Ir para conteúdo

Sabesp alerta para o desperdício de café


Postagens recomendadas

A Sabesp postou ontem em sua página do Facebook uma foto com grãos torrados de café e o seguinte texto:

 

Você sabia que para produzir 1 kg de café são necessários 21.750 litros de água em toda a cadeia de suprimentos?
 
Evitar o desperdício de alimentos também reflete em economia de água
 
#Fiqueatento #Combateaodesperdício

 

 

Eu linkei no post algumas entidades que devem se "interessar" pelo conteúdo do post...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente devemos refletir a respeito, por exemplo, como aproveitar a água que usamos para escaldar nossos aparatos etc. De qualquer forma, acho que a sabesp está se referindo ao desperdício de café. Aqui no trabalho metade de uma térmica de robusta (mellita extraforte) vai pelo ralo todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Sabesp está sim se referindo ao desperdício de alimento. Isso serve para qualquer alimento! Acho que não deve ter praticamente nada na cadeia produtiva que não use (bastante) água no processo de produção. O que me deixa emputecido, é que da maneira como eles fizeram a postagem. Na minha opinião, dá a entender que o café é mais um dos vilões da falta d'água... É mais uma das barbaridades da Sabesp e do Governo de SP (leia-se, Alckmin). Além disso, a água utilizada para produção dos alimentos tem diversas origens.

 

Sobre economizar água durante o preparo da bebida, no meu caso não dá pra economizar mais nada. Eu sempre tento economizar ao máximo em tudo, mesmo sem crise, mesmo sendo um bem relativamente barato.

 

Desperdício de poucos mililitros de água por dia não significam nada perto do desperdício da Sabesp durante o transporte da água até seus consumidores. É uma hipocrisia enorme!!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso de água, dados científicos e comprovados (povos menos desenvolvidos: consumo humano inferior, e vice-versa) corresponde a:

 

1. Uso agropecuário: 50 a 70%

 

2. Uso industrial: 20 a 30%

 

3. Uso urbano: de 10 a 20%

 

Como vem, mandam as criancinhas desligar a torneira enquanto escovam os dentes, o que nada resolve, em vez de estimular (existem ferramentas fiscais e crediticias para estes fins) a irrigação por gotejamento e desestimular a aspersão e pivot central, que desperdiçam mais da metade por evaporação e infiltração. Ou ainda estimular (mesmo caso) a indústria a tratar seus esgotos e otimizar e reutilizar a água industrial.

 

Rapidinho sobrava água ... no país que possui 15% da água doce livre do planeta.

 

Isto não é incompetência, desafortunadamente é muito mais do que isso.

O comportamento das três esferas de governo (independente de partidos), de favorecimento a estes setores, em detrimento da população é tão absurdamente e propositalmente errado, unido a uma campanha de desinformação e propaganda, que faltam palavras para definir ou qualificar este tipo de conduta ...

 

Houve um caso parecido, anos atrás, quando os serviços de água de Bolívia foram terceirizados a uma companhia da Califórnia, e que, para maximizar seus lucros fez que o governo da época legislase que os camponeses (índios paupérrimos incluidos) deviam pagar até pela água da chuva que captassem nos seus telhados. Disso resultou o triunfo de Morales nas urnas ... Alguém pode criticar ?

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, bem interessante esse fato ocorrido na Bolívia... Vou ler mais a respeito. :)

 

Sobre o percentual do consumo de água pelos diversos setores, eu gostaria de saber qual o percentual levando-se em consideração apenas clientes Sabesp. Imagino eu que os reservatórios utilizados pela Sabesp sejam de uso exclusivo da empresa... Ou seja, imagino que a água desses reservatórios não seja utilizada sem tratamento.

 

Em uma busca rápida, encontrei apenas duas publicações com esses dados. Ambas citam como fonte a Sabesp em 1997 (fonte 1 e fonte 2). É indicado que o consumo residencial de água da Sabesp seria de 80,3%. Resta saber se esse valor está correto e reflete a situação atual. Ainda assim, a taxa de desperdício de água tratada em SP é muito elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a empresa foi infeliz na tentativa de educar o consumidor para o problema da água. Escolheu uma das bebidas mais populares do país, porém usou como exemplo o uso da água, principalmente, na produção do grão de café.

 

Centenas de produtos agrícolas utilizam a água como matéria-prima na sua produção e o fato acabou soando de forma preconceituosa, pois a propaganda foi dirigida ao consumidor final. O exemplo utilizado por Vinicius no poster #4 (desperdício de café nas garrafas térmicas), serve para diversos outros produtos, como suco, cerveja, refrigerantes, leite e outros mais.

 

O problema da falta de água é muito grave e um trabalho educativo tem que ser feito, mas as principais providências cabem ao próprio setor público que deu origem à crise. Quanto à economia que todo cidadão deve procurar fazer no sentido de colaborar para a redução do desperdício de água, a campanha tem que ser ampla e abarcar todos os gargalos existentes, sob pena de estarmos forjando falsos vilões.

 

Pobre do nosso cafezinho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu exemplo foi mesmo infeliz, mas o assunto é café, então o exemplo foi café, mas poderia sim ser qualquer outro alimento. Como o foco daqui é café, o que pretendi foi colocar a questão que cada um poderia dar um pouco de si, mesmo que esse pouco não ajude em nada para resolver a situação... Não acho que ninguém deva se considerar culpado por gostar de café, a campanha parece mesmo equivocada e sem propósito.

Eu não tenho indústria nenhuma para poupar água, o que posso fazer é diminuir o consumo direto e indireto, evitando desperdícios, de alimentos em geral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A legislação de águas brasileira é muito moderna basicamente boa, o problema e que é manipulada e deturpada ...

Teoricamente, a água de uma bacia hidrográfica seria gerida por um Comitê de Bacias, constituído pelos usuários e governo. O Comitê tem atribuições inclusive cobrar dos usuários pelo uso da água e determinar as melhorias, para a Bacia, a serem custeadas com estes recursos.

A Sabesp, igual que as outras companhias de águas que participam nas diferentes bacias, e somente mais um usuário das mesmas.

No entanto, acho que, por enquanto somente a bacia do Paraíba do Sul faz uma cobrança (mínima) aos usuários, pelo uso da água ... Consequentemente a população paga caro e os outros usuários podem poluir, desmatar as margens e nascentes e desperdiçar a vontade, porque são eles que acabam determinando quem paga é quanto ...

Tecnicamente há gente muito boa, que saberia fazer muito bem este trabalho. Porém, como sempre, o problema são os interesses políticos e econômicos que não permitem o sistema funcionar.

É só cobrar um pouquinho pela água nos comitês de bacia e promover a conservação das margens e nascentes, disciplinando o uso deste recurso universal, e aí teria água a vontade para todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...