Bruno Abatti Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Não consegui achar nada na pesquisa do fórum, então lá vai: qual água cês usam pra extração? Qual a melhor água no mercado brasileiro, para extração de café? Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 O que vc esta procurando de água esta nesses dois tópicos : http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1517-descalcificar-de-quanto-em-quanto-tempo/ http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/238-como-fazer-a-limpeza-de-m%C3%A1quina-dom%C3%A9stica/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Abatti Postado 27 Março 2015 Autor Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Onde está o tópico da água que a Anita falou que cês têm? Não achei nada :/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 cês tem? devo estar velho, azedo e ranzinza mesmo viu... Eu uso água mineral mas em uma HX gasta-se muito devido aos flush, da dó de desperdiçar, meados do ano estarei com um novo cantinho do café e já deixei uma saída da rede hídrica exclusiva para ligar diretamente na máquina e também comprei o filtro Aqualar da 3m para ser interligado entre a rede hídrica e a máquina. Há pessoas que fazem com águas caras como por ex. água Panna e dizem que dá diferença, mas acho isso extremamente exagerado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Roger, já contactei uma empresa aqui em Recife para fazer a ligação direta da minha máquina na rede hidráulica, estou esperando eles agendarem uma data. Também fico com remorso pelo desperdício de água, que não vai reduzir com a instalação, mas apenas mudar de mineral para filtrada, já estou com o filtro 3M em mãos também. Porém, como alerta e tenho avisado ao pessoal da empresa instaladora, para quando for fazer a instalação, que é fundamental a regulagem da pressão da saída de água para a máquina ficar adequada. As máquinas profissionais, pelo que fui informado, trabalham com uma pressão em torno de 4,0 a 4,5 bar na máquina. A nossa tem que trabalhar em torno de 1,5, não devendo nunca ultrapassar 2 bar, sob pena de danificar a bomba. Então, a solução me parece ser boa, mas todo cuidado é pouco. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Putz Murilo, aqui em minha cidade quero ver ter alguém qualificado para fazer essa regulagem de pressão do cano, pra ter ideia o instalador do sistema de aquecimento solar de água (são uns modelos novos que há uns boilers de vidro) ele estourou um desses boilers pq não deixou a água entrar antes da instalação e explodiu, não sabia desse lance da pressão da água poder danificar a bomba, mas acho que em casa não sera muita pressão e o filtro deve ajudar a diminuir também, mas não tem como eu saber qual é a pressão da água que está saindo no cano que será ligado :/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 As aguas no Brasil sao normalmente "moles" tem poucos minerais dissolvidos , incluindo aí as aguas minerais , a maioria tem poucos minerais , para quem faz 3 ou 4 espressos por dia , agua mineral brasileira e uma solução aceitável. As aguas de cidades grandes sao normalmente boas e moles portanto ,basta um bom filtro , e o problema esta resolvido. Agua boa para caldeira e aquela que tem poucos minerais dissolvidos . As aguas dos EUA e Europa , sao duras e muito duras , sendo que as da Europas sao as piores , quando vc pega o manual da sua cafeteira e ele fala para descalcificar a cada 3 meses e porque ele foi escrito para alguem que mora na europa. Aqui no Brasil eu faço espresso a mais de 25 anos e nunca precisei descalcificar nada. Roger diga e esse seu conhecido que usar agua europeia em cafeteira é uma mistura de bestice com ignorância , a agua é ruim para a caldeira por se dura ou seja tem alto índice de sais dissolvidos. É uma agua que tem "gosto" . Faz diferença porque a agua puxa para o salgado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Eu não tenho noção o que seria 2 bar de pressão da água, se é muito forte ou não, será que existe algum plug que restringe a pressão onde pode ser instalada na saída desse cano que será interligada na ECM? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Carlos na verdade quem faz espressos e coados nessa água e relata que é diferenciada é a Foxlady rrsss, ela escreveu uma matéria sobre isso deve estar no blog dela ou no facebook. Até pq fico imaginando como colocar essa água na máquina de espresso sem contaminá-la com o que há em seu interior, bom eu não usaria Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Roger , quem for fazer a obra tem que ter um manometro para medir a pressao , se o mané nao tiver nada e nao saber nada , basta vc comprar um e ligar na rede para medir , sao bem baratos. 1 bar equivale a uma coluna de agua de 10 metros , 2 bar , 20 metros. Se vc mora em casa , para a pressão chegar a 2 bar sua caixa de agua tem de estar a 20 metros de altura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Eu nao sei o que diabos é uma "foxlady" , mas se vc quiser fazer café com agua levemente salgada , basta pegar a composicao da Panna comparar com agua de sua cidade e pedir para alguem como a Marcia fazer uma conta de chegar para descobrir quanto sal de cozinha vc precisa titular para ficar quase igual. Eu acho que essa tal foxlady vende agua importada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Isabela Raposeiras ? Raposa - fox ... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Acho tem consenso nos fóruns e na literatura que águas com baixas concentrações de minerais, mas não sem (então nada de osmose reversa ou agua destilada) e com pH neutro são melhores para o sabor do café. Mas claro, como tudo é questão de gosto individual ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Eu não tenho noção o que seria 2 bar de pressão da água, se é muito forte ou não, será que existe algum plug que restringe a pressão onde pode ser instalada na saída desse cano que será interligada na ECM? Roger é exatamente o que CaÊ informou. O importante é usar um redutor de pressão, caso seja necessário, e um manômetro para verificar a pressão de saída antes de ligar diretamente na máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Ahhh, só para constar, atualmente meu consumo de água mineral encontra-se em 2 garrafões de 20 litros por semana, ou seja, próximo aos 160 litros de água mineral por mês. Aumentou sensivelmente com a compra da máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Temos um tópico em algum lugar sobre o uso de filtros. Esse da 3M foi altamente recomendado ali (eu uso este). Lembrando que em alguns lugares do país a água pode ser mais dura. Acho que foi o Paulo (no Paraná?) que mencionou que onde ele mora a água é dura e ele teve que descalcificar a máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Só entendi agora r. lima Fui dar uma olhada na composição da Panna e da agua que eu uso a Petrópolis Eles não dizem o valor da dureza , mas pelo resíduo total dá para perceber quantos sais tem dissolvidos em cada uma. A Panna tem resíduo total de 142 mg/L enquanto a Petropolis , 19,12 mg/L. Colocar essa água em caldeira é burrice , não importa o quanto "expert" a pessoa seja. O Parana tem vários aquíferos e alguns com aguas duras , mas a situação Parana é exceção no Brasil e mesmo assim só em algumas cidades do Parana. Uma vez eu li que a agua dura é do aquífero Karst. Só uma ultima coisa , se a pessoa agua de poço , só uma analise pode dizer que tipo de agua é aquela , e qual o tratamento correto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Já li em algum lugar , provavelmente no site da SCAA , mas alguém saberia dizer a concentração máxima de minerais mg/l ou melhor a ideal não só para sabor mas também para "saúde" da máquina de espresso ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darcy Jr.'. Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Se eu não estou enganado, foi um barista europeu que esteve recentemente no Brasil e visitou algumas cafeteiras que reclamou da qualidade da água. Tem em algum link por aqui. Foi o mesmo que reclamou dos preços praticados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Acho tem consenso nos fóruns e na literatura que águas com baixas concentrações de minerais, mas não sem (então nada de osmose reversa ou agua destilada) e com pH neutro são melhores para o sabor do café. Mas claro, como tudo é questão de gosto individual ...Sim nada de água RO , mas sei que existe uns pós específicos para colocar neste tipo de água e que fica nos parâmetros perfeitos para o sabor e uso em máquina de espresso . Será que vale a pena ? Um filtro de RO não é caro e difícil de comprar , na verdade nas lojas boas de aquarismo de água salgada em São Paulo é super fáci de encontrar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 O Kim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 @ Darcy Jr Sim também me lembro de ter lido isto a pouco tempo atrás 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Na verdade o ideal para máquinas que tem a opção de serem ligadas à rede hidráulica é conectar e colocar aqueles filtro Everpure , é o que vou fazer assim que o meu bar de espresso da sala ficar pronto =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Na verdade o ideal para máquinas que tem a opção de serem ligadas à rede hidráulica é conectar e colocar aqueles filtro Everpure , é o que vou fazer assim que o meu bar de espresso da sala ficar pronto Tenho minhas dúvidas com relação a esta opção sugerida. Os filtros Everpure são fabricados para operarem com um nível de pressão da água entre 2 e 8 bar, o que seria adequado para a maioria das máquinas comerciais. No entanto, em se tratando de máquinas domésticas, mesmo as prosumers, muitas delas possuem restrições quanto à pressão de entrada da água para a sua operação, limitando-se a até 2 bar. Então, resta saber se para o caso do nível de pressão da água ser regulado para operar entre 1,5 e 2 bar se este filtro serviria adequadamente. Não tenho conhecimento suficiente a respeito e peço ajuda dos universitários para complementar esta informação. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Existem reguladores de pressão , sei que pelos menos para GS3 é uma opção muito boa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Não que eu seja nenhum expert ! Mas é o que li a respeito e me falaram algumas vezes ... Também gostaria de ouvir de alguém com mais conhecimento sobre este assunto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Carlos Eduardo é isso mesmo, a "Raposa", não recordo agora, mas acho que até no cardápio da cafeteria dela tem opção para consumo dessa água, tem que perguntar a alguém que fora la recentemente. Creio que na região dos campos gerais do PR a água seja mais dura, pelo menos noto uma diferença enorme daqui da minha região para a de lá e acho bem ruim, mesmo mineral. Sobre a pressão da água, a caixa d´água não terá mais que 10 metros de altura, já que é um salão comercial em baixo, apartamento e logo acima a caixa, ainda mais com o aqualar não devo me preocupar em relação a pressão para a máquina. Murilo mas as máquinas profs WT-WC são bombas rotatórias profissionais, usadas em comerciais, será que não aguenta essa pressão de 4 bar? Anita, dei uma palmada em uma bacia de água e achei a água daqui mole, ai de Sampa vc já fez o teste?? rsss Mas cuidado se for muito dura para não quebrar a mão Talvez seja melhor tomá-la, se ela descer rasgando na garganta é pq é bem dura hehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Antes a palmada na água. Nem pensar na filhota quando ela aprontar. Beijo com saudade Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Carlos Eduardo é isso mesmo, a "Raposa", não recordo agora, mas acho que até no cardápio da cafeteria dela tem opção para consumo dessa água, tem que perguntar a alguém que fora la recentemente. Creio que na região dos campos gerais do PR a água seja mais dura, pelo menos noto uma diferença enorme daqui da minha região para a de lá e acho bem ruim, mesmo mineral. Sobre a pressão da água, a caixa d´água não terá mais que 10 metros de altura, já que é um salão comercial em baixo, apartamento e logo acima a caixa, ainda mais com o aqualar não devo me preocupar em relação a pressão para a máquina. Murilo mas as máquinas profs WT-WC são bombas rotatórias profissionais, usadas em comerciais, será que não aguenta essa pressão de 4 bar? Anita, dei uma palmada em uma bacia de água e achei a água daqui mole, ai de Sampa vc já fez o teste?? rsss Mas cuidado se for muito dura para não quebrar a mão Talvez seja melhor tomá-la, se ela descer rasgando na garganta é pq é bem dura hehehehe Roger, está informação consta do item 4.3 do manual da máquina (Abastecendo a Máquina com Água): "Importante - Certifique-se de que a instalação para abastecimento de água da máquina está ligada a uma fonte de água potável com uma pressão de operação variando de 0 a 1,5 bar. No caso de uma pressão de funcionamento de mais de 2 bar utilize um regulador (redutor) de pressão. Por favor, observe que muitas vezes a pressão de fornecimento de água varia. Se a pressão de fornecimento de água exceder temporariamente 1,5 bar, utilize um regulador de pressão." Então prefiro não pagar para ver. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 27 Março 2015 Denunciar Share Postado 27 Março 2015 Então você acabou de responder , pode usar é só colocar um redutor . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas