficiente durante a semana para levá-la até alguma assistência para verificar o que pode ser, e não possuo a coragem necessária para abrir eu mesmo (eu tentei e voltei atrás, com medo de danificá-la).

 

A Gaggia Color comprei recentemente, está na casa de um colega (ainda preciso ir pegar), possui filtros despressurizados do comprador antigo e está em excelentes condições (pude verificar pessoalmente). Apenas alguns riscos na parte superior, aonde aquecem as xícaras passivamente.

 

Utilizei a moagem do encore, para realizar as extrações na roma deluxe por um tempo. Adquiri um filtro despressurizado com o alexandre, um duplo. Mesmo assim, não obtive extrações "visualmente agradáveis" em relação a crema, e também ao sabor. Continuam meio amargos, por mais que eu diminua a dose, aumente, regule a moagem. Talvez seja meu gosto pessoal, pois alguns colegas que experimentavam minhas extrações achavam o gosto bom.

 

Em relação ao porta filtros, ALGUMAS vezes (não todas), ficava um resto de água no bolor, uma mini poça. Nesses casos as extrações saíam com gosto horrível de cinzas, ou muito amargas. A maioria das vezes saia sequinha, porém com um gosto meio amargo ou fraco.

 

Estou utilizando meus grãos apenas para coados recentemente...Utilizo o Hario V60 e as vezes o coador Melitta.

 

Em relação ao vaporizador, estava pensando em utilizar uma da máquina gesto s06 da três corações, pois falavam muito bem deste vaporizador e queria uma máquina de cápsulas para agilizar nos dias mais corridos. (também não utilizo nunca a função do vapor, não tenho costume de tomar lattes ou cappucinos em casa). Possuo já uma nespresso U50, porém para adquirir as cápsulas sempre é um porre, pois foi comprada com o CPF do meu padastro, e nunca tenho ele em mãos. >_>' e comprar de 50 em 50 acho uma sacanagem...

 

Por fim, estava querendo trocar mesmo pois falam muito bem das Gaggias até meu ver, e onde consegui ler nesse fórum...( e eu li bastante, acreditem..não posto mais leio muito hehehe). E também porque a Roma Espressione pega um espaço grande na minha bancada, e já que não utilizo o moinho embutido...acaba sendo espaço desperdiçado.

 

Aceito sugestões e opiniões como sempre Cabral :) Se dúvidar até te convido um dia em casa pra você realizar uma extração pra mim para eu comparar se é minha falta de habilidade hahaha XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)

 

Como eu disse, não sei se a Espressione fez uma máquina diferente dentro da mesma carcaça, então pode ser que a sua seja completamente diferente da minha.

 

Aliás, só de curioso, o moedor da sua liga, gira, mas não desce café? Ou nem 'gira'? Se nem gira quando liga o botão, pode ser o termofusível, tem um preso numa das bobinas do motor que, segundo um técnico da NS-Service, queima fácil se tentar moer por muito tempo seguido.

 

O da minha não queimou, mas quando liguei lá pra comprar a borracha do grupo, o cara perguntou "não vai precisar do 'sensor de proteção' do moinho?", o que gerou perguntas de minha parte e ele explicou que era o termofusível e que queimava direto nas Roma, que o pessoal moia até encher o dosador e isso demorava tanto que superaquecia e queimava a proteção.

 

Mas, voltando ao seu relato, café sair amargo, com gosto de cinzas, por conta da máquina, só se você não estiver fazendo um "flash-flush" antes de extrair. Na minha, se estiver no ponto alto do ciclo térmico, os primeiros 2 segundos da água saem quase "fritando" de tão quente que está, em geral no momento em que o ponteiro do termômetro acabou de parar de subir, encostando nos 100'C. Ta fazendo um flush (2~3 segundos) antes de encaixar o PF e extrair? Sugiro que tente e nos conte como foi.

 

Aliás, vc tá pros lados da ZL, não é? Mooca? (predestinado... :D ) Podemos tentar marcar uma "tira-teima" com sua Roma, eu tô mais na "ponta" da ZL, qq coisa manda MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)

 

O moedor em si até mostra sinal de vida quando aperto ele pra moer os grãos. Ele ameaça começar a triturar, mas os grãos não descem, ficam saltando no reservatório, em qualquer nível de moagem, grossa ou fina.

 

Eu normalmente esperava a maquina uns 20-30 minutos antes de extrair, pois li por aí que precisava "surfar" a máquina ou algo assim. Mesmo assim, eu achava meio estranho o fato que de tempos em tempos (aproximadamente 90 segundos) ela começava a piscar, e aquecer novamente...

 

Antes de qualquer extração, eu realizava uma extração para aquecer as xícaras. Acredito que nessa extração já realizava esse flash-flush que você diz.

 

Contava os 30 segundos para extrair, iniciando ao apertar o botão. Algumas vezes o café começava a descer com 10 segundos, outras com 8. O que eu acho estranho, é que comparando com vários vídeos de extrações...o fluxo da minha parece muito mais rápido, não importa o tampering ou a moagem. Ou ele não desce água, por excesso de tampering ou moagem fina, ou ele simplesmente sai mais rápido que os 30 segundos estabelecidos. Meu amigo após eu comentar isso até perguntou se não tinha a ver com a pressão da máquina...não sei dizer.

 

Sim, móoca. :D Relativamente perto do extra, rua dos trilhos. A Gaggia Color ainda está com meu amigo, vou ver se pego no fim de semana.

