#magaldiespresso Postado 14 Julho 2016 Denunciar Share Postado 14 Julho 2016 A água do trocador (calderin em espanhol) de calor, quando a maquina esta quente, sai fervendo: normalmente se faz um expurgo prévio à extração , no entanto quando o tempo esta frio e o grão claro, pode extrair sem mais. Agora, a tal de taxa de transferencia, radiação térmica e cálculos de energia, pelo menos eu não precisei para tirar um bom espresso, mas vai ver que o Matt Preger não vai nem até a esquina sem eles Para um tirador de cafés realmente isto é grego, mas para uma pessoa como o Sérgio que estas a projetar talvez tenha alguma relevância para a qualidade do aparelho, ou como sugeres podes fazer de qualquer jeito sem calculos e preocupações técnicas que vai dar na mesma então? Seria bom sugerir para a Volks dispensar os engenheiros dos projetos e é só cortar e remendar que sai um carro então....... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Desculpa se pisei no pé, não quiz soar pernóstico ... Simplesmente colocar de forma amena, que a questão é mais simples, e a tecnologia básica é bastante antiga e bem conhecida. Existe uma nova moda de exageros tecnológicos, como ser experimentos pseudocientíficos compararando eficiência de tampers, distribuição de camadas de partículas nos filtros vs extração, e outros, de significância ou utilidade discutível. Ainda, tanto o Marcio quanto o Sergio conhecem bem a questão, tanto do ponto de vista do usuário quanto das alternativas técnicas disponíveis. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Desculpe eu, que interpretei como um pouco de ironia(dificil medir sem ser uma conversa pessoal), e concordo exatamente com o seu ponto de vista sobre a coisa ser mais simples e haverem exageros tecnologicos futeis, apesar de ser da eletrica sou fã das maquinas antigas e mais analogicas, o que eu queria com as i ndagacoes sobre radiacao termica seria uma explanacao do pessoal mais experiente de como isso funciona, nao achei muita coisa sobre as trocas de calor do sistema e os fluxos e gostaria de aprender mais sobre isso.Na pratica para tirar uns shots nada importa isso mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Felipe, perdas por dissipação podem ser calculadas, só que é complicado. Dependem do formato das peças e de como o outro meio passa (ar ou água, convexão ou forçado). Sobre entrar em equilíbrio sempre é possível. Basta a potência de entrada (das resistências) ser igual a dissipada. E atualmente é mais simples e até menos sujeito a erros, bolar um conceito e testá-lo simulando no Solidworks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Sobre a dissipação, vc pode somente ter um valor próximo, a não ser que o sistema fique totalmente isolado do ambiente externo, vai haver um pouco de variação na dissipação do calor. Vc vai precisar saber da condução térmica de todos os elementos da máquina e isso é bem chato. Imagina uma pessoa usando uma máquina no Brasil, no meio do verão e no calor, mesmo desligada, a máquina vai estar alguns graus ou milésimos de grau acima de uma máquina que esteja no canada no Canadá, no meio do inverno. Agora a pergunta que vale 1 milhão: isso importa no resultado na xícara? Quase 100% que não. Para mim, isso é procurar cabelo em ovo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Sérgio, vc teria algum diagrama de algum sistema hx para eu dar uma olhada ? Eu vi um da la spaziale bem interessante http://www.honestcoffees.com/wp-content/uploads/2015/06/La-Spaziale-heat-exchange-large.jpg Apesar do pessoal achar que a Spaziale é bual boiler, ela não o é, é um sistema diferente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 A S1 Vivaldi tem duas caldeiras, eles usam o grupo da comercial com uma caldeirinha acoplada. A de bomba vibratória e tanque tem caldeira de vapor menor, acho que 1,2L, a de bomba rotativa, como não tem o tanque, tem caldeira de vapor de uns 2,5L. Acho que o volume de água da caldeira/grupo é na faixa de 400-500ml. As comerciais são trocador de calor, num esquema meio diferente do tradicional termossifão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Não tenho aqui. Tenta colocar "coffee hx machine diagram" no google imagens. Esse da la spaziale é interessante. Mas dá para chamar de dual boiler sim já que são dois =) A diferença é que o aquecimento do boiler de extração não tem resistência e feedback dedicados. É passivo. Não me agrada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 É sei lá, acho que tão no meio termo de HX maluco(1 resistencia pra 2 boilers e sistema termico acoplado) com dual boiler(2 boilers independentes), pelo que andei a ler o foco da Spaziale é diminuir a calcificação muito recorrente na Europa, e ainda mais na Italia onde todas as fontes são de regioes com montanhas calcarias(problema da éppoca romana hehehehehehe) e também por algum motivo alegam economia de energia, como o Carneiro disse a Vivaldi realmente é uma bual boiler pura, mas foge a regra das spaziales. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 15 Julho 2016 Denunciar Share Postado 15 Julho 2016 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas