barbaecharuto Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 Dúvidas de iniciante: 1- Tenho uma Breville 870XL e no manual (assim como na internet) partem do princípio que um espresso bom fica na casa dos 26 segundos. Isso vale tanto para o porta-filtro duplo como para o porta-filtro simples ? Vejo que no porta-filtro duplo eu chego perto disso - normalmente na casa dos 22 segundos. Nota: Na Breville você aperta um botão e ele faz automaticamente a pré-infusão e após extrair o café desliga sozinha. Existe a opção tipo cafeteria onde você mesmo aperta para começar e para parar. Mas estou tentando chegar nos 26 segundos no automático, mudando a moagem e quantidade de grãos. No automático, o café sai sempre bom, independente se dura 17s ou 28s. Mas será que para o porta-filtro simples o tempo seria a metade = 13s ? 2- Tudo bem que me falem que o tempo não é fundamental, mas o que será que a máquina breville leva em conta para terminar a extração ? Se eu fizer a extração manual eu fico olhando a cor do café que sai do filtro, mas nem sempre acerto o momento de parar. Ou seja, a máquina é melhor que eu, mas notei que ela não leva em consideração apenas a quantidade de líquido, deve considerar pressão também. Alguém entende de Breville por aí ? 4- Na minha Breville, mesmo com café de torra nova ou aqueles com torra mais antiga a moagem gira em torno do número 3 a 5 (a graduação vai até 15). Nunca usei mais de 5, alguém aí já usou ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 O tempo é uma das variáveis de extração, mas a razão de preparo é bem mais importante. Provavelmente sua Breville tem controle volumétrico, parando a extração de acordo com o volume de água que passa por um sensor. A maior parte das extrações aceitáveis dura entre 25 e 35s. Geralmente bebidas com razão de preparo (BR) mais baixas pedem extrações mais rápidas e bebidas mais concentradas extrações mais lentas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 Sobre a diferença entre o simples e duplo. Eles geralmente são projetados para que na mesma moagem, comparado ao duplo, o simples usando metade da dose, consiga uma xícara com metade de café em um mesmo tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Vou comprar um daqueles copos de volume para verificar se o tempo faz juz ao volume. Sobre o porta-filtro simples, ainda nao consegui chegar nem perto do tempo ideal, ele fica entra 13 e 17s.... Acabei de resetar a máquina para o padrão de fábrica e depois subi a temperatura para +4F e apesar do tempo nao melhorar muito o gosto do café ficou melhor, um pouco mais salgado para o meu gosto. Acho que vou abandonar o porta-filtro simples pois os melhores cafés da minha máquina saem tudo através do porta filtro duplo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Minha maquina é outra, mas eu tb desisti do filtro simples [emoji29] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 barbaecharuto, não usa balança? Não precisa copo marcador de volume. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Meninos: isso acontece. Filtro single é um chato de galochas. Demorei mais de um ano para voltar a tentar o meu. A coisa só se resolveu quando troquei para um filtro bom (o meu original é terrível). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Fico feliz em saber que não sou apenas eu que tenho problemas com filtro simples ufa Sobre a balança: eu tenho e só usei para medir o pó. Posso usar para medir o café em si ? Quanto seria o peso ideal ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Sim, extraia com a balança sob o grupo. Não há um ideal, depende do seu gosto. O padrão italiano fala em 30 ml no single e 50/60 ml no duplo. Extraia isso em gramas (no seu caso, 50 ou 60 g com o duplo). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Isso se chama razão de preparo. Sugiro começar com 50%. Por exemplo, 15 g de pó e 30 g na xicara (15/30 = 50%) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Sugerindo baldinho pro cara Ana? =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Ele usa o duplo. Não sei que concentração ele usa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Eu estava colocando 14 a 15g para o café . Quer dizer que coloco uma balança embaixo da xícara e devo medir 30g em cada xícara (já que são duas saidas no portafiltro duplo). Vou verificar e depois digo para vcs, nunca tinha pensado nisso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Não, 30 g numa xícara só. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Isso. Coloque as duas xícaras nas saídas, uma delas sobre a balança. Se a máquina estiver nivelada e fez tamping corretamente, você pesa uma e a outra vai ter a mesma medida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Melhorando. Para uma razão de preparo de 50% seria 15 g de pó, 30 g de café. Como e onde vc vai dividir esses 30 g é outro detalhe. Com o 2 saídas daria 15 g em cada xícara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Sergio, não confunde o moço. Depende de qual % você quer usar. Na escola italiana são 7 g pó/30 g café extraído (ou 15 g/60 g extraídos). Se vai usar outro parâmetro, como a %, pode seguir a sugestão do Sergio de 50%: 15 g pó/30 g extraído. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Pronto. Traduzimos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 ok. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Lá é 25 ml... Não gramas... Crema, lembre-se. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Ah sim. Mas a gente arredonda pra gramas. Inclusive pode ter um café extraído com uma crema gigantesca e cortar nos 30 g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Arredonda para baixo então... Crema não pesa muito =) Putz esse tema de novo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Kkkkkkkkkk Entramos no tópico do mito da crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 A escola italiana, se é 15g para 60g extraídos, quer dizer que é 25% ? A sugestão do Sérgio de 50% é baseado no gosto dele então. Vou testar as duas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Vou tirar a crema com colherinha para garantir a medição correta do café então kkkkk. (apenas para não entrar no tema que vcs comentaram sobre o mito da crema) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Meu gosto é 15g/24g (~62%). 50% é mais comum, mas tem gente que gosta de mais fraco, 40-45% A "escola italiana" é 7g/25 ml. O problema é que não se sabe quanta crema tem nesse volume e ela depende do grão/torra. Vamos chutar uns 5 ml o que dá 7g/20g = 35% Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Ok para tudo. Mas a crema se deposita por cima. Por isto cortar no 25 (ml), que a crema vai assentar na superfície e deve chegar nos 30. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Ana reveja seu conceito =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Sergio incluiu a crema na conta. Eu estou considerando como extra. Mas você entendeu o princípio da coisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barbaecharuto Postado 22 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 beleza pessoal, o proximo passo é tentar comprar um filtro extra para minha máquina e mandar num serralheiro para fazer um naked.... Se souberem de alguém que tenha esta peça me avisem (vou procurar no ebay). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas