Ir para conteúdo

Mahlkonig PEAK


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Rodrigo, sem misturar as coisas. Estou comparando um único moedor. Claro que mó diferente, perfil de sabor diferente.

 

Por exemplo, imagine dois espressos, mesmas mós.

 

1) 14 g de pó, 28 g na xícara, %ext 20% (medido por refratômetro), BR 50%

2) 21 g de pó, 42 g na xícara, %ext 20% (medido por refratômetro), BR 50%

 

Veja que para conseguir isso é obrigatório que o 2 esteja com moagem mais grossa.

 

Dará para perceber diferença no sabor? Eu aposto que não. Porque apesar de uma moagem ser mais grossa que outra, é somente alguns microns.

 

O problema é sempre o mesmo. Não se consegue medir o %ext facilmente e daí se coloca a culpa em outra coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para facilitar o exemplo, pode ser um filtro de 15 g. Café 1 com ele sub-dosado com 12 g. Café 2 sobre-dosado com 18 g.

 

Não seria para ser prático e sim para provar que não dá para diferenciar ambos cafés com as mesmas caracteristicas de extração mas em moagens diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma tese ousada dizer que só manipulando o tempo das extrações (fixada a BR) é possível obter o mesmo %ext e o mesmo sabor. Dá pra testar, mas o ideal é um refratômetro e degustadores experientes. Com doses próximas as diferenças podem ser sutis, mas como doses tão diferentes a moagem muda muito e com ela a distribuição de partículas.

 

Olha a distribuição do Vario em duas faixas de expresso, p.ex:

 

https://www.baratza.com/wp-content/uploads/VARIO-Graph.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, sim o tempo pouco importa, as medições na xícara são as que definem.

 

Bom gráfico, a mudança talvez seja como entre as curvas vermelho e azul. A moagem mudou muito? Só de olhar o gráfico alguém pode dizer que sim, alguém que não. É muito subjetivo. Quero ver com xícaras idênticas (BR, %ext, temperatura) perceber 8 de 10 vezes no teste cego.

 

Uma coisa tenho certeza, eu não perceberia =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empiricamente, com torras claras tenho dificuldade de equilibrar doses baixas em filtros duplos. Claro que não testei todos os tempos de extração possíveis, pois ultimamente só tenho café muito bom aqui. Teria que comprar um café de sacrifício pra ficar fazendo essas canalhices...  :lol:

 

O tempo pouco importa, mas é um dificultador. Um chute bem calculado é que essas duas xícaras não ficariam com a mesma %ext no mesmo tempo. Daí precisaria calibrar o tempo de uma delas primeira pra atingir 20%, e depois partir pra segunda. Refratômetro seria essencial, e parece que é chatinho de medir cada vez. Provar tudo seria inviável, mas provar as xícaras "equalizadas" seria legal.

 

Nós não temos muito o hábito de fazer degustação comparada, mas nela dá pra descobrir muita coisa. Difícil mesmo é comparar analiticamente, só por anotações. Daí é treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...