 

P.S: (Em relação a crema, tentei irrelevar como muitos disseram, pois as vezes seria o café. Tentei comprar o santo grão para testar, e nele saiu uma crema relativamente densa, mesmo que a dita cuja tenha sumido após 1 minuto haha). :D

 

Como sempre, grato por ler e me auxiliar Cabral! Gosto muito dos seus feedbacks!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Só mais um adendo ao topico, Cabral:

 

Consegui pegar a Gaggia Color Red finalmente com meu colega, e resolvi inaugurar a bichinha hoje.

 

Pesei cerca de 18g de café, deixei aquecer a maquina por 30 minutos, fiz um expurgo, aguardei 2 minutos e extraí com um café do Santo Grão relativamente velho (mais de 30 dias).

 

Mesmo assim, a aparência foi relativamente razoável, e o gosto muito melhor do que os extraídos na espressione! Fiquei muito feliz com os resultados :)

 

Vou passar a espressione para meu colega quando ele voltar de viagem em Abril...cobrar o preço camarada de 200 (sendo que paguei 380). Aí ele vai ver se resolve o problema do moinho engasgado  :lol:

 

EDIT: Eu saí recentemente de uma intoxicação alimentar que ocorreu no centro...Agora meu estômago está gritando pelo espresso que tomei... ^_^  vou acalmar os animos e esperar melhorar antes de realizar outras extrações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Jonny!

 

Só agora vi sua postagem do dia 5, não tinha visto antes... -_-

 

Estranho esse comportamento, não faz muito sentido. A máquina pode estar com a OPV travada ou mal regulada. Ou pode ser realmente uma máquina diferente por dentro. Até a Roma Deluxe do Roberto (Draegir) tem umas coisas diferentes da minha (caldeira de latão na minha, de alumínio na dele; válvula 3 vias da ODEB na dele, Granzow na minha; etc), só por ser outro ano de fabricação. Imagino que a sua, que não foi montada pela Delonghi na Itália (entendo que as Espressione são "made in China"), possa ser bem mais diferente.

 

O flash-flush é um dreno rápido de 2 segundos antes de encaixar o porta-filtro, depois de ter feito o flush longo de aquecer a(s) xícara(s) e esperado o ponteiro começar a subir e chega entre 96'C e 98'C. Quando cheguei nesse método, nunca mais queimei café.

 

Curioso é que minha Roma Deluxe tem OPV melhor que a da Breville, também regulável e de nylon-teflonado, os termostatos são Campini, do mesmo modelo usado na Rancilio Silvia, a caldeira é de latão tratado e com volume de mais de 230ml (só a parte maior já cabem 230ml, não tive como medi-la fechada, deve ser uns 280~300ml). O moedor tem o mesmo miolo do Nemox, só precisa de um ajuste na regulagem e, se quiser mesmo qualidade que empate com o Encore, basta fazer uma modificação estrutural que o mesmo fica excelente... Tirando a carcaça de plástico (que reduz a seriedade de sua apresentação e prejudica o moinho), no geral, é uma máquina bem impressionante.

 

Se a sua for pelo menos parecida com a minha, ela precisa de TLC, só isso. Descalcificação bem feita (com Dezcal, para o caso da caldeira ser de alumínio), pelo menos uma checagem na OPV, um bom banho de Cafiza/JoeGlo com muitos backflushes pra limpar o conjunto e a válvula de 3 vias, uma revisão do moedor, com desmontagem, limpeza, reajuste e, recomendo, um reforço na estrutura que é fácil de fazer com cantoneiras de aço ou alumínio.

 

Se seu amigo não entende de máquinas de espresso, e não estiver disposto a investir tempo pra frequentar fóruns, ler, aprender e "fuçar" fundamentadamente, vai dar dó, pois o destino eventual dessa máquina vai ser, injustamente, o descarte/lixo/ferro-velho.

 

Não quer resgatar sua máquina, não? Entre para o mundo DIY. Depois que a deixar "tinindo", quem sabe não vai descobrir que ela pode ser, na prática, uma máquina superior à outra que você adquiriu? :rolleyes:

 

Só sugerindo uma reflexão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: O problema seria exatamente esse, se eu iniciar esse processo de "resgate" da máquina, pode ter certeza que vou acabar caindo de cabeça, e não vai sair coisa boa...(pra mim hehe).Melhor passar pra alguém antes que essa necessidade se manifeste. :P Qualquer coisa se ele desistir deixo ela no cantinho, e talvez um dia inicie esse processo. Por enquanto a gaggia pequenininha está de bom tamanho para minhas necessidades hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:mellow:

 

Puxa, não consegui aliciar mais um "reformador"... Preciso bater um papo com o Tarcisio pra treinar minha retórica! :lol:

 

Mas, a sério, mantenha essa máquina em vista, elas estão ficando raras de se ver justamente porque foram "mal marketeadas" por aqui, quem comprava achava que teria uma coisa parecida com uma superauto, sem a noção de manutenção que uma semi-auto requer. Em geral, as usadas ficam mal-tratadas. A minha tá zerada e funcionando bem até hoje. Já me preparei pra vendê-la várias vezes, mas nunca concluo o processo, acabo sempre vendendo outra coisa e mantendo a danada "em família".

 

Agora é sua vez. Trate de aliciar seu amigo para o CdC, hein? :D:lol::D No mínimo, ele merece pegar a "síndrome ruiva"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...