Ir para conteúdo

Gilberto

Postagens recomendadas

Sem dúvida fazer a página do produto com fotos estilo artezanal é o esquema. Já registrou os domínios?

 

Outra coisa. O vídeo de demostração tem que atenuar o único inconveniente do moedor manual que é o tempo de moagem!

 

Nada de moer 18-20 g. Tem que moer para o "verdadeiro espresso italiano", 7 gramas. Também demonstrar 10 g para coado que igualmente deve ser rápido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais grosso mais rápido, provavelmente 13g pra FP será mesmo tempo ou mais rápido que 7g para espresso.

 

Gil, tenho q te parabenizar cara, eu tinha dado pitaco aki mas ainda não tinha parado e lido todo o tópico. Sei o quanto é prazeroso desenvolver algo que agrade alguém, gosto dessa pegada DIY e quando o hobby passa a ser profissão eu admiro mais ainda, que nessa empreitada tudo dê certo. Sucesso. Queria muito um mini pra carregar nas ferias, mas a grana pra um universitário ta arrochada... Hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Só uma correção, foram 30s pre infusão no Chemex. No teste foi o meu Vario2 com mós de cerâmica.

Achei os testes muito interessantes. P.ex. tem que calibrar o espresso exatamente nos variáveis massa de pó, tempo de extração e massa na xícara ou a granulometria não vai ser comparável entre moinhos.

Sobre a interpretação, acho que não tem diferença notável entre Mini e Vario no coado, mas o Cafflano (li que são as mesmas mós de cerâmica do Hario ... mas o Miyamoto falou que não) mostra uma moagem muito mais heterogênea e com muito mais particulado. No espresso o Mini mostra outro perfil do que o Vario. Menos particulado muito fino (<75um), mas mais particulas finas >75um. Isso faz diferença na xícara. O Mini entrega mais acidez e complexidade com torras claras a médias, mas mais amargor com torras mais escuras do que o Vario (imho !!!).

Mas não podemos esquecer que a granulometria é só uma parte da história. Mós cônicas p.ex. produzem outra forma de partículas do que planas, que também tem um efeito na xícara.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Predominando apenas um aspecto, eu acho. Um pouco menos brilhoso, mais equilibrado, porém sem tantos aromas quanto deveriam se apresentar. É o que eu vejo no meu moedor. Cafés equilibrados, mas sem o mesmo brilho que obtinha com o nemox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teste do socratticoffee o Ditting foi o mais Unimodal e regular gráfico de todos os moedores e alguém comentou no HB que este propicia sempre um mesmo café, repetitividade garantida mas um café flat, sem grandes notas e acidez ......

 

Outra coisa nos gráficos é poder conferir algum problema no moedor, como o visto no Calafat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Gil! :ph34r: Na moagem mais grossa o Mini foi muito bem que é o que me interessa mais de perto, para coados.

 

Café flat que vcs falam é no espresso, certo? Porque eu duvido que com %Ext acima de 22% (só lembrando que o Matt Perger persegue 24% para espresso com o EK43 dele) haja perda (ou falta) de complexidade na acidez, e também nos sabores e aromas do café na xícara. Pensando com meus botões... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim a maior surpresa foi como as curvas do Vario e do Mini ficaram parecidas para o coado, porque o perfil de sabor é bem diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A discussão dos gráficos da Socraticcoffee ( agora escrevi certo) já renderam paginas e paginas em 3 dias, não consegui ler tudo ainda, mas em algum ponto dizia que uma curva como o Ditting ( no expresso) com grãos de mesmo tamanho, acaba sendo perfeita e homogênea, já uma  curva mais dispersa com um pico central, acaba tendo esta mesma extração perfeita na média, e algumas sub extrações e sobre extrações nos outros pontos do gráfico e ai é que se sobressairia uma característica ou outra do café , dando aquele moedor uma característica para este ou aquele processo, não significa que ele é melhor ou pior, pois depende do que você procura.

 

Agora se no gráfico do MINI tivesse muito particulado, já o desqualificaria para coado.

 

Lembrando que tudo que disse acima são discussões com nada definido, mas que tem uma certa lógica. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal estava me incentivando a enviar um moedor para o Socraticcoffee, hoje consegui montar os ultimos moedores ( estava sem) , e fiz contato com o Socratic , mas não da mais tempo, ele faz um relatório para mim mas não conseguiria publicar.

Acho que vou esperar o resultado dos outros para decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contrate alguém para moer uns 5Kg para você, e mande (nem que seja de graça) um moedor já amaciado pra eles. Pela excelente curva comparativa do Mini com o Vario, uma avaliação positiva do Socratic reforçando isto seria altamente recompen$ador para a Gildaka, a médio prazo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